quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Enquete mostra opinião de alunos sobre Educação




Foi realizado uma enquete com alunos do Ensino Médio da Escola Bertino Silva no mês de setembro do ano de 2012. 83 alunos do 1º ao 3º anos responderam a pesquisa. Eis o resultado:


  • 53% dos alunos são contra o Ensino Médio Integral em nossa Escola;
  • 74,6% dos alunos não pensam em ser professor;
  • 91,2% pretendem  fazer uma faculdade;
  • 86,2% afirmam que os pais participam de sua vida escolar;
  • Os maiores problemas na educação são:
  • 1º - Falta de interesse dos alunos;
  • 2º - Falta de professores motivados e capacitados;
  • 3º - Falta de incentivo dos pais;
Escreva a sua conclusão: Que questionamentos podemos fazer? É possível encontrar algumas contradições? Você concorda com a enquete? Justifique.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pesquisa mostra consumo de bebidas alcoólicas no Ensino Médio




Foi realizado uma pesquisa com 111 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Bertino Silva  sobre o  consumo de bebidas alcoólicas,  no terceiro bimestre ( setembro e outubro) de 2012, que apresenta o seguinte resultado:

  • 55% dos alunos entrevistados são do sexo feminino;
  • 87,4% afirmaram que a bebida alcoólica não é importante em sua vida;
  • 72% dos estudantes tomam bebidas alcoólicas;
  • 51% afirmam que bebem somente em fins de semana;
  • 43% afirmam beber somente em festas;
  • 41% responderam que a bebida causa a sensação de liberdade;
Escreva a sua conclusão sobre o resultado da pesquisa realizada por alunos do terceirão. A pesquisa apresenta dados preocupantes? É necessário a Escola realizar campanhas de prevenção sobre o assunto? Justifique a sua resposta.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Após 124 anos da Lei Áurea, a escravidão continua

LEIA, REFLITA E ESCREVA O SEU COMENTÁRIO
Notícia publicada em 13/05/2012 - - Autor: Fernando Almeida Imprimir  


No dia 13 de maio, completou 124 anos que a princesa Isabel assinou a Lei que aboliu a escravidão no Brasil. Para muitos, esse ato foi um divisor de águas entre o Brasil antes e pós a libertação dos escravos. Porém, há controvérsias.  O certo é que legalmente no Brasil a escravidão chegou ao fim.  No entanto, na prática não foi bem assim, pois conforme narra Josué Montello em “Os Tambores de São Luís,” houve um princípio de comemoração, mas os escravos tiveram que retornar aos patrões para pedir favores como comida, moradia e emprego.

Essa data histórica passa despercebida pela grande mídia e ignorada pelos governantes, talvez como uma forma de colocar no esquecimento da história ou negar a existência dessa barbárie. Porém, a escravidão moderna continua. Um dos exemplos mais recentes de que a escravidão não acabou foi o caso que envolveu o trabalho escravo na fazenda do então senador pelo Tocantins, João Ribeiro.  Talvez a escravidão moderna não seja a base da senzala, chicote e as marcas de ferro quente na testa dos fugitivos.
O povo brasileiro ainda continua sendo escravo dos coronéis do poder, da má qualidade da educação, da precariedade da saúde e do baixo salário mínimo. A sociedade ainda assiste os grandes latifundiários desmatando e sendo perdoado pelo código Florestal e os homens públicos roubando o dinheiro da população. Naquela época os senhores de engenho lucravam muito com a mão de obra escrava dos africanos e hoje os políticos e os “Cachoeiras” usufruem ilegalmente do dinheiro dos impostos da população empobrecida.

Hoje são deputados, vereadores, prefeitos, governadores e demais corjas que vivem às custas dos escravos brasileiros. Somos obrigados a trabalhar 5 meses do ano para bancar os políticos braseiros e em troca receber as migalhas como se fossem esmolas. Vale ressaltar que muita coisa mudou, mas ainda pode ser afirmado que a escravidão está longe de ser abolida. Também os senhores de engenho mudaram apenas de nomes e de forma de agir. Infelizmente a escravidão continua... 


http://www.araguainanoticias.com.br/opiniao/2701/apos-124-anos-da-leu-aurea-a-escravidao-continua.html

15 de Novembro: Mais um Feriadão?

15 de Novembro, mas um feriado em nosso calendário. É ruim éim!! Pois é! A questão é por que é feriado? O que se comemora ou se lembra neste dia? Observe as imagens abaixo.








É isso aí, o Brasil muda o seu sistema de governo, a sua bandeira. A partir de 1889, exatamente há 123 anos somos uma República. Mas o que isto significa, o que isto representa? Quais as diferenças entre uma monarquia e uma república? Quais os interesses que levaram  os políticos da  época a proclamar uma república após 67 anos da independência do Brasil?
Vamos pesquisar  http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm
e responder estas questões.

Anita Garibaldi e a República Juliana

Você já foi em Laguna, uma das mais antigas e mais belas cidades de Santa Catarina? Observe as imagens:


Museu de Laguna - SC


Museu Casa de Anita


Retrato de Anita Garibaldi                   Pintura de Giuseppe Garibaldi


Vista da cidade de Laguna - SC - A cidade de Anita

Casas do centro histórico

             Anita Garibaldi

Laguna é uma cidade histórica, a cidade da heroína dos dois mundos,a Anita Garibaldi. Mas quem foi ela?Qual é a sua história? Por que Laguna é a cidade de Anita? O que é a República Juliana? Ela participou de uma luta revolucionária no tempo da Monarquia no Brasil. Que luta foi esta?
Pesquise no Link e responda.
http://www.infoescola.com/historia/anita-garibaldi/