terça-feira, 13 de novembro de 2012

Anita Garibaldi e a República Juliana

Você já foi em Laguna, uma das mais antigas e mais belas cidades de Santa Catarina? Observe as imagens:


Museu de Laguna - SC


Museu Casa de Anita


Retrato de Anita Garibaldi                   Pintura de Giuseppe Garibaldi


Vista da cidade de Laguna - SC - A cidade de Anita

Casas do centro histórico

             Anita Garibaldi

Laguna é uma cidade histórica, a cidade da heroína dos dois mundos,a Anita Garibaldi. Mas quem foi ela?Qual é a sua história? Por que Laguna é a cidade de Anita? O que é a República Juliana? Ela participou de uma luta revolucionária no tempo da Monarquia no Brasil. Que luta foi esta?
Pesquise no Link e responda.
http://www.infoescola.com/historia/anita-garibaldi/

17 comentários:

  1. Anita Garibaldi nasceu em 30 de agosto de 1821, em uma familia humilde, porem foi muito educada, aos 14 anos foi obrigada a casar-se com um sapateiro, que ela não amava. nesse periodo estava acontecendo a Guerra dos farrapos, onde muitas pessoas descontentes com a situação do governo, se uniram para tentar proclamar a republica catarinense (ou republica Juliana), um dos lideres desta revolta foi Giuseppe Garibaldi, com quem Anita foge aos 18 anos, assim ela vai pra guerra, ao lado de seu amado, e passa por muitas coisas, é feita prisioneira, depois foge, gravida de 4 meses, ela da a luz a seu primogenio e depois a mais 3 filhos, uma delas morre. Depois de um tempo luta ao lado de Giusepe novamente gravida, devido a precariedade do lugar acaba adoecendo e não resiste. a cidade de Anita é laguna pois ela nasceu lá, e todos a consideram uma heroina, e lutou na guerra dos farrapos
    Micheli Bourdot 2º ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita foi uma das guerreiras em busca da união da Itália, que nasceu em 30 de agosto de 1821, e que já aos 14 anos foi obrigada a casar-se com um sapateiro, mas já aos 18 o abandona. Nessa época acontecia a Guerra dos Farrapos, onde ela foge e vai para a guerra, onde parte foi em Laguna, onde passou dificuldades junto de Giuseppe Garibaldi, por isso é a cidade de Anita. A República Juliana foi o objetivo da guerra em SC.
      Aluna: Tainara

      Excluir
  2. Ana Maria de Jesus Ribeiro mais conheçida como Anita Garibaldi nasceu em Santa Catarina no ano 1821, na cidade de Laguna. Foi uma garota que teve sua infância marcada por batalhas començado por sua vida conjugal, na qual foi obrigada a se casar com um sapateiro aos 14 anos de idade. Neste mesmo periodo os estados do sul do Brasil estava em uma revolta que marcaria a nossa hitória, a Guerra dos Farrapos ( República Juliana ) na qual pretendia formar os 3 estados do sul em uma reupública,de onde surgio um dos lideres dessa revolta Giuseppe Garibaldi, por quem Anita no momento com 18 anos se apaixonaria e fugiria de seu namorido para viver e lutar com o mesmo, por causa de batalhas e de sua fuga Anita e Garibalde fugiram para diligência até Cananéia, ao voltarem de lá e chegar em Santa Vitória, lurariam mais um revolta em Lages no ano de 1839, aos 21 anos de idade teve seu primeiro filho, e continua sua vida na Itália,e tem seus proximos filhos , onde la vive ate seus ultimos dias.

    Julio Scheidt 2 ll

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Anita Garibalde foi uma mulher que nasceu em Santa Catarina, na sua época estava havendo uma querra em santa catarina, a querra dos farrapos aonde as pessoas queriam proclamar a republica catarinense, e então ela abandono o seu marido e passou a fazer parte da querra ao lado de Giuseppe onde so fizenram uma grande mudança para o nosso estado.
      aluno; leonardo scherer

      Excluir
    2. Ana Maria de Jesus Ribeiro,nome legítimo de Anita Garibalde,nasceu em 30 de agosto de 1821 em uma família humilde.Aos 14 anos Anita foi obrigada a se casar com um sapateiro sem amor.Nesse período estava acontecendo a guerra dos farrapos.Um dos líderes dessa revolta foi Giuseppe Garibalde.Aos 18 anos de idade Anita abandonou seu marido e fugiu com Giuseppe.Assim ela vai para a guerra ao lado de Giuseppe.Caroline 2 ano 1.

      Excluir
  4. Foi uma grande heroína que desde pequena teve sua vida marcada por grandes batalhas e grandes guerras, onde enfrentou muitas delas junto com seu amado Giusepe sendo que em uma das lutas ela esta grávida de seu primeiro filo filho, onde mais tarde tem mais três, e sendo apenas uma garota e três meninos e por causa dessas muitas batalhas Anita e Garibaldi fugiram para Itália onde vive até sua morte.
    A república Juliana foi uma guerra onde milhares de pessoas descontentes com as atitudes do governo se uniram para assim proclamar a república mais conhecida como república Juliana.
    Aluna: Juliana K.C
    Série; 2º ano I

    ResponderExcluir
  5. Anita garibalde foi uma mulher que depois de se separar de seu marido,e conheceu Garibalde com ele lutou pela querra dos farrapos que aconteceu na maior parte em laguna por isso ficou conhecida como a cidade de Anita.República juliana,objetivo em santa catarina.E depois ao lado de Garibalde ela lutou na Itália etc..
    Mauricio H.2anoI

    ResponderExcluir
  6. Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna SC em 30 de agosto de 1821, filha de um casal humilde, depois da morte do pai, por ordens da mae Ana Maria casou-se muito nova com uma homem que não amava. Durante esse periodo o sul do Brasil sofria com a Revolta dos farrapos. o movimento teve inicio em 1835 com a ideia de depor o o presidente da provincia que foi nomeado pelos regentes. Em 1839 chegaram em Santa Catarina onde preclamaram a republica Jualiana. O lider dessa revolta era Giuseppe Garibaldi que quando chega a Laguna se apaixona por Ana Maria e ela acaba fugindo com ele e se tornando Anita Garibalde. Ao lado de Giuseppe Anita lutava nas batalhas. Anita e Giuseppe tiveram 3 filhos e seguiram suas vidas com o fim da guerra dos farrapos, onde diferente de muitas os revoltosos não foram punidos.

    Aluna: Marina 2ºI

    ResponderExcluir
  7. Ana Maria de Jesus Duarte , Anita Garibaldi nasceu em 1821 na cidade de Laguna,Santa Catarina.Filha de família simples, Anita casou-se muito jovem ,forçada pela mãe, com um sapateiro. Nesse período aconteceu nos estados do sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) a guerra dos farrapos que iniciou-se em 1835 com o propósito de derrubar o presidente da província que foi nomeado por regentes, e de unir os 3 estados e formar uma republica. Em1839 invadiram Santa Catarina onde proclamaram a Republica Juliana. Giuseppe Garibaldi era um dos lideres da revolta dos farrapos, acabou conhecendo Anita e os dois se apaixonaram Anita então fugiu com ele e lutou ao lado dele na guerra dos farrapos. Depois Anita foi para a Itália com Giuseppe onde lutou para unificar os reinos e formar um único pais, por isso ficou conhecida como heroína de dois mundos.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
  8. Anita Garibaldi nasceu em 1821 na cidade de Laguna,Santa Catarina.Filha de família simples, Anita casou-se muito jovem , com um sapateiro. Nesse período aconteceu nos estados do sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) a guerra dos farrapos que iniciou-se em 1835 com o propósito de derrubar o presidente da província que foi nomeado por regentes, e de unir os 3 estados e formar uma republica. Em 1839 invadiram Santa Catarina onde criaram a Republica Juliana. Giuseppe Garibaldi era um dos lideres da revolta dos farrapos, acabou conhecendo Anita e os dois se apaixonaram Anita então fugiu com ele e lutou ao lado dele na guerra dos farrapos. Depois Anita foi para a Itália com Giuseppe onde lutou para unificar os reinos e formar um único pais, por isso ficou conhecida como heroína de dois mundos.
    Aluna: Isabella 2°ano

    ResponderExcluir
  9. Ana Maria de Jesus Duarte, Anita Garibaldi nasceu em 1821, em Laguna, Santa Catarina. Vinda de uma família simples, casou-se muito jovem, forçada por sua mãe, com um sapateiro. Nesse período aconteceu no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a guerra dos farrapos que iniciou-se em 1835 com o propósito de derrubar o presidente da província que foi nomeado por regentes, e de unir os 3 estados e formar uma república. Em 1839 invadiram Santa Catarina onde proclamaram a República Juliana. Giuseppe Garibaldi era um dos lideres da revolta dos farrapos, acabou conhecendo Anita e os dois se apaixonaram Anita então fugiu com ele e lutou ao seu lado na guerra dos farrapos. Depois da guerra Anita foi para a Itália com Giuseppe onde lutou para unificar os reinos e formar um único pais, assim conhecida como heroína de dois mundos.
    Renata Beppler 2ºano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anita Garibalde nasceu em 30 de agosto de 1821, em Santa Catarina, decendente de uma familia humilde,aos 14 anos casou-se Manuel Duarte de Aguiar, com quem não chegou a ter filhos. Neste período, o sul do Brasil participou de um dos movimentos mais expressivos de nossa história, a Guerra dos Farrapos as pessoas ansiavam por proclamar a República Catarinense – a conhecida República Juliana então aos 18 anos, Anita abandonou seu marido e fugiu com Giuseppe Garibaldin e luta ao lado dele onde é feita prisioneira, quando foje anda por em 8 expediçoe se em direção ao sul ate encontrar com seu marido mesmo gravida de 4 messes e em 16 de setembro de 1840, nasce seu primogênito Domenico Menotti. Mas os anos passam e o casal leva uma vida pacata e tem mais 3 filhos porem depois de ter lutado novamente ao lado de seu marido adoeceu, mais ela é considerada um heroina por ter lutado na guerra dos farropos.
      Luana Prim 2º II

      Excluir
    2. Anita Garibalde, é filha de familia humilde da cidade de Laguna, casouse jovem, mas não teve filhos, pois se separou e fugiu com Giuseppe Garibaldin e luta ao seu lado, onde é feita prisioneira. Logo ela foge anda por 8 expedições para o sul.Ela teve três filhos com ele, mas adoece. Mesmo assim é conciderado a heroina da querra dos farrapos.
      Aluno:Robson Marian, 2anoII.

      Excluir
  10. Anita garibalde foi uma mulher muito guerreira, ela nasceu em laguna, era de uma familia humilde, logo aos 14 anos jáse casou com um sapateiro, mais não era contente. aqui no br estava acontecendo a guerra dos farrapos ( era uma guerra que lutava por mudanças no gaverno, queriam a republica de santa catarina), estavam querendo a republica juliana ( republica de santa catarina ), durante essa guerra desenbarcaram em laguna guerreiros que vieram para lutar na guerra dos farrapos,um deles giusepe garibalde que se apaixounou por anita. Anita foge com ele, luta ao seu lado na guerra da republica aqui e no br, depois no uruguai tbm, edepois vai para a europa onde também luta pela republica da itália, vive sempre ao lado de garibalde, casa-se e tem filhos. em 1849 garibalde é lider da guerra de republica de roma, onde anita luta ao seu lado, ela acaba adoecendo por se esforçar e se expor de mais, ela luta mesmoestando gravida, neste mesmo anop ela e a criança morrem, ate hoje não se sabe a verdadeira causa de sua morte!!!
    Aluna: Loiane Cristina 2°II

    ResponderExcluir
  11. Anita nasceu em 30 de agosto de 1821 em Santa Catarina,aos 14 anos ela se casou e teve filhos e nesse mesmo periodo o sul do brasil participou da guerra dos farrapos,onde as pessoas esperavam para proclamar a republica catarinense,conhecida como republica juliana.Logo depois ela foge e se casa novamente dai entao com giuseppe Garibaldi onde luta a seu lado depois segue em direção ate o sul para se encontra com seu marido,gravida de 4 meses.Em 1940 nasce seu filho.e assim ela é conciderada uma heroína por ter enfrentado a guerra dos farrapos e lutado ate o fim...
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
  12. ANITA GARIBALDE Q NASCEU EM 30 DE AGOSTO DE 1821 EM SC ..ACABOU SE CASANDO AOS 14 ANOS E COM O PASAR DA VIDA TEVE FILHOS ..HOUVE UMA GUERRA ONDE ESTAVA ENVOLVIDA E O OBJETI=CO DA GUERA ERA A REPUBLICA CATARINENSE ..EM 1940 NASEU SEU FILHO E ASSIM ELA SE CONSEDEROU UMA EROINA TENDO LUTADO NA GURRE DOS FARRAPOS IARA GUCKERT 2ANO2

    ResponderExcluir