terça-feira, 13 de novembro de 2012

Após 124 anos da Lei Áurea, a escravidão continua

LEIA, REFLITA E ESCREVA O SEU COMENTÁRIO
Notícia publicada em 13/05/2012 - - Autor: Fernando Almeida Imprimir  


No dia 13 de maio, completou 124 anos que a princesa Isabel assinou a Lei que aboliu a escravidão no Brasil. Para muitos, esse ato foi um divisor de águas entre o Brasil antes e pós a libertação dos escravos. Porém, há controvérsias.  O certo é que legalmente no Brasil a escravidão chegou ao fim.  No entanto, na prática não foi bem assim, pois conforme narra Josué Montello em “Os Tambores de São Luís,” houve um princípio de comemoração, mas os escravos tiveram que retornar aos patrões para pedir favores como comida, moradia e emprego.

Essa data histórica passa despercebida pela grande mídia e ignorada pelos governantes, talvez como uma forma de colocar no esquecimento da história ou negar a existência dessa barbárie. Porém, a escravidão moderna continua. Um dos exemplos mais recentes de que a escravidão não acabou foi o caso que envolveu o trabalho escravo na fazenda do então senador pelo Tocantins, João Ribeiro.  Talvez a escravidão moderna não seja a base da senzala, chicote e as marcas de ferro quente na testa dos fugitivos.
O povo brasileiro ainda continua sendo escravo dos coronéis do poder, da má qualidade da educação, da precariedade da saúde e do baixo salário mínimo. A sociedade ainda assiste os grandes latifundiários desmatando e sendo perdoado pelo código Florestal e os homens públicos roubando o dinheiro da população. Naquela época os senhores de engenho lucravam muito com a mão de obra escrava dos africanos e hoje os políticos e os “Cachoeiras” usufruem ilegalmente do dinheiro dos impostos da população empobrecida.

Hoje são deputados, vereadores, prefeitos, governadores e demais corjas que vivem às custas dos escravos brasileiros. Somos obrigados a trabalhar 5 meses do ano para bancar os políticos braseiros e em troca receber as migalhas como se fossem esmolas. Vale ressaltar que muita coisa mudou, mas ainda pode ser afirmado que a escravidão está longe de ser abolida. Também os senhores de engenho mudaram apenas de nomes e de forma de agir. Infelizmente a escravidão continua... 


http://www.araguainanoticias.com.br/opiniao/2701/apos-124-anos-da-leu-aurea-a-escravidao-continua.html

28 comentários:

  1. Bem ate nos dias atuais a escravidão continua porque as pessoas continuam acreditando e correndo atraz de uma vida melhor todo ano muitas pessoas vão para lugares trabalhar em busca de uma vida melhor e o quando chegam lá vão normalmente sendo enroladas e acabam adquirindo dividas que fazem com que fiquem ali trabalhando para sempre e aturando maus tratos. Tambem todos nos somos escravos dos politicos isso é inegavel..mais quem sabe um dia isso mudem.
    Luana Prim
    2º II

    ResponderExcluir
  2. A diferença é que antigamente era na cara dura o que era feito hoje é por "tras dos panos", alias que todos são cientes do que acontece! só que é bem mais fácil para a maioria das pessoas só reclamar em casa do que fazer algo e ir atras, porque além de tudo não adinta ir atras dos que já estão lá, ja se deve pensar em quem colocar no poder pra depois reclamar! O povo é escravo do governo, mais isso não tem como mudar, só vai mudar se tanto o povo mais humilde como os grandes também, coesarem a cobrar seus direitos!! E o que fazem isso, e comem o dinheiro do povo começarem a pagar pelo que fazem, e isso ser com todos e não ser um caso isolado!!
    ALuna:loiane cristina 2º II

    ResponderExcluir
  3. Penso que as pessoas não deviam tomar como esquecido essa data, pois o trabalho escravo foi que desenvolveu a nossa pátria, o que trouxe na época comida na mesa das pessoas. Os governantes também deveriam lembrar mais o significado do dia e se conscientizar que o povo ainda está sendo escravos em muitas áreas, como na saúde com o mau atendimento, na educação e ainda no próprio trabalho, com cargas horárias altas, salário baixo... e de qualquer forma, porém, ainda mais escondida há escravos rondando por aí.
    Aluna: Tainara Cristina de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom a diferença é que antes as poessos eram escravisadas de uma forma muito cruel a base de chicotes a pauladas e hoje em dia muitas pessoas são escravisadas tambem mais de uma forma diferente onde muitos acabam indo atras de uma vida melhor e acabam sendo refens de uma grande injustiça.Por que hoje em dia muita gente acaba achando que a vida é melhor num outro mundo?Se as vezes você pode mudar o mundo e fazer um mundo mais justo onde ninguem sirva de escravo para alguns pessoas que so pensam em si e mais nada ta na hora de mudar isso.
      ALUNA:Valesia Michahki 2ano

      Excluir
    2. A escravidão continua até os dias atuais, mas de uma maneira diferente onde ninguem fica sabendo. Essas pessoas que sofrem maus tratos não podem reclamar de nada, não tem direito de nada, gargas horárias altas e salários baixos.
      Robson Marian
      2 ano 2.

      Excluir
  4. Acho que hoje somos escravos pois estamo o tempo todo lutando por uma vida melhor e nem sempre adquirimos nossos direitos como trabalhador assim alguns ganham muito pouco mais não correm atraz de seus direitos só reclamam mais não vão atraz para mudar essa situação.hoje somos principalmente escravos do governo pois muitas vezes roubam o dinheiro que as pessoas lutam para conseguir,tal dinheiro queera para ser investido na melhora de vida das pessoas mais nem sempre é o que acontece...
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pemso que não é justo ainda hoje ter a escravidam porque nos todos somos iguais perante a lei,mas infelismente ainda tem escravos,e isso é muito ruin,porque tem pessoas que não meresem isto,sempre vai ter pessoas que querem lograr os outros
      Aluno:Carlos

      Excluir
  5. Muitas pessoas passam por esquecido esse dia e não sabem valorizar os escravos mesmo sabendo que foi eles que lutarão para cultivar as terras e colocar a comida na messa.Muitas suras forão levadas para sempre serem esquesidos atévmesmo o dia em que se comemora o dia da escravidão.Hoje muitas pessoas acabam indo para cidades grande para conseguir emprego mas muitas vezes acabam se ferando pois acham que seria melhor mas acaba sendo pior.
    Aluna:ELENA PEREIRA 2 ano II

    ResponderExcluir
  6. No mundo atual, em pleno século 21, continuamos a ter escravidão mesmo com leis que dificultam esse ato e leis que dão direito as pessoas de ter a livre expressão, alias a sociedade que deveria ter a obrigação de tentar impedir o almenos amisar com essas cauas tem poucas pessoas que se envolvem com isso e deixem para que os outros "façam", e tambem os "trabalhadores" são de certa forma enganados pois vão em busca de melhores condições de vidas e acabam encontrado lugares desumanos e não denunciam.

    Julio Scheidt 2º ll

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que ainda hoje a escravidão continua, pois ainda há muitas pessos que saem de onde moram para irem atrás de uma vida melhor, melhores condições para si me principalmente para seus filhos.Em primeiro lugar nós o povo somos escravos do governo, pois trabalhamos duro para pagarmos os autíssimos impostos posto pelo governo.
    Aluna;Juliana
    Série: 2 ano I

    ResponderExcluir
  8. A escravidão continua até nos dias de hoje,mesmo com tantas mudanças nas leis,isso ainda continua,isso só acabara quando as pessoas aceitarem que todos nós somos iguais e temos o mesmo direito.
    MAURICIO h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a lei foi muito importante para as pessoas negras, pois elas eram usadas como mercadorias, e também eles apanhavam muito de chicote, eles não tinham nennhum direito. Hoje as pessoas negras podem bucas um emprego menhor, e também elas não trabanham de graça como antes.
      aluno;leonardo scherer

      Excluir
  9. Eu concordo com o texto, pois a esta data que comemora a abolição da escravatura não é dado importância alguma, é como se ninguém soubesse ou não se lembrasse. Mesmo após 124 anos de lei Áurea, vemos que a escravidão ainda continua , apenas os senhores mudaram de nome como cita no texto.É uma vergonha saber que quase todo o dinheiro do povo, pago em impostos vai para o bolso dos políticos, sendo nós os escravos que se não pagarmos somos punidos, já os políticos que roubam esse dinheiro não sofrem com nada, e nós continuamos nessa precariedade que é o atendimento publico ao cidadão. Mas um pouco da culpa e nossa pois o brasileiro fala, reclama mas não tem a coragem de agir,exigir uma punição para esses políticos corruptos ou para esses fazendeiros que abusam do trabalho de seus empregados.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o povo hoje é escravo do governo,nós povo nao somos recompensado direito do que fazemos hoje o governo ganho muitos e muitos inpostos e nao volta isso pro povo..
      em melhorias saniamento,etc]
      ass;Rodrigo fuck

      Excluir
    2. E acho que a escravidão até dos dias de hoje por que tem muitas leis que o povo não sabe, mas acreditão as pessoas aceitam que todos nós somos todos somos iguais e temos o mesmo direito.
      Aluno:Léo Romario Linhares

      Excluir
    3. As pessoas de hoje nao sabem que escravidão é crime,e não sabem que tem leis.para quem comete a escravidão.
      ass:Alexandre s

      Excluir
  10. O texto descreve bem com é a realidade sem tirar e acrescentar nada.A data da abolição pode ser compara a data da bandeira duas datas importantes e niguem da bola, ma deveriam ser dadas já que tiveram papel importante no desenvolvimento brasileiro. A escravidão mesmo com anos de abolição continua com empregos precários, falta de remuneração adequada, os tais "boias frias" podem ser considerados escravos. O povo "rala" o ano inteiro trabalha para pagar os políticos ficar no bem e bom, e em vês de eles fazerem o trabalhos deles e ajudar de volta o povo, não, eles só pensam em fazer leis para o seu bem próprio.


    Airton Scheidt Filho 2ºI

    ResponderExcluir
  11. O texto descreve bem com é a realidade sem tirar e acrescentar nada.A data da abolição pode ser compara a data da bandeira duas datas importantes e niguem da bola, ma deveriam ser dadas já que tiveram papel importante no desenvolvimento brasileiro. A escravidão mesmo com anos de abolição continua com empregos precários, falta de remuneração adequada, os tais "boias frias" podem ser considerados escravos. O povo "rala" o ano inteiro trabalha para pagar os políticos ficar no bem e bom, e em vês de eles fazerem o trabalhos deles e ajudar de volta o povo, não, eles só pensam em fazer leis para o seu bem próprio.


    Airton Scheidt Filho 2ºI

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião a escravidão ainda continua mas hoje em dia não há muita preucupação sobre isso quase todo mundo tem uma noção que niquem escolheu o seu jeito de ser somos como somos e seremos sepre assim.Na minha opiniaõ cada um de nós temos um jeito de ser e todos nós temos que aceitar o jeito de cada um de nós.
    ALUNA;MAIARA KAMMER
    2ANO VESPERTINO

    ResponderExcluir
  13. A escravidão ainda continua, pois o dinheiros que pagamos em impostos que somos obrigados a pagar vai para os politicos, um politico que roba não da nada com ele, mas se uma outra pessoa roubar vai ser punida, isso é uma bela injustiça.

    Éliton Grabriel Hugen

    ResponderExcluir
  14. Essa lei não surtio o efeito como devia porque a escravidão não está totalmente abolida até nos dias de hoje mesmo com a léi por tras dos panos ainda existe uma escravidão não tão ardoa como a antiga mas mesmo assim não deixa de ser escravidão deveria ter mais fiscalização sobre a escravidão se é lei é lei e deve ser cumprida.
    ALUNO= JEAN KNISS 2 ª ANO I

    ResponderExcluir
  15. Acho que a lei Áurea foi muito boa por que assim os negros,tiveram um pouco mais de direitos.Por que ate hoje á um precomceito muito grande comtra eles por causa de sua cor e ai ocorre o famoso racissmo.
    Aluna:CLAUDIA VIL

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o texto pois é esta data que comemora a abolição da escravatura mas em muitos casos nem é dado muito importância, é como se ninguém soubesse ou não se lembrasse.
    Aluna: Isabella

    ResponderExcluir
  17. Poisé mais pura verdade, uma data tão importante sendo esquecida. Um povo que lutou desde sempre pela sua liberdade, e sendo que hoje em dia ainda são descriminados. Governante que fazem suas falcatruas por trás dos panos, e tem a maior cara de pau de sair por ai como se fosse a melhor pessoa, tá faltando bastante vergonha na cara de muitos. As leis de hoje muitas vezes acabam sendo injustas, pois os mais "perigosos" estão a solta. Cadê os o direito dos nossos impostos? ... no bolso dos políticos, como sempre. É vamos pensar um pouco néh pessoal...
    Renata Beppler 2ºano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ConcConcordo com o texto, pois realmente ainda hoje em pleno seculo XXI ainda existe escravidão. Não como as de tempos atras pois agora no lugar de coronéis são os governantes que faturam as nossas custas e no lugar de trabalharmos em engenhos, cana ou café, trabalhamos em lugares escolas e empresas, recebemos salários por isso embora maior parte destes são para pagar impostos, que segundo leis, voltam em formas de melhorias, penso que é muito imposto pra pouca melhoria que realmente aparece. A esta data tao importante quando qualquer outra fica simplesmente esquecida é como se esquecêssemos todo o esforço das pessoas que lutaram para estarmos livres hoje. E apesar dos 124 anos da lei Áurea acredito que ainda somos escravos, escravos de um governo em grande parte corrupto. Mas penso que um pouco de culpa temos , pois vemos nossos esses erros, mais nenhum de nós é capaz de ir alem e tentar solucionar o problema.
      Micheli Bourdot

      Excluir
  18. Hoje em dia as pessoas ainda vivem na escravidao porque muitas pessoas corremem busca de condiçoes melhores de vida nas cidades vao embora na busca de uma vida melhor e acabam arrumando uma pior,mas alguns se dau bem outros voltam piores do que ja foram por isso acredito que ainda somos escravos em pleno seculo xxl,e ainda com um governo corrupto. TAISMARA 2ANO 2

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o texto pois ainda existe a escravidão em nosso país, precisamos notar que até nos estamos trabalhando em sl quente para pagar impostos para politicos que só sabem é roubar o dinheiro da população. Apesar de fazer 124 anos de abolição da ecravidão temos pessoas trabalhando praticamente de graça por nosso país recebem pouco ou até mesmo em troca de um prato de comida. Precisamos abrir os olhos e ver que isso não é bricadeira colocar ladrões como os politicos que roubam nosso dinheiro atraz das grades, fazer com que eles paguem por isso que estão fazendo com nosso país. Nosso país pode sim se desenvolve mais precisa de um melhor educação, saude e de que tirem os ladrões do poder!
    Aluna: Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir