Parecemos viver numa sociedade que acredita na ciência, que recebe diariamente informações vindas da mídia (TVs, rádios, etc.) e é justamente essa enorme quantidade e forma de informações que acaba tornando tão difícil a busca da verdade como diz o filósofo John F. Kennedy, "Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância". Pois todo mundo acredita que essas informações são verdadeiras, e até porque não temos meios para avaliarmos o que recebemos.
Esse é o caso da notícia do Banco do Vaticano, onde o Papa Francisco comenta sobre as acusações, onde ela ela que nem sempre são verdadeiras, e que as vezes há uma certa desenformação ou um certo preconceito.
E são essas duvidas que nos fazem querer sair do estado de insegurança e conseguir perceber nossa ignorância e criar o desejo de superar a incerteza, assim tentamos buscar a verdade.
Em nossa sociedade é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verdade. Um exemplo disso é quando o Papa Francisco comenta sobre a questão da pedofilia e ele relatou que em muitos campos da sociedade os problemas não são apontados mas eles existem.
Essas dificuldades podem ter o jeito oposto em muitas pessoas, isto é, as dúvidas, incertezas podem trazer o desejo de conhecer a realidade.
É correto deixarmos guiar pela submissão, as ideias dominantes e aos poderes estabelecidos?
Será que é certo deixarmos uma pessoa (Papa Francisco) decidir sobre a questão relacionada ao casamento gay, ou união de duas pessoas do mesmo sexo, pode ou não ser aceito pela sociedade? "Aquele que se conhece é unico senhor de si próprio" (Pierre)
Aluna: Jaqueline S. Truppel
2º Ano I