terça-feira, 13 de novembro de 2012

15 de Novembro: Mais um Feriadão?

15 de Novembro, mas um feriado em nosso calendário. É ruim éim!! Pois é! A questão é por que é feriado? O que se comemora ou se lembra neste dia? Observe as imagens abaixo.








É isso aí, o Brasil muda o seu sistema de governo, a sua bandeira. A partir de 1889, exatamente há 123 anos somos uma República. Mas o que isto significa, o que isto representa? Quais as diferenças entre uma monarquia e uma república? Quais os interesses que levaram  os políticos da  época a proclamar uma república após 67 anos da independência do Brasil?
Vamos pesquisar  http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm
e responder estas questões.

25 comentários:

  1. Na epoca não representou muitas mudanças para a população geral apenas para a da mais alta classe social, em uma monarquia quem comanda é o rei e em uma republica é as pessoas que escolhem que o seu representando e assim é o povo que tem uma participação no comando e na republica diferente da monarquia onde so o rei comanda é diferente pois existe os deputados senadores vereados assembleia legislativa e todos ajudam a comandar o lugar, os motivos que levaram a proclamação da republica na epoca foi a crise que avia no Brasil na epoca e com isso foi proclamado na procura de umas maior aceitação da população alem uma melhoria social, economica e politica no Brasil.
    Luana Prim
    2º II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom na época da monarquia não era tão bom pra eles pois quem comandava era o rei e o povo tinha que obedecer todas as suas ordem, eles não tinham a liberdade de se expressar ou de querer dar a sua opinião em publico, pois nada disso era bom.E hoje em dia a republica ajuda a muitas coisas onde o povo tem o direito de se expressar e dar sus opiniões.
      ALUNA:Valesia Michahki 2ano

      Excluir
    2. Na monarquia quem comandavaera o rei e na república qum escolhe os governantes é a população,e assim a população tem uma participação na politica e assim sabendo quem é melhor mara comandar sua cidade.O brasil se tornou republica porque na época avia uma crise no brasil e por isso buscavam por uma melhoria na questão economica da populaçao em geral não apenas da classe alta,melhorias na politica que podia ser eleito um representante assim podento tira o brasil da crise...
      claudian 2 noturno

      Excluir
  2. Representa que não seremos mais governados por um governo autoritário, sem a voz do povo, passamos a ser governados por um presidente, que não faz o que quer na hora que bem acha. O presidente tem o auxílio de deputados, senadores em que respeita uma lei e o povo participa da política. Significa que conquistamos naquele dia a maioria dos nossos direitos políticos.
    Os interesses foram que o rei, no caso D. Pedro II estava interferindo muito em outras partes da socidade na época, além se seu autoritarimo e a crise em seu governo, com revoltas e manifestações contra seu governo, o que causou revoltas na população e até na elite da época.
    Aluna: Tainara Cristina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época não houve mudanças para a população, apenas para políticos e fazendeiros. A diferença é que na monarqui quem governa é o rei e na república quem governa é escolhido pela população. O que eles mais queriam era tirar o Brasil da crise.
      Robson Marian
      2 ano 2.

      Excluir
  3. Monarquia é quando o governante é um rei q esta acima de tudo e todos!! Republica o governador é um presndente que governa com a juda de outros poderes!! O povo tem seus direitos e tals!
    O povo começou a ficar contra o rei, estava avendo muitas reclamações, queriam tirar ele para poder governar duma maneira que os favorece-se. O rei se entromete em assuntos religiosos, o exercito não recebe o muito valor, a aboliçãos da escravatura prejudica os fazendeiros, as classesmédias começam e querer sesu direitos na politica e etc. então deodoro da foceca declara republica!
    Isso mostra o pdoer que o povo pode ter sobre o país! essa data foi muito importante, então devemos comemora-la!
    Aluna : loiane cristina 2º II

    ResponderExcluir
  4. Significa que o Brasil deixou de ser governado por u rei e passou a ser comandado por um presidente. com isso ganhamos muitos direitos. Representou muitas mudanças para as classes mais altas da sociedade. Monarquia é quando há um rei e ele é supremo, ele esta acima das leis. Republica é quando há um presidente, e ele precisa seguir a contituição, ou seja, ele esta abaixo das leis, ele não pode fazer o que ele quer, tambem há direitos contitucionais e trabalhistas para todos. eles queria uma republica porque os fazendeiros queria tirar o rei do poder por causa da escravatura, e os outros porque isso traria beneficios para eles
    Micheli Bourdot 2º ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na monarquia é o rei quem governa e na república é a população ,quem escolhe e assim de qualquer forma sempre a população participa da política.Na monarquia quem governa é o rei e na república é o povo quem escolhe.Aluna:Caroline Fernanda Gonçalves.2ano1.

      Excluir
  5. A republica significa que não vivemos mais em um governo autoritario,comandado por um rei, que o pais passou a ser governado por um presidente, que podemos ajudar a governar,já que somos nós quem escolhemos os governantes.Tambem passamos assim a ter alem de deveres, direitos. A diferença entre monarquia e republica é que na monarquia é um rei quem governa, só ele é que toma as decisoes, ja na republica é um presidente que governa juntamente com senadores, deputados,governadores, prefeitos e vereadores que são escolhidos pelo povo.Entre os interesses da retirada do rei, D. Pedro II, estavam as reclamações referentes a crise que o pais estava enfrentando, os conflitos causados por isso, e as questões sociais referentes aos escravos principalmente, queriam mudar tanto a situação economica como a financeira.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imdependencia do Brasil foi muito bom pois mostra que nos não somos mas governado por um governo autoritario, que é ser mandado por um rei, isso é bom pois hoje tem leis que as pessoas persizam respeitaremou vão sofrer com as consequencias.
      E hoje nós temos o direito de escoher o governador para comandar o nosso pais poir quatro anos.
      aluno:leonardo scherer

      Excluir
    2. A republica quer dizer que não vivemos mais em um govermo autoritario.Isso quer dizer que nós podemos ajudar a governar o nosso país.Já ajudamos um pouco colocando quem queremos que governe nosso país.
      Aluna:Claudia Vill
      Série:2º I

      Excluir
  6. Pra mim república é náo estarmos mais sendo governados por um Rei que não era eleito pelo povo, más sim era passado de forma hereditária, ou seja, de pai para filho, onde com o fim conseguimos passar a ter direitos, deveres e tam bém podemos hoje dae nossa opinião sobre determinados assuntos.E já a diferença entre república e monarquia é que na república quem governa é o presidente eleito pelo povo e monarquia quem governa e quem põe as leis é somente o rei sem a opinião de ninguém e os interesses foi que D. Pedro II rei na época interferia muito nas quest[oes da sociedade desde as situações financeiras como também econõmicas.
    Aluna: Juliana K.C
    Série; 2 ano I

    ResponderExcluir
  7. O tema republica se refere, que o governo nao é mais autoritario, e nem governado por um rei,as pessoas adquirem deveres e direitos dentre eles o direito a escolher os governantes que iram comandar o pais. A diferença entre monarquia e republica, é que na monarquia o rei é soberano, manda em tudo e em todos, as pessoas não tem direitos nenhum quanto mais a votar, e na republica os governantes sao escolhidos de forma democratica atravez do voto do povo, existe a constituiçao onde limitam os poderes dos governantes e garante direito e deveres da população. Atras da proclamação da republica estavam muitos interesses dentre eles os conflitos causados pela crise que o pais sofria alem das revoltas pelo seu governo autoritario, a cobrança dos fazendeiros pela libertação dos escravos e a pressao das tropas republinas. Com tudo isso D. Pedro II se viu obrigado a proclamar a republica em 15 de novembro de 1889.

    Aluna: Marina 2º I

    ResponderExcluir
  8. Monarquia;o rei comanda,decide o que fazer e a população obedece.República;direitos de o povo decidir quem comanda através de eleições para ocupar os cargos politicos e ser representante do povo etc..A monarquia se deu lugar a república por causa da crise que ouve no Brasil com isso ouve uma aceitação do povo e muitas melhoras.
    Mauricio H.2anoI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. monarquia era governada por um rei,depois a republica o povo teve direito a ajudar a escolher o novo comandante do brasil
      ai com isso o povo passou a ter mais direitos na sociedade..
      e é assim hoje por que pra entra um novo presidente o povo é que escolhe.....etcv
      ass;Rodrigo fuck

      Excluir
    2. A republica significa que nos não somos mais governados por um poder autoritario, mais que somos governados por um governo a onde nos podemos nos expresar nas opiniões. Tambem foi a onde nos tivemos mais direitos como cidadões. A diferencia entre mornaquia e republica é na mornaquia quem governa é o rei e na republica que o governante é escolhido pela população.Esses foi uns dos direitos que nos comsiguimos.
      Aluna:Maiara Hoffmann Heinz
      Serie;2 ano

      Excluir
  9. Pra mim república é náo estarmos mais sendo governados por um Rei que não era eleito pelo povo, más sim era passado de forma hereditária, ou seja, de pai para filho, onde com o fim conseguimos passar a ter direitos, deveres e tam bém podemos hoje dae nossa opinião sobre determinados assuntos.E já a diferença entre república e monarquia é que na república quem governa é o presidente eleito pelo povo e monarquia quem governa e quem põe as leis é somente o rei sem a opinião de ninguém e os interesses foi que D. Pedro II rei na época interferia muito nas quest[oes da sociedade desde as situações financeiras como também econõmicas.
    Aluna: Juliana K.C
    Série; 2 ano I

    ResponderExcluir
  10. Monarquia quem governa é um rei; ja na republica quem governa o pais é um presidente, que podemos ajudar a governar,já que somos nós quem escolhemos os governantes.Eram muitas as reclamações sobre a crise que o pais estava sofrendo, e queriam mudar a situação economica do pais e também a financeira.
    Aluna: Isabella 2°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que na época da monarquia era muito rui de se viver,pois hoje nos que escolhemos qem vai govrnar ja é rui imagina naquela época.
      Aluno:Carlos Pinheiro

      Excluir
  11. A diferensa de monarquia e republica é q a monarquia é governada pelo rei,e a republica é governada por um presidente,onde temos direito de ajudar e escolher oque fazer pela nossa cidade.Teve muitas reclamaçães sobre a crise que o pais tava passando,por isso que fizerão varias manifestações para mudar a economia e a vida financeira.
    Aluna:ELENA PEREIRA 2 ano I

    ResponderExcluir
  12. Para a época como hoje isso representava que o Rei não governaria mais a nação, ou seja, a população teria mais direitos e se expressaria mais e teria mais direitos, mas não foi bem isso que aconteceu, o modo de governo não mudou assim repentinamente. A diferença entre monerquia e república estão em suas formas de governo e de seus governantes, onde na monarquia era o Rei e sua cúpula, e na repúblia o Presidente e toda a população atravéz de votos e exigêcias. Por tráz da proclamação da república tinhas muito coisa "rolando" exigências dos fazendeiros, pressão das tropas republicanas, fazendo com que o Rei se sentice obrigado proclamar a indepência do Brasil.

    Julio Scheidt 2°ll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISO REPRESENTA QUE NAU SEREMOS MAIS GOVERNADOS POR UM GOVERNO AUTORITARIO TEMOS UM PRESIDENTE ACONSELHADO POR MAIS ALGUMAS PESSOAS,SENADORES ETC, E ELE FAZ O Q ACHA MELHOR PARA O NOSSO PAIS NOS O ESCOLHEMOS ATRAVES DO VOTO PQ ACHAMOS Q SEJA MELHOR,ESSA DATA FOI MUITO IMPORTANTE PQ COMEÇAMOS A TER DIREITOS E POR ISSO DEVEMOS COMEMORA-LA TAAAISMARA 2ANO2

      Excluir
  13. APARTIR DESE FERIADO VIMOS Q ESTAMOS GANHANDO COM ISSO POIS COM ELE GANHAMOS UMA PESSOA Q IRA CUIDAR E SABER GOVERNAR NOSSO PAIS E NAU TOMAR DECISOES NA HR Q BEM QUER E SIM IRA TER A OPINIAO DE PRESIDENTES .GOVERNANTES .DEPUTADOS E OUTRAS AUTORIDADES ...E COM ISSO O POVO NAU SERA TAO ENGANADO E O DINHEIRO DO POVO TERA MAIS VALOR POIS SERA MAIS ENVESTIDO EM COISAS DO INTERESE DA POPULAÇAO ..MAS EM PRIMEIRO LUGAR DEVEMOS PRESTAR ATENÇAO EM QUEM VOTAMOS PRAR TOMAR CONTA DOS NOSSOS DIREITOS ..atençao.....IARA GUCKERT2ANO2;

    ResponderExcluir