terça-feira, 24 de abril de 2012

AGIMOS COM A RAZÃO OU A EMOÇÃO?

 

" Todo mundo não age apenas por emoção ou razão, porque tem momentos em que agimos mais pela razão, outras vezes mais pela emoção, e isso é inevitável. Algumas horas agimos sem pensar e em outras, em decisões importantes pensamos muito antes de agir." ( Luana Prim ).

" A cada coisa que fazemos, pensamos, precisamos da razão para agirmos corretamente, pensar de forma certa, pelo lado justo. As vezes agimos emocionalmente conforme diz nosso coração, e não pelo lado da razão, percebendo se está ferindo os outros ou não, se está prejudicando as pessoas em relação a vida, aos sentimentos dela." ( Giseli Vermöhlen).

" O nosso mundo está irracional, pois pessoas malucas sem pleno juizo estão dominando nosso ambiente, muitos sem responsabilidade nenhuma". ( Iára Guchert).

" Talvez a falta de racionalidade em nosso planeta seja uma causa da ausência do uso da filosofia. Acredito que a razão, fé e emoção estão conectados. Costumo pensar antes de agir, porém, não sei definir se uso mais a razão ou a emoção. " ( Tainara Cristina de Souza ).

" Nós agimos mais com a razão, mas não esquecemos das emoções. Existem  questões que precisam ser vistas com um pouco mais de emoção, para não magoar minguém. E outras que precisamos ser mais racionais para não se arrepender futuramente. É sempre bom utilizarmos a razão para não sermos enganados ou iludidos, pois assim pensamos duas vezes antes de acreditar facilmente nas coisas, e questionamos bastante para não haver mal entendidos, dúvidas ou decepções." ( Ivana, Marina ).

23 comentários:

  1. "Costumo usar a razão quando tenho que lidar com questões mais delicadas, em que a minha decisão atinge mais pessoas, de forma mais generalizada.Já utilizo a emoção quando é assuntos familiares, mais emocionais... Penso que devemos usar cada uma dependendo da situação. uso mais a emoção."
    Tainara Cristina de Souza

    ResponderExcluir
  2. Em alguns momentos agimos pela razão e pela emoção mais nas maiorias das vezes agimos pela emoção ou seja agimos sem pensar e sem uma razão propria pala fazer algo.Nem sempre temos uma razão para fazer alguma coisa e é isso que nos leva a agir sem pensar.
    claudiana 2 ano2

    ResponderExcluir
  3. as vezes agimos com a razão e em outros momentos com emoção, dependendo do momento e da situação! momentos mais sérios pensamos bastante, agimos com razão. em momentos mais cotidianos e de bobera agimos com e emoção, com o impulso falando e fazendo o q não devia!!!
    Loiane Cristina de Souza 2ºII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agimos com a emoção pois na hora de agir não pensamos.Agimos de imediato sem pensar nas consequencias.
      aluna:Inadri Hillesheim 2°ano2

      Excluir
    2. USO A RAZÃO EM QUESTÕES MAIS SERIAS E QUE EXIGE MAIS DELA.A
      EMOÇÃO ÉUSADA NO DIA-A-DIA PELAS PESSOAS MAIS CASUALMENTE,NA ESCOLA, COM OS AMIGOS,EM CASA.EU ACHO QUE O MEU AGIR É MUITO MAIS COM A RAZÃO DO QUE COM A EMOÇÃO NÃO É O CERTO MAIS SE EM TODOS OS MOMENTOS TODOS AGISSEMOS COM A RAZAÕ PRA QUE HAVERIA DE TER A EMOÇÃO?AS VEZES É BOM AGIR COM A EMOÇÃO TAMBÉM.
      ALUNA:Taismara LAURINDO

      Excluir
  4. Bem,em muitos casos somos levados pela emoçâo, agimos sem pensar, com impulso, em outros casos precissamos usar o termo racionalista, usar a razão para não nos arrependermos futuramente. mas é claro ninguém é de ferro devemos usar a razão para mais tarde não sermos enganados, pois assim iremos pensar duas vezes antes de fazer as coisas e acreditar em alguém.........
    Mas devemos sempre cuidar para não machucar a outra pessoa!!!!!!!!
    Alunas: Dauana,Fabiana
    2°ano II

    ResponderExcluir
  5. Ajo as vezes com emoção, outras com a razão. Muitas vezes precisamos agir com emoção, praticamente não pensar certo e sim apenas agir por empulso, muitas vezes nem da tempo de analizar para podermos concertar o que esta errado, se questionar é um fato que não pode faltar mas muitas pessoas não fazem isso por isso que acham que só eles estão certos, não anlizam o que os outos penssam. Se agirmos com razão estaremos fazendo as coisas certas e não as erradas.Muitas vezes agimos com toda a emoção com o nosso coração.
    Aluna: Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir
  6. Nòs agimos mas com a emoção,porque muitas vezes agimos
    sem pensar e sem ter razão do que estamos fazendo,e
    se agirmos sem pensar podemos prejudicar algem inocente.Alunos:Carlos,Robson.

    ResponderExcluir
  7. 'A razão deve ser usada em situações mais sérias, em nosso trabalho, na escola, em situações que não devemos pensar em niguém com a emoção.
    Ja com a emoção podemos agir em coisas menos 'sérias' como em nosso dia a dia e em que possamos agir mais no impulso'

    Julio Scheidt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A RAZÃO,e usada quando falamos, a verdade e a emoção,quando fazemos algo por inpulço!!!!!!

      Excluir
    2. A razão,e sempre usada,atravez da verdade e a emoção por uma atitude,por inpulço!
      FERNANDA REGINA BRUCH 2 ANO II

      Excluir
    3. A razão deve ser usada quando estamos numa situação mais séria por exeplo num trabalho ou em uma ou trasituaçao . JA a emoçao uso no meu dia a dia . Muitas vezes bate aquela emoçao que nao consequimos conquitar sozinho ... presizamos de ajuda , ou contamos com o nosso proprio inpulso ...


      Aluna: ADAIANA APARECIDA SCHWIEBUSS

      Excluir
    4. Pra mim nós agimos com a razão e com a emoção.Mas o que a gente leva a mais a sério é a emoção, pois muitas vezes agimos sem pensar e não vamos em busca da razão pra ter certeza de que realmente é aquilo ou pra saber se de que nos falam é verdade, e muitas vezes acabamos agindo errado sem ter a razão.

      Aluna:Valésia Linhares Michahki

      Excluir
  8. As vezes usamos a razão, as vezes a emoção, em momentos fazemos as coisas sem pensar no impulso, outras horas pensamos e refletimos, tudo depende do dia, do assunto e do momento. a razão leva na maioria das vezes a atitudes certas, e a emoção as fezes nos prejudica, pois agimos com o coração e não com a cabeça.

    Micheli Bourdot 2º noturno

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo não age apenas por emoção ou razão, porque tem momentos em que agimos mais pela razão, outras vezes mais pela emoção, e isso é inevitável. Algumas horas agimos sem pensar e em outras, em decisões importantes pensamos muito antes de agir.
    Luana Prim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes agimos com a razão ou com a emoção depende do que estamos fazendo e na hora que está acontecendo.As vezes agimos por impulso sem pensar nas consequencias que virão depois por isso é bom pensar antes de acusar alguém.
      Aluna;Claudia Vill

      Excluir
  10. Eu particularmente sou o tipo de pessoa que deixa as emoçoes de lado e procura agir sempre dando mais valor para a razão. Em algumas situaçoes é preciso usar a razão, principalmente quando a reação do que é descidido não afeta apensa a mim mais afeta varias pessoas. Em outras questoes onde a minha decisao é so minha ou ou seja as concequencias afetaram apenas a mim, ou envolve mais sentimentos uso mais a emoção. Depende da questao, do problema e de quem sera afetado para descidir se devo agir racionalmente ou emocionalmente.
    Marina 2ºI

    ResponderExcluir
  11. Eu penso que todos nós usamos a razão e a emoção juntas em algumas situações utilizamos mais a razão em outras mais a emoção, vai depender da situação do momento em que estamos. Mas devemos tomar cuidado pois a emoção as vezes pode nos fazer sofrer ou fazer outras pessoas sofrerem e a razão nos leva a decisões mais concretas por isso devemos utiliza-las em conjunto, e pensar bastante antes de agir.
    ASS: Ivana Beppler

    ResponderExcluir
  12. As vezes agimos com a emoção, pois fazemos muitas coisas sem pensarmos nas consequências que virão, e sem nem imaginarmos que podemos estar machucando pessoas inoscentes. Más tambem agimos com a razão, onda temos certeza do estamos fazendo e que não iremos ferir nimguem sem saber prieiro se realmente é verdade ou não.
    Aluna: Juliana
    Série: 2º ano I

    ResponderExcluir
  13. as vezes nós agimos com razão e outras sem agumas que precizariamos pensar primeiro nos agimos por impulso.
    aluno:edilson 2ano1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q nem sempre devemo agir com a razao poi muitas vezes devemos pensar muito bem antes de qualquer atitude para nao se arrepender mais tarde
      Aluna:ELENA PEREIRA 2ANO

      Excluir
  14. eu concordo com o enquete pois na nossa realçodade os estudantes nau estao muito entereçados com os estudos e alguns tem razoes para nao se enteresar pois precisam trabalha na lavoura e nau tem tenpo para estudar en periodo entegral por isso acabam nau se enterecando pelos estudos e com isso perdem o interece eu axo q todos deveriam tirar o yempo para estudar e depois trabalha pois precisamos do estudo para se tornarmos pessoas de bem com a vida arrumando um bom enprego e comstruir um futuro melhor e por isso todos devemos estudar e se esforsa para conseguir se dar ben na vida .pois se continuar assim essa enquete vai ficar com o indise mais baixo a inda e com o passar dos anoa o bbarsil vao perder com esse problema ..IARA GUCHERT 2ANO2

    ResponderExcluir
  15. Bem,em muitos casos somos levados pela emoçâo, agimos sem pensar, com impulso, em outros casos precissamos usar o termo racionalista, usar a razão para não nos arrependermos futuramente. mas é claro ninguém é de ferro devemos usar a razão para mais tarde não sermos enganados, pois assim iremos pensar duas vezes antes de fazer as coisas e acreditar em alguém.........
    Mas devemos sempre cuidar para não machucar a outra pessoa!!!!!!!!

    Everton Beckler

    ResponderExcluir