segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os Papas e a questão da Verdade


Parecemos viver numa sociedade que acredita na ciência, que recebe diariamente informações vindas da mídia (TVs, rádios, etc.) e é justamente essa enorme quantidade e forma de informações que acaba tornando tão difícil a busca da verdade como diz o filósofo John F. Kennedy, "Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância". Pois todo mundo acredita que essas informações são verdadeiras, e até porque não temos meios para avaliarmos o que recebemos.
Esse é o caso da notícia do Banco do Vaticano, onde o Papa Francisco comenta sobre as acusações, onde ela ela que nem sempre são verdadeiras, e que as vezes há uma certa desenformação ou um certo preconceito.
E são essas duvidas que nos fazem querer sair do estado de insegurança e conseguir perceber nossa ignorância e criar o desejo de superar a incerteza, assim tentamos buscar a verdade.
Em nossa sociedade é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verdade. Um exemplo disso é quando o Papa Francisco comenta sobre a questão da pedofilia e ele relatou que em muitos campos da sociedade os problemas não são apontados mas eles existem.
Essas dificuldades podem ter o jeito oposto em muitas pessoas, isto é, as dúvidas, incertezas podem trazer o desejo de conhecer a realidade.
É correto deixarmos guiar pela submissão, as ideias dominantes e aos poderes estabelecidos?
Será que é certo deixarmos uma pessoa (Papa Francisco) decidir sobre a questão relacionada ao casamento gay, ou união de duas pessoas do mesmo sexo, pode ou não ser aceito pela sociedade? "Aquele que se conhece é unico senhor de si próprio" (Pierre)

Aluna: Jaqueline S. Truppel
2º Ano I

25 comentários:

  1. Devido as muitas e fáceis informações ninguém pensa em buscar a verdade, nos deixamos levar pela afirmação (sendo verdadeira ou não) de outras pessoas ou de outros meios. Com o tempo as pessoas vão tendo "preguiça" de saber, pesquisar, questionar certas afirmações, preferem o mais fácil, o mais rápido do que o certo. Procurar saber se as afirmações estão corretas é muito importante, não devemos nos deixar levar por uma fofoca ou algo do gênero sem saber se é verdade ou não.

    Amábili 2ºII

    ResponderExcluir
  2. Ninguém pensa em buscar a verdade,por reseber as informações com uma presisão e rapides através dos meios de comunicação, causando uma comodidade e acaba não tem um senço filosofico.
    Não argumenta não questiona!EM FIM tem as informações e não verificam se a informação é veridica.

    ALUNO:JAIR ALVES
    2ºANO II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dias de hoje na era da tecnologia estamos nos acomodando e não questionamos e ai ficamos naquele "mundinho"e não procuramos mas a verdade e nós ficamos nas afirmaçoes que os outros fazem e não procuramos para saber se é verdade ou não.
      Por:MARIA MADALENA

      Excluir
  3. Com essa teoria acabamos caindo no comodismo,onde recebemos informações erradas e não questionamos se isso que nos passaram é realmente verdade.

    Aluno:Rafael weber 2ºI

    ResponderExcluir
  4. A busca da verdade esta cada vez menos sendo procurada, ou seja estão se deixando levar por qualquer outra informação, seja nos meios de comunicação ou até mesmo nos 'boatos' das pessoas. as pessoas estão ficando acomodadas e o que tiver pela frente esta valendo. onde assim acaba saindo as mentiras.

    Larissa 2ºI

    ResponderExcluir
  5. A busca da verdade esta cada vez mais escassa.por falta de informação, ou pelos fáceis meios de comunicação,o comodismo também gira muito em torno disso.As fofocas os atraem e assim mentiras se passam adiante.
    Daniela 2° I

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas deixam a verdade d lado por falta d informação e deixam ela a desejar e por isso não vão atrás
    Paula d Souza 2ºI

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião as pessoas vão muito pelas informaçoes e não pesquisa para saber de fato a verdade,que muitas informaçoes são erradas mais as pessoas acabam acreditando no que os outros falam e acabam sendo iludidas por tanta mentira e informações erradas.
    TAINARA 2º ANO I

    ResponderExcluir
  8. muitas pessoas deixam de buscar a verdade por falta de interesse, acabam ficando em o sue mundinho de conforto sem se preocupa com mais nada e deixam muitas pessoas a enganarem por falta de vontade de saber da verdade!
    Jacó 2º Ano 1

    ResponderExcluir
  9. Como agora tem muitos meios de comunicação, as pessoas não buscam a verdade, acreditam em qualquer coisa que veem ou ouçam falar. Não questionam, não procuram saber se é verdade mesmo, saber da verdade é muito importante e não nos deixar levar pelas fofocas que podem ser "mentiras".

    Scheila karina :)

    ResponderExcluir
  10. No mundo globalizado que temos hoje a busca pela verdade é cada vez menos frequente. As pessoas estão acomodadas e não se importam em saber se o que ouviu, o que leu, é realmente verdade. Muitos não tem a capacidade de desconfiar das informações por isso muitas pessoas e até mesmo a religião é julgada sem certeza de verdade. Sabemos que existem diversas acusações contra a igreja porém ninguém foi atrás para saber se realmente é verdade, a pessoa uve e simplesmente acredita.

    Jéssica da Silva Kreusch 2º ano I

    ResponderExcluir
  11. As pessoas não procuram a verdade por falta de vontade, as vezes por falta de informação assim acabam ficando sem a verdadeira verdade.
    Elielton 2 ano 1

    ResponderExcluir
  12. O comodismo esta nos deixando sem vontade de procurarmos descobrir se o que ouvimos e verdade ou nao,assim acreditamos em qualquer coisa....
    Aluna;camila bauer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas de hoje en dia estao deixando se levar,elas se "acomodao" do mode de falar nao se preocupan em buscar a verdade " se e assim ta bom e deu"
      lucas b marian

      Excluir
  13. Como agora tem meios de comunicação as pessoas não buscão a verdade muitas vezes deixam as pessoas falarem e não dão bola pra isso. muitas vezes julgamos alguem sem provas e isso muitas vezes machuca.
    Ana paula marian 2 ano 1

    ResponderExcluir
  14. A busca da verdade esta cada vez menos sendo procurada, ou seja estão se deixando levar por qualquer outra informação, seja nos meios de comunicação ou até mesmo nos 'boatos' das pessoas. as pessoas estão ficando acomodadas e o que tiver pela frente esta valendo. onde assim acaba saindo as mentiras.

    Everton Becker

    ResponderExcluir
  15. Devemos sempre pesquisar as coisas, porque hoje estamos com muitos meios de comunicação, com isso as pessoas acabam ficando acomodadas, não tem interesses de buscar a verdade, só vão sempre acreditando na palavra de outras pessoas. E temos que cuidar muito com certas coisas, como sair julgando qualquer pessoa sem motivos, porque isso pode acabar prejudicando a pessoa e a se mesmo.

    Mari Kulkamp 2ºano II

    ResponderExcluir
  16. no mundo de hoje nimgem busca a verdade,eles simplismente abrem a primeira pagina da internet e oque esta falando la é verdade e les não querem nem saber se é verdade ou não.hoje existem muitas informações e isso acaba confundindo a cabeça da gente
    jordao eger

    ResponderExcluir
  17. Devido as muitas tecnologias e meios de comunicação a gente não pensa mais em procurar a verdade e se deixamos se levar por coisas que nem sempre são verdades e muitas vezes apenas boatos e o pior é que julguemos algo se estar com a razão e nos machucamos ou machucamos alguém que a gente gosta.
    MAKELLI SEIDLER 2ºANO 2

    ResponderExcluir
  18. A verdade esta cada vez menos sendo procurada,procurar saber se as afirmações estão corretas é muito importante, não devemos nos deixar levar por uma mentira ou algo do gênero sem saber se é verdade ou não.A busca da verdade é essencial para nossas vidas.
    Renata Pinheiro 2 ano 2

    ResponderExcluir
  19. A verdade está cada vez mais se afastando de nós,e a mentira esta perto..Pois por a falta conhecimento nos leva a achar que uma coisa que é mentira vira verdade...
    Aluno;Juliano Marian

    ResponderExcluir
  20. A verdade está cada vez mais se afastando de nós,e a mentira esta perto..Pois por a falta conhecimento nos leva a achar que uma coisa que é mentira vira verdade...
    Aluno;Juliano Marian

    ResponderExcluir
  21. A verdade esta cada a vez mas longe de nós,e a mentira esta cada vez mas perto..e a pessoa que não tem conheimento acaba sendo levada pela mentira..
    Aluno;Juliano Marian

    ResponderExcluir
  22. A verdade esta cada a vez mas longe de nós,e a mentira esta cada vez mas perto..e a pessoa que não tem conheimento acaba sendo levada pela mentira..
    Aluno;Juliano Marian

    ResponderExcluir