terça-feira, 17 de abril de 2012

Ministros: Governo Aberto ajudará a aprimorar combate à corrupção



A secretária de Estado Hillary Clinton (dir.) se encontrou com a presidente Dilma Rousseff e o ministro Antonio Patriota ( 17 de abril de 2012)
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação

Os ministros da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e de Relacões Exteriores, Antonio Patriota, destacaram hoje a importância da 1ª Conferência Governo Aberto para aprimorar a transparência dos poderes e o combate à corrupção. O encontro acontece em Brasília e é copresidido pela secretária de Estado norteamericana Hillary Clinto, e pela presidente Dilma Rousseff. Mais de 40 países participam do evento, cujo nome em inglês é Open Government Partnership.
"Quanto maior for a exposição e a publicidade dos gastos e atos públicos, menor será o espaço para a corrupção e o desperdício", argumentou Hage em seu discurso. O ministro ainda lembrou que a conferência é uma iniciativa de compromissos voluntários e espontâneos dos países membros e citou o interesse de organizações da sociedade civil no mecanismo.
O chanceler Antonio Patriota ressaltou que o encontro é uma oportunidade para aperfeiçoar os esforços no combate à corrupção e na busca pela transparência de dados oficiais. "Estou certo de que sairemos (da conferência) fortalecidos pelo intercâmbio de ideias. Minha convicção é a da busca pela consolidação do Governo Aberto não só no Brasil, como no mundo", disse o ministro. O objetivo do Governo Aberto é fortalecer políticas nacionais de transparência e combate aos crimes contra o patrimônio público por meio da troca de experiências em execução nos países que integram o grupo.

(Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5724294-EI7896,00-Ministros+Governo+Aberto+ajudara+a+aprimorar+combate+a+corrupcao.html)

17 comentários:

  1. Acredito que esse encontro irá trazer boas esperanças para o combate a esse mal que atinge políticos..., a corrupção. É os próprios governantes, no caso a presidente Dilma que devem tomar frente da "caminhada" contra a corrupção. É isso que está acabando com a política no mundo e no Brasil(sem generalizar!). Tainara Cristina de Souza

    ResponderExcluir
  2. È uma ótima ideia pois assim tendo mais transparencia na política que combate a corrupção pois muitos políticos estão envolvidos na corrupção e nem sempre são punidos,roubão o dinheiro da sociedade e não investem no patrimonio público.
    claudiana2 ano2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho uma boa idéia pois em consequencia a isso vemos o imterece da presidente DILMA,esse encontro deve promover esperança parra o povo brasileiro ,pois o povo esta indignado pois os puliticos infratores nao estão sendo punidos pelos seus erros e isso nao é o certo por isso devem punir os puliticos coruptos.IARA GUCKERT.

      Excluir
  3. Concorco com a conferencia e acho que esse negocio de corrupção tem que ter um fim, acho uma otima ideia optar por mais transparencia com o destino do nosso dinheiro, dos nossos impostos, quanto mais tranparencia melhor, pois assim fica mais dificil de pessoas de mal carater desviarem o dinheiro publico, e esses corruptos e ladrões deveria parar atras das grades.

    Micheli Bourdot 2º noturno

    ResponderExcluir
  4. esse encontro é muito bom para trazer novas ideias e oportunidades para o br, e tbm para o br entrar mais em contato com o exterior. E tbm é bom para dexar bem claro os gastos e dimunuir e impedir a corrupção no nosso pais.
    Loiane Cristina de Souza 2ºII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, esse encontro foi muito bom porque com ele vem novas oportunidades para que o Brasil cresca entre em contato com o mundo exterior.........
      Acho que Dilma deve ter contatos com o pessoal de fora para trazer boas oportunidades de negócios para cá.
      Aluna: Dauana
      2°ano II

      Excluir
  5. Eu acho que é assim que devemos combater os corruptos,investigando para onde esta indo o nosso dinheiro público, e colocando os politicos atrás das grades.
    Alunos:Robson,Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Penso que com esse encontro sera tomado grandes medidas contra a corrupção, acho que ja chega de pessoas pagando impostos, implantando politicos através do voto dentro do senado, sendo que eles só pensem em dinheiro e não em ajudar a população, desviando dinheiro publico, para poderem envestir em capital para si próprio. Hoje em dia quem é honesto nem mesmo vende seu voto, ou seja quem troca seu direito de votar por pouca coisa tende a perceber que esta ajudando a corrupção, esta incentivando os politicos a irem atrás de dinheiro.Por isso concordo com a conferência.
    Aluna: Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu acho que Dilma está muito certa em manter contato com o mundo exterior pois traz muitas oportunidades para nosso Brasil...
    Esse encontro foi muito bom, pois é sempre bom manter contato com o mundo exterior!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que aDilma esta,fazendo bem pois assim ela pode trazer varias oportumidades para nós!!!!!
    FERNANDA REGINA BRUCH 2 ANO II

    ResponderExcluir
  9. Esse encontro sera bom para o Brasil e trara novas idéias que devem ser muito bem aproveitas por aqui para que acabe com a criminalidade ao patrimonio publico, entre elas a corrupção, e que tambem traga novas oportunidades para a sociedade.

    Julio Scheidt

    ResponderExcluir
  10. Esse encontro é otimo, porque assim ficara mais transparente a politica e os brasileiros verão com esta sendo usado o dinheiro dos impostos e em que ele esta sendo investido alem disso diminuira a corrupção e o Brasil tera mais contato com o exterior.
    Luana Prim

    ResponderExcluir
  11. Esse encontro foi uma grande iniciativa para acabar com a corrupçao, que é muito presente em nosso país. A iniciartiva da presidenta Dilma foi otima, pois é assim que tenque ser, o exemplo deve vir de cima. Se as ideias discutidades nesse encontro forem colocadas rigortosamente em pratica com certeza que a corrupção em nosso pais ira diminuir bastante.
    Marina 2ºI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu acho que foi ótimo ter acontecido esse encontro, pois agora quem sabe começam as iniciativas para acabar de vez com acorrupção, com a fome e principalmente com a desigualdade social.Também acho que essa iniciativa deveria de ter cido tomada a muito tempo e não somente agora, más mesmo assim foi muito bom.
      Aluna: JUliana
      Série: 2º ano I

      Excluir
  12. Achei a reportagem bem interessante, e o governo aberto uma boa idéia não só para nosso país mais também para os outros. Acho que todos os países deveriam participar e ser cúmplices uns dos outros para que o combate seja mais rápido e os políticos corruptos sejam punidos adequadamente.Espero que o governo aberto seja efetuado com sucesso e haja juntamente com a justiça e outros projetos em combate a corrupção, e esta realmente seja combatida sem mentiras, para que assim possamos viver num pais mais justo e honesto e , menos corrupto e desigual.
    ASS: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
  13. Penso que com esse encontro sera tomado grandes medidas contra a corrupção, acho que ja chega de pessoas pagando impostos, implantando politicos através do voto dentro do senado, sendo que eles só pensem em dinheiro e não em ajudar a população, desviando dinheiro publico, para poderem envestir em capital para si próprio. Hoje em dia quem é honesto nem mesmo vende seu voto, ou seja quem troca seu direito de votar por pouca coisa tende a perceber que esta ajudando a corrupção, esta incentivando os politicos a irem atrás de dinheiro.Por isso concordo com a conferência.

    Everton Becker

    ResponderExcluir