quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Enquete mostra opinião de alunos sobre Educação




Foi realizado uma enquete com alunos do Ensino Médio da Escola Bertino Silva no mês de setembro do ano de 2012. 83 alunos do 1º ao 3º anos responderam a pesquisa. Eis o resultado:


  • 53% dos alunos são contra o Ensino Médio Integral em nossa Escola;
  • 74,6% dos alunos não pensam em ser professor;
  • 91,2% pretendem  fazer uma faculdade;
  • 86,2% afirmam que os pais participam de sua vida escolar;
  • Os maiores problemas na educação são:
  • 1º - Falta de interesse dos alunos;
  • 2º - Falta de professores motivados e capacitados;
  • 3º - Falta de incentivo dos pais;
Escreva a sua conclusão: Que questionamentos podemos fazer? É possível encontrar algumas contradições? Você concorda com a enquete? Justifique.

31 comentários:

  1. Eu acho que os alunos devem pensar maios sobres os seus estudos pois sem ele não teram nenhum futuru.E na minha opinião os pais devem participar mais da vidas escolares de seus filho.
    Aluna;Maiara Hoffmann Heinz
    Serie:2 ano I

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião tudo o que foi registrado na enquete e verdadeiro, pois como que nós, os alunos iremos aprender realmente os assuntos se faltam professores da aŕea? Tambem acho que os alunos deveriam reclamar mais quando necessário e dar suas opiniões sobre os assuntos descutidos.
    Aluna: Juliana K.C
    Série: 2 ano I

    ResponderExcluir
  3. Com esses dados vemos como a profissaos de professor esta esvalorizada, por 91,2% pretendedem fazer uma faculdade e 74,6% não pensam em ser professores, deixando claro o baixo interesse de alunos pela profissao de professores, a participação dos pais dos pais tambem é importante embora em alguns aspectos deixa a desjar. Eu concordo com a enquete porque é isso que vemos em varios lugares a falta de interesse pela profissao que é de grande importancia atualmente, mas ainda é muito desvalorizada tanto pelos alunos quanto pelos governantes.

    Aluna: Marina 2ºI

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião tudo que foi falado na enquete foi verdadeiro, mas tudo tem suas vantagens e desvantagens mas não podemos perder a fé e as esperanças....
    Aluna;Claudia Vill
    2ºANO 1

    ResponderExcluir
  5. hoje pra ter um ensino completo tem que ter interesse dos alunos e dos professores,ai as duas partes querendo tudo da certo..
    e fazer ou nao uma faculdade vai de cada um se quer ou nao ..ou entao financeiramente talvez nao tem recursos financeiros pra fazer
    ass;Rodrigo fuck

    ResponderExcluir
  6. Os questionamentos que podemos fazer são: porque a falta de interesse em ser professor? que areas pretendem atuar? entre outras.
    Eu concordo com a enquete pois mostra bem a realidade, ja que é fato que hoje em dia niguem quer ser professor pela falta de valorização e grande esforço que tem de ser realizdo, também não querem ficar o dia inteiro "trancados" dentre da escola pois mal aguentão ficar 4 horas.

    Airton Scheidt Filho 2ºI

    ResponderExcluir
  7. oque falta para esses alunospara eles quererem estudar? oqueeles pensam para seu futuro?
    eu concordo porque alunos e professores precizam andarem juntos para uma educação mais eficas
    aluno/Edilson 2ano1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que as pessoas devem ter mas vontade de estudar, muitas vezes elas vem pro colegio sem vontade de estudar, vem obrigado. E o aluno acaba sem vontade de aprender nada.
      aluno; leonardo scherer

      Excluir
  8. Alguns estudantes tem que trabalhar ai não poderiam estudar em período integral, já outros casos a falta de interesse nos estudos faz com que esses indices sejam cada vez mais baixos, mesmo o professores mostrando que querem ajudar, os alunos nao estão nem ai. Concordo com a enquete pois é a partir do estudo que alunos consigam ser alguém na vida, ter um bom emprego, e ser alguém cada vez melhor.
    Aluna: Renata Beppler 2º ano I

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que em minha escola os professorres são bem competente, só que eles deveriam de fazer mais aulas diversificadas para os alunos comecem a gostar das aulas, isso poderia ajudar muito para que os alunos não parem de estudar. Mas muitos casos ocorrem por que os adolescentes ajudam os pais na roça, teveria de ser feita uma palesra para orientar alguns pais que estuda da um futuro melhor para seus fihos.

    Éliton Gabriel Hugen

    ResponderExcluir
  10. Porque essa falta de enteresse dos alunos?Isso tem relação com os professores?
    EU acho que só a metade pretende fazer a faculdade.
    EU concordo com a enquete só nao concordo com a falta de encentivo dos pais porque eles são os unicos que querem que seus filhos sejem alguem na vida.
    Mauricio h.
    2anoI

    ResponderExcluir
  11. Hoje muitos dos jovem não queram mais estudar talvez porque o interesso é pra algo diferente.Hoje muitos dos alunos o estudos para eles talvez esta em ultimo lugar mas nem para todos mas talvez para maioria.
    ALUNA; MAIARA KAMMRER
    2 ANO VESPERTINO

    ResponderExcluir
  12. Os alunos temque ter mais interesse para estudar para no futuro ter uma profição melhor.
    Eu concordo porque os professores temque andar jumto com a filosofia.
    Aluno:Léo Romario Linhares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as pessoas que estudaram tem suas vantagem no futuro?Âs pessoas qque se esforção teram um futuro bem melhores ,do aqueles que nao se esforça para ter um futuro melhor?
      ass: Alexandre s

      Excluir
  13. Bom, hoje em dia podemos notar a falta de interesse dos alunos quando o assunto é escola, a cada ano que passa a falta de interesse em estudar diminui. Talvez seja pelo fato de pensar em que estudar não esta com nada, e que nem vai ser utilizado os estudos para alguma coisa, mas quem pensa assim está bem enganado. Hoje em dia a profissão, de ser professor está sendo bem desvalorizada, quase nenhum dos alunos pensam em ser professores algum dia. Em muitos casos os pais muitas vezes nem acompanham seus filhos na escola.
    Aluna: Isabella 2ºano

    ResponderExcluir
  14. por que os alunos são contra a o ensino integral se é pro o bem deles? será que os pais participam de verdade da vida estidantil dos alunos?
    A enquete traz para nós informaçoes importantes sobre o que os alunos pensam da sua escola mas na parte de se eu concordo com a a enquete não concordo com a enquete porque são poucos os pais que participam da vida dos alunos na escola e também se os alunos querem fazer faculdade mas não querem estudar o dia todo isso contradita a opinião dos alunos.
    eu sou a favor do ensino integral e quero fazer faculdade os meus pais participam sim da minha vida na escola.
    ALUNO= JEAN KNISS 2ªANO I

    ResponderExcluir
  15. Eu concordo com a enquete ,porque hoje em dia ninguém mais quer saber de fazer uma faculdade de professor todos estão muito desinteressados de fazer essa faculdade.Eu também acho que é muito importante a participação dos pais na vida escolar dos filhos,eu acho que com os pais orientando os filhos aprendem melhor.E também muitos poucos alunos concordam com o ensino médio integral.Aluna:Caroline Fernanda Gonçalves.2 ano 1.

    ResponderExcluir
  16. Através da pesquisa podemos perceber como a profissão dos professores esta desvalorizada, pois a maioria pretende estudar mas não para ser professor.Na pesquisa também vemos que 86,2% dos pais participam da vida escolar dos filhos mas um dos maiores problemas da educação é a falta de incentivo dos pais!Eu concordo com os dados da pesquisa porque nós alunos vemos o "trabalho" que os professores passam com nós, e atualmente podemos perceber que tanto nos alunos como nos professores à falta interesse,e também dos governo que incentivam pouco a educação em nosso país.
    Aluna:Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje a uma baixo interesse pela profição de professor,muitas vezes falta o incentivo ate mesmo da familia,vemos na enquete que nemn todos os jovens pretendem fazer uma faculdade.Eu concordo com a enquete pois hoje precisa de incentivo para os jovens fazerem uma faculdade e buscarem uma profição,como poucos jovens se interessam pela profição de professor deixa muito a desejar pois é uma procura grande por pessoas bem capacitadas nessa profição,mais falta muito o interesse do governo tambem...
      claudiana 2 noturno

      Excluir
    2. hoje a uma baixo interesse pela profição de professor,muitas vezes falta o incentivo ate mesmo da familia,vemos na enquete que nemn todos os jovens pretendem fazer uma faculdade.Eu concordo com a enquete pois hoje precisa de incentivo para os jovens fazerem uma faculdade e buscarem uma profição,como poucos jovens se interessam pela profição de professor deixa muito a desejar pois é uma procura grande por pessoas bem capacitadas nessa profição,mais falta muito o interesse do governo tambem...
      claudiana 2 noturno

      Excluir
    3. Na minha opinião, a profissão de professor esta sendo desvalorizada, principalmente pelos os alunos, pois a pesquiza diz que 74,6% dos alunos não pretendem ser um professor. Futuramente eu acho que fai ter falta de professores e isso não é bom para as futuras gerações.
      Aluno: Robson Marian, 2 ano II.

      Excluir
    4. Hoje em dia os jovens nao pensam mais em ser professor como antes...Eles nem querem mais pensar nos estudos e sim em ter vida boa dentro de casa sem trabalhar...so curtindo....acham que o estudo nao tera importancia ou nao fara a diferença no futuro...e por isso nem precisam se dedicar aos estudos...o serto seriam todos os pais participarem da vida escolar dos alunos mais o indice ainda esta baixo...atraves do que os alunos veem em sala de aula nao querem se dedicar a essa profissao...
      Inádri...2ano2 noturno

      Excluir
    5. Na minha opinião,da qui uns anos não vai ter mais muitos professores porque hoje ja tem falta de professores,muitos ja tem que dar três materias diferentes,e imagina mais pra frente que a maioria dos alunos não querem segir a carreira de professor,e isso acomtese por falta de incentivo da escola.
      Aluno:Carlos Pinheiro.

      Excluir
  17. Ao lermos a enquete podemos notar que são poucos os alunos que querem estudar para serem professores. Muitos até hoje em dia desistem de estudar assim começa a ter muita falta de proficionais para esta profição, um dos grandes problemas é a falta de incentivos dos pais na escolaridade, tiram seus filhos da escola pra trabalhar. A uma grande falta de interece por alunos e professores, concordo com a enquete pois os professores passam um grande trabalho com os alunos em questão ao desrespeito que os alunos tem por eles entre outros fatores.
    Aluna: Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir
  18. com a pesquisa podemos ver que ser professor nau é mais uma profissao q os alunos de hoje qerem seguir, os alunos nau qerem mais seguir esta profissao pq nau gostam dela talvez por ser uma profissao muito trabalhosa os professores se incomodam muito com os alunos e vemos o trabalho que da ser professor e talvez por isso nau qerem seguir essa profissao.Os pais eu acho que sao participativos mais podiam incentivar um pouco mais na educaçao dos filhos e tambem hoje em dia os alunos nao tem tanto interesse pelo estudo querem tudo pronto sem esforço. ALUNA;TAISMARA 2ANO 2

    ResponderExcluir
  19. Bem isso quer nos provar que a uma grande desvalorização dos professores e que um dos motivos para os alunos não valorizarem essa profissão é a falta de incentivo dos pais em casa, mais com o tempo isso ta mudando e como podemos ver cada vez mais os pais apoiam os filhos na escola e em algumas vezes apoam ate demais achando que eles sempre são os certos e culpando os professores.
    Luana Prim
    2º II

    ResponderExcluir
  20. Ao vermos os dados, perebemos que a maioria dos alunos não pretendem ser professores, o que irá faltar futuramente.Isso é um sinal que essa profissão está sendo desvalorizada, pois falta incentivo dos governantes e até mesmo dos alunos. Em nossa escola somos privilegiados com profissionais capacitados, mas nem sempre é assim. Acho que um dos principais motivos da falta de conhecimento é a falta de vontade dos alunos, pois oportunidade tem!
    TAINARA CRISTINA 2º ANO II

    ResponderExcluir
  21. COM ESTA PESQUISA PUDE PERSEBER COMO A VIDA DE PROFESSOR É DIFISIL POIS SUA PROFISAO ESTA SE DESVALORIZANDO A CADA DIA MAIS E MAIS.COM ESTA PESQUISA AINDA PUDEMOS VER O QUE OS ALUNOS PENSAO DE SUA ESCOLA.MAS NA MINHA OPINIAO EU CONCORDO COM ESTES DADOS PORQUE HOJE TAMTO ALUNO COMO PROFESSOR FALTA APOIO INSENTIVO E SÓ NÓS ALUNOS QUE PASSAMOS A MAIORIA DO TEMPO COM O PROFESSOR É QUE VIMOS SUA DIFICULDADE PARA ENSINAR.....
    ALUNA;DAUANA SAMIRA SCHAFER

    ResponderExcluir
  22. Axo que porparte do governo devia ter mais incentivo para que mais pessoas se interessem pela profissão de professor, melhores condições de trabalho jáiam fazer com se interessassem mais. Os alunos da nossa escola não podem reclamar por falta de profissionais capacitados, pois todos os professores que dão aula pra gente são capacitados, talvbeza educação não estaja tãoboa por falta de interesse dos alunos mesmo, um talvez sejam prejudicados porque ajudam os pais e etc, mais uma boa parte não esta interessada mesma,e se o estudo fosse integral dai de vez que iriam se interessar mesmo.
    Aluna:loiane cristina 2°II

    ResponderExcluir
  23. Pela pesquisa vemos que a maioria dos jovens pensam em prosseguir nos estudos para tem uma vida mais facil, mas tambem vemos que muitos alunos não pensam em seguir a profissão de professor, algo que deveria admirar, pois é ele que passa todos os ensinamentos que precisamos, tanto na escola, como na faculdade.
    Micheli Bourdot 2º noturno

    ResponderExcluir