terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pesquisa mostra consumo de bebidas alcoólicas no Ensino Médio




Foi realizado uma pesquisa com 111 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Bertino Silva  sobre o  consumo de bebidas alcoólicas,  no terceiro bimestre ( setembro e outubro) de 2012, que apresenta o seguinte resultado:

  • 55% dos alunos entrevistados são do sexo feminino;
  • 87,4% afirmaram que a bebida alcoólica não é importante em sua vida;
  • 72% dos estudantes tomam bebidas alcoólicas;
  • 51% afirmam que bebem somente em fins de semana;
  • 43% afirmam beber somente em festas;
  • 41% responderam que a bebida causa a sensação de liberdade;
Escreva a sua conclusão sobre o resultado da pesquisa realizada por alunos do terceirão. A pesquisa apresenta dados preocupantes? É necessário a Escola realizar campanhas de prevenção sobre o assunto? Justifique a sua resposta.

35 comentários:

  1. Axo que não são tão alarmantes, pois isso a gnt jah ve nas festa, não é nenhuma novidade, só não ver quem não quer!! O problema não é beber, mais sim não saberem beber, o que deve ser feito são camapnhas para tentar colocar na cabeça dos jovens que beber não é modinha eque isso não dexa ninguem melhor ou mais simpatico, ou qualquer coisa do tipo do que o outro!!
    E que devem aprender que beber poruqe o outro bebe não vai levar a nada, no maximo a um porre e te fazer passar vergonha!!
    aluna :loiane cristina 2º II

    ResponderExcluir
  2. Acho que mesmo não tendo esses dados assustadores, é preciso que a escola tenha uma campanha ou um acompanhamento sobre o uso de bebidas alcóolicas pelos alunos de nossa escola. E o mais interessante é que as meninas estão muito envolvidas nisso, o que causa mais preocupação. Sò que tudo isso está se tornando comum, o que vai sendo mais possível o envolvimento dos alunos com bebidas.
    Aluna: Tainara Cristina de Souza

    ResponderExcluir
  3. Nos dias atuais on consumo de bebida alcolicas é totalmente comum entre os jovens, esta pode ser uma realidade preocupante para algumas pessoas pois isto pode gerar futuros alcolotras o que ira ser prejucial para a sociadade, mais a causa desta triste realidade é nque normalmente quando as pessoas bebem se sentem mais livres e a liberdade é atualmente é o que os jovens mais procuram.
    Luana Prim.
    2ºII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia a bebida alcolicas esta sendo normal para os adolecentes porque eles ainda comsegue comprar a bebida em festas e em comercios e vam temdo cada ves mas o comsumo da bebida,e isso não é bom porque podem se tornar alcolatras e ser prejudicado quando estiver mais idoso,e muitas veses ussam a bebida para ter mais coragem ou se sente mas livre.
      Aluno:Carlos

      Excluir
  4. Como a maioria dos jovens afirmão,a bebida alcoolica não é importante para suas vidas,mais os dados assustão pois cerca de 72% dos jovens tomam bebida alcoolica e cerca de 41% acham q a bebida traz sensação de liberdade,mais não é bem assim pois o jovem esta pondo em risco sua vida quanto toma bebida alcoolica para se sentir "livre"sera que não esta na hora de parar e pensar se é certo o que esta fazendo para se sentir livre ou para se divertir junto com os amigos?acho que por parte da escola não esta faltando campanhas contra o uso do alcool falta apenas o jovem parar e pensar que só esta prejudicando sua vida...
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
  5. Sim ela apresenta danos preocupantes pois tem muitos numeros altos de consumo de alcoo.Muitas pessoas acham que tomar pouco não adianta então passam a engerir muito calsando mortes e assidentes,matando pessoas inocentes.A escola tem o dever e o direito de insentivar e fazer campanhas contra o alcolismo,pois a escola é um insentivo para evitar que os jovens consumem bebida de alcoo.
    Aluna:ELENA PEREIRA 2 ANO II

    ResponderExcluir
  6. A minha opinião é que a bebida não é importante em nossas vidas, mas tem jovem que bebe so em festa e nos finais de semana mas sempre que tem aquele que não sabe bebe e acaba consumindo de mais e pode causar algum problema de saude.E sempre tem aquele que bebe e diz que bebe para se se soltar mais nas festas mas não é preciso fazer isso eles perdem a noção de como podemos curtir uma festa sem beber demais e sair pejudicado!
    Tá na hora deles a começar a pensar mais antes de sair bebendo qualquer porcaria isso ta firando algo prejudicante na sociedade e ate mesmos nas familias pois muitas vezes os pais acabam não conseguindo a controlar mais seu filho.Pra mim seria bom se a escola começa-se a fazer campanhas não so pra mim claro mas ai os jovens acabariam percebendo o que ela realmente pode causar na sua vida...
    ALUNA:Valesia Michki 2ano

    ResponderExcluir
  7. A minha conclusão é que tudo isso é um absurdo, pois a maioria dos alunos da escola são menores de idade e a pesquisa diz que 72% dos alunos bebem bebidas alcoólicas. Este dado é preocupante pois estas pesquisas são altas de mais. Na minha opinião não é necessário realizar campanhas sobre isso pois é algo que eles devem ter de casa.
    Robson Marian.
    2 ano 2.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião é assunto muito polemico e preucupante, hoje em dia ta tudo muito normal, as pessoas acham que viro "moda", isso traz liberdade, traz independencia, mas não é bem assim não isso preucupa as pesoas devem tomar muito cuidado, não devem serdeixar conduzir por um copo de creveja porque as mas companhias tão ai oferecem um gole aqui outro ali, e quanto viu jah é tarde devemos se preucupar e tratar desse assunto em sala de aula..
    Fabiana
    2º ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. atualmente os jovens estão cada vez mais consumindo bebidas alcóolicas na adolescência,muitas vezes por influência dos pais.porque muitas vezes os pais fazem uma festa entre a família,e os filhos consomem bebidas alcoolicas na frente dos pais e os pais não fazem nada,muitas vezes os filhos ficam bêbados e os pais não dizem nada.E eu não acho isso certo porque os pais são responsáveis por quem é de menor.Aluna:Caroline Fernanda Gonçalves.2ano1.

      Excluir
    2. Na minha opinião isso é um assunto muito preucupante muitos jovens acham para ser uma pessoa interesante eles devem bebee bebidas alcoólicas.E os pais devem ser preucupar mais com isso e falar sobre isso com os seus filhos.
      Aluna;Maiara Hoffmann Heinz
      Serie:2 anoI

      Excluir
    3. Eu acho que os resultados não foram tão ruins, pois independente da idade todo mundo ja injeriu ou injerem bebidas alcóolicas, más que não deixa de ser um assunto muito polêmico e também bastante preocupante, pois muitas pessoa bebem sem se preocuparem com as consequências que poderão fazer a pessoas inoscentes e a si mesmo, e para isso não ocorrer eles devem de pensar antes de beber.
      Aluna: JUliana
      Série: 2 ano I

      Excluir
    4. Eu acho que hoje os alunos estão cada vez mas cedo bebendo cerveja, ppor ser bem mas facil de ter acesso a elas.hoje os jovens gostam de tomar cerveja por diversão, e adrenalina.
      aluno;leonardo scherer

      Excluir
  9. Na minha opnião o tem em si é polemico, mas os dados apresentados não chegam a ser alarmantes. O consumo de alcool entre jovens ja virou uma coisa normal, em festas e finais se semana, ate ai nenhum problema grave. Mas o problema não é consumir bebidas alcoolicas e sim saber a quantidade e a hora de parar. Consumir bebidas atualmente virou uma coisa comum, os proprios pais incentivam os filhos a começarem a beber, mais dificilmente encinam o liminte, a hora de parar. Por isso acho importante a escola desenvolver campanhas para informar -não proibir porque ja vimos que não é possivel-, mais tentar mostrar que alcool tem que ser consumido com responsabilidade do contrario pode acontecer grandes conseguencias.

    Marina 2ºI

    ResponderExcluir
  10. São dados alarmantes porque todos nós nos preucupamos com isso,e a escola deve tomar atitudes de prevenção porque,só mostrando e ensinando as causas que o alcool podem fazer com a gente, só sabendo nos vamos entender e nos preucupar.
    Mauricio H.
    2anoI

    ResponderExcluir
  11. Os dados são preocupantes porque pelo que da para perceber a maioria dos alunos injerem bebidas alcoolicas, esse consumo ja um abito entre eles que acontecem em festas, encontros, até sozinhos.
    A escola deve sim consientizar, fazer palestras, e realmente mostra os problemas que elas trazem, mas antes da escola consientizar a educação tem que vir da familia.

    Airton Scheidt Filho 2ºI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a bebida,pra muita gente é algo que se faz melhor ou dexa melhor..nao épreciso bebida pra ter coragem pra algo.
      bebida nao leva a lugar nenhum,so o que faz é mal
      ass;Rodrigo fuck

      Excluir
    2. a bebida,pra muita gente é algo que se faz melhor ou dexa melhor..nao épreciso bebida pra ter coragem pra algo.
      bebida nao leva a lugar nenhum,so o que faz é mal
      ass;Rodrigo fuck

      Excluir
    3. Os dados são realmentes preocuoantes por que hoje em dia voce não acha mais um adolescentes que nã tenha injerido bebida alcoolica e esse comsumo é muito alto e é muito preocupante.
      E a escola deve sim se preocupar com esse assunto e fazer algo que os insentive a não seguir este caminho.
      Aluna:Claudia Vill
      Série:2º I

      Excluir
    4. Os dados preucupão pelo que da pra perceber a maioria dos alunos tomam bebidas alcoolicas alguns em cassa outros na escola nas festas etc.
      A escola temque fazer algulma coisa pra não cotinuar o indisse de bebidas alcolicas na escola e nem na familia.
      Aluno:Léo Romario Linhares

      Excluir
  12. A pesquisa nos mostra que a maioria dos jovens bebem, mas não acho que são dados preocupantes pois 87,4% afirmaram que a bebida não é importante em suas vidas, e muitos afirmaram beber apenas em festas ou finais de semana. Penso que beber não faz mal desde que a pessoa não exagere na dose, esteja consciente, não dirija depois , não prejudique ninguém inocente com isso, e se for jovem esteja com algum adulto ou familiar responsável por ele, ate porque este não pode adquirir a bebida alcoólica, como diz a lei.Na minha opinião a escola deve sim realizar palestras que conscientizam os jovens, mostrem para eles como isso pode prejudicá-los, deixe-os consciente sobre o assunto, vai caber a eles decidir se querem ou não beber.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
  13. Os dados são muitos preoculpantes, pois o uso de bebidas alcoolicas entre menores vem aumentando muito, a escola deveria de fazer campanhas para alertar os alunos a não cairem nesse vicio, pois a bebida só acaba com sua vida, quando vc bebe acha que fica mais forte, que fica mas Homen, mas não passa de uma fantasia, de uma grande ilusão.

    Éliton Grabriel Hugen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bebida não é novidade pra ninguem?se vc beber avera conseguencia.

      Excluir
    2. os jovens estão mas cosietes que
      bebe é por sudisa a saude.


      alexandre oliveira

      Excluir
  14. É de fato são dados muitos procupantes a escola deviam sim fazer campanhas contra a bebida alcoolica por que é na escola que os jovens passam a metade do tempo por isso a escola deveria ser um veiculo de campanha preventiva contra a bebida alcoolica.
    ALUNO = JEAN KNISS 2 ª ANO I

    ResponderExcluir
  15. A pesquisa nos mostra que a maioria dos jovens bebem, mas afirmam também que é apenas aos fins de semanas ou em festa, e também dizem que as bebidas alcoolicas nem é importante em suas vidas. A escola não tem muito o que fazer pois a maioria dos entrevistados são do ensino médio, e na minha opinião todos sabem que o álcool é prejudicial a saúde, e o mal que causa quando é ingerido.
    Aluna: Isabella 2ºano

    ResponderExcluir
  16. São dados preocupantes sim, e podemos ver que cada vez mais a bebida alcoólica está presente na sociedade, e sendo mais consumida pelos jovens, sendo que até as meninas estão entres esses. A bebida alcoólica não é importante para suas vidas,segundo alguns jovens, mais mesmo assim consomem de vez em quanto. É a escola devia fazer campanhas sim, e aconselhar os alunos que isso é um mal, só que cada um tem que ter consciência do que faz, ou deixa de fazer, e principalmente não ir por influência de amigos. Isso é um mal que muitas vezes experimentamos por curiosidade.
    Renata Beppler 2ºano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nao é necessário se apavorar por ter alunos do ensino medio tomando bebidas alcoolicas pois a maioria dos alunos que bebem ja sao de "maior idade" ou ja se "mandam"...a maioria dos alunos bebe para se sentir maioral ou para sentir liberdade como diz o proprio indice...nao sou contra o consumo de bebidas pois cada um bebe porque quer e quando quer...nao é necessario achar alguma maneira de acabar com isso...deixa rolar...
      Inádri 2ano2 noturno

      Excluir
  17. Com esta pesquisa podemos notar que os adolescentes estão cada vez mais entrando para o consumo do alcolismo, estão em muitos casos se deixando levar por comentários comprometendo o jovem em ser um froxo por não estar usando. São dados muito precupantes javens axam que estão se dando bem e enfim estão acabando com suas próprias vidas. Não devemos de ir pra este lado por influência de amigos, devem de ter conciência de que aquilo que estão fazendo é seu mal, é pra si próprio, por isso que devem de tomare muito cuidado com bebidas alcólicas.
    Aluna:Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir
  18. Os dados sobre bebidas alcoolicas sao preocupantes,os jovens da nossa sociedade estau consumindo muita bebida e opior uma grnde parte é menor de idade e isso as vezes ocorre ate mesmo na nossa escola e nau percebemos é quase um absurdo tem jovem que bebe pq acha q bebendo vai ser mais que os outros pelo contrario vai ser menos pq a bebida nau ninguem a lugar nenhum so a maus caminhos. TAISMARA 2ANO2

    ResponderExcluir
  19. eu nau axo isso tao estranho poiis do q adianta eles falarem assim e ezibirem leis se nau sau conpridas e todos podemos ver o consumo mde alcool pelos adolecente em qualquer lugar;festa balada bares ect....axa q em vez deles esigirem as leis deveriam impor formas de deixar os jovem longe das droga ..pois proibir nau ta adiantando todos podemos ver isso ....tanto bebidas como drogas estau acabando com os nossos jovens e isso e muito ruim pois esta saindo do coontrole e deveriamos ter mais conciencia dos nossos atos e nau fazer esse tipo de bestera ..pense 2 vezes antes de fazer isto ..a sua vida esta em jogo ....IARA GUCKERT 2ANO2.

    ResponderExcluir
  20. Não ahei esses dados tão extraordinarios, pois eu ja tinha uma noçao dessas coisas, principalmente quando se vai em uma festa e se ve vários jovens caindo, vomitando ou algo do genero. Os jovens precisam botar na cabeça que não é bebendo ou fumando que eles vão ser melhorer do que os outros, não é que não se possa beber nada, a questão é não exagerar na quantia, e saber o que esta fazendo, que não é andando bebado por ai que se ganha status ou popularidade.

    Micheli Bourdot 2º noturno

    ResponderExcluir
  21. Nos dias atuais estamos presenciando coisas bem mais "alarmantes" do que os dados apresentados a cima, portanto eles não chegam ser preocupantes, mas o tema em sí continua a ser algo importante, e que deve ser apresentando dentro de sala de aula, mesmo que nos dias atuais ja é cotidiano jovens entarem bebados em festas, baladas entre outros.

    Julio Scheidt 2° ll

    ResponderExcluir
  22. ACHEI ESTES DADOS UM POUCO PREOCUPANTES PELA FAICHA ETARIA DOS JOVENS DE HOJE.OS JOVENS DE HOJE ACHAO QUE BEBENDO OU FUMANDO COM ISSO VAO CONSEGUIR ALGUMA COISA, MAS NAO VAO.SÓ DIGO QUE OS JOVENS DE HOJE PRESISAO POR NA CABESA QUE NAO É BEBENDO OU FUMANDO QUE AS COISAS SE RESOLVEM.VOCE PODE BEBER MAIS SE CONSIENTIZAR NA HORA DE PARAR É PRESISO SE CONSIENTIZAR E NAO EXAGERAR...
    ALUNA;DAUANA SAMIRA SCHAFER

    ResponderExcluir
  23. ACHEI ESTES DADOS UM POUCO PREOCUPANTES PELA FAICHA ETARIA DOS JOVENS DE HOJE.OS JOVENS DE HOJE ACHAO QUE BEBENDO OU FUMANDO COM ISSO VAO CONSEGUIR ALGUMA COISA, MAS NAO VAO.SÓ DIGO QUE OS JOVENS DE HOJE PRESISAO POR NA CABESA QUE NAO É BEBENDO OU FUMANDO QUE AS COISAS SE RESOLVEM.VOCE PODE BEBER MAIS SE CONSIENTIZAR NA HORA DE PARAR É PRESISO SE CONSIENTIZAR E NAO EXAGERAR...
    ALUNA;DAUANA SAMIRA SCHAFER

    ResponderExcluir