segunda-feira, 25 de março de 2013

A Filosofia como procura da Verdade


“Em seu pequeno e brilhante livro Introdução à Filosofia, Jaspers (1883-1969) insiste na idéia de que a essência da filosofia é a procura do saber e não a sua posse. Todavia, ela ‘se trai a si mesma quando degenera em dogmatismo, isto é, num saber posto em fórmula, definitivo, completo. Fazer filosofia é estar a caminho; as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas, e cada resposta transforma-se numa nova pergunta’. Há, então, na pesquisa filosófica uma humildade autêntica que se opõe ao orgulhoso dogmatismo do fanático: o fanático está certo de possuir a verdade. Assim sendo, ele não tem mais necessidade de pesquisar e sucumbe à tentação de impor sua verdade a outrem. Acreditando estar com a verdade, ele não tem mais o cuidado de se tornar verdadeiro; a verdade é seu bem, sua propriedade, enquanto para o filósofo é uma exigência. No caso do fanático, a busca da verdade degradou-se na ilusão da posse de uma certeza. Ele se acredita o proprietário da certeza, ao passo que o filósofo esforça-se por ser peregrino da verdade. A humildade filosófica consiste em dizer que a verdade não pertence mais a mim que a ti, mas que ela está diante de nós. Assim, a consciência filosófica não é uma consciência feliz, satisfeita com a posse de um saber absoluto, nem uma consciência infeliz, presa das torturas de um ceticismo irremediável. Ela é uma consciência inquieta, insatisfeita com o que possui, mas à procura de uma verdade para a qual se sente talhada.”

1. Qual é a sua conclusão?

34 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto refere-se a uma pessoa que comete dogmatismo, ou seja ela acha que é dona da verdade e acaba sendo ignorante, não corre mais atrás de notícias,pesquisas,como informações pra estar atualizado no dia á dia.O filósofo fala que a verdade é uma exigência.
      Aluno;Juliano Marian

      Excluir
    2. O texto refere-se a uma pessoa que comete dogmatismo, ou seja ela acha que é dona da verdade e acaba sendo ignorante, não corre mais atrás de notícias,pesquisas,como informações pra estar atualizado no dia á dia.O filósofo fala que a verdade é uma exigência.
      Aluno;Juliano Marian

      Excluir
    3. a filosofia e importante para podermos buscar a verdade sobre algo ;que estamos em dúvida se pode ser verdade ou falso,pensar e refletir sobre nossos atos,saber falar o assunto para a pessoa certa.E sempre buscar a verdade sobre algo antes de tomar alguma atitude precipitada.
      aluna;Daiana leal 2 ano1.

      Excluir
  2. Humildade autêntica que se opõe ao orgulhoso dogmatismo do fanático: o fanático está certo de possuir a verdade.Assim sendo, ele não tem mais necessidade de pesquisar e sucumbe à tentação de impor sua verdade a outrem. Acreditando estar com a verdade, ele não tem mais o cuidado de se tornar verdadeiro; a verdade é seu bem, sua propriedade, enquanto para o filósofo é uma exigência.

    Everton Becker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse texto fala sobre dogmatismo do fanatico.acreditar na verdade ele nao tem mais o cuidado de se tornar verdadeiro.a verdade e um bem mais pro filosofo e um,a exigencia
      ass.anha paula marian

      Excluir
  3. a essencia da filosofia é a procura do saber e não a possuila,quer dizer que procurarmos o saber,conhecer outras opiniões é melhor do que ter uma opinião isolada e não asseitar a opínião dos outros
    jordano eger-07

    ResponderExcluir
  4. A filosofia é estar no caminho certo,pois ela nos ajuda a ver o que é realmente o certo e não nos deixar levar pelo dogmatismo que é o que sabemos desde criança e muitas vezes somos teimosos e não nos deixemos aprender e só nos deixemos levar pela atitude dos outros.Quando pensamos estar com a verdade só pensamos que estamos certos e não buscamos a verdade.
    MAIKELLI SEIDLER 2º ANO 2

    ResponderExcluir
  5. Nós não podemos ficar com nossas próprias conclusões da verdade, temos que ter mente aberta para ter novas ideias e nomas conclusões porque nem sempre o que você pensa é a verdade, nem o que o outro diz que a verdade pode ser verdade precisamos ir atras da verdade e ter a humildade de perguntar.

    Rafael Gonçalves 2°anoII

    ResponderExcluir
  6. A verdade filosófica depende de nós mesmo ela está diante de nós, não pertence a mim e nem a voces a gente precisa procurar a verdade em nossas atidudes filosóficas. Pensar e descubrir a verdade correr atrás de nossos sonhos e realiza-los.
    Jaiani Caroline Steffens 2º ano II

    ResponderExcluir
  7. A filosofia vem do ato de pensar, refletir sobre o assunto, as vezes só, as vezes tirando duvidas , socialmente, ou seja, tendo um dialogo com as outras pessoas. no texto diz que a pessoa viciada em conseguir a verdade, ser uma pessoa curiosa, a ponto de passar horas e horas pensando, refletindo, filosofando sobre o assunto. E assim, procurando pelos outros a resposta certa, e deixar de ela mesmo ir atraz da verdade, mas a pessoa tem que pensar que, o que vale, é a opnião dele prório, e não dos outros.

    ~Renato R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo mundo acha que esta com a razão sobre a verdade mas por outro lado estamos usando ela para o mal de algo que podemos fazer pra prejudicar alguém mesmo que a mentira seja pequena acaba trazendo grandes consequencias para a nossa própria vida. por isso devemos acreditarmos em nos mesmo ou deixar que ela mesmo vem a tona....
      Paula de Souza 2ºano 1

      Excluir
    2. A filosofia vem no ato da gente quetionar e procurar a resposta,refletir,pensar no assunto,tirar as nossas duvidas e claro buscar respostas socialmente ou sozinho.E a respostas nos deixa capazes e mas humanos.
      By:Maria Madalena

      Excluir
  8. Ele fala que a filosofia ela nos leva a duvidar,e com isso nos leva por todavia;a verdade mas devemos procurar ela não apenas acreditar em algo que nos convença facilmente.Devemos cada investir mas na procura da verdade pois ela nos possibilita uma vida melhor não se deixar pelo dogmatismo.A verdade nos torna mais humanos e mais capasses.
    Jamile maria kruschinscki

    ResponderExcluir
  9. A filosofia se resume mais nas perguntas, quando a gente corre atrás de uma resposta, a gente ta filosofando, a gente corre pra descobrir a resposta, a gente pensa muito, e assim, quando a gente acha uma resposta, daquela resposta a gente tira mais perguntas, e vai correndo atrás, sempre filosofando, sempre querendo saber mais. Mais isso não quer dizer que não devemos ter nossa própria opinião, claro que devemos ter nossa própria opinião, sempre. A gente vive correndo atras da verdade.

    CaRLa KnAuL *-*

    ResponderExcluir
  10. Ele fala que a filosofia ela nos leva a duvidar,e com isso nos leva por todavia;a verdade mas devemos procurar ela não apenas acreditar em algo que nos convença facilmente.Devemos cada investir mas na procura da verdade pois ela nos possibilita uma vida melhor não se deixar pelo dogmatismo.A verdade nos torna mais humanos e mais capasses.
    Jamile maria kruschinscki

    ResponderExcluir
  11. Com a filosofia procuramos saber muitas perguntas, respostas, mais isso só iremos descobrir e tirar nossas dúvidas se corrermos atráz e pesquisar, porque nada vem em vão. E com a filosofia procuramos sempre conhecer a opinião de outras pessoas, saber ideias diferentes, e com certeza temos que sempre ter nossa opinião própria. Vivemos atráz de novas respostas, novas verdades.

    Mari Kulkamp *--*

    ResponderExcluir
  12. A verdade é seu bem, sua propriedade,A humildade filosófica consiste em dizer que a verdade não pertence mais a mim que a ti, mas que ela está diante de nós e que Ela é uma consciência inquieta, insatisfeita insiste na idéia de que a essência da filosofia é a procura do saber e não a sua posse
    aluna:Renata Pinheiro 2 ano2

    ResponderExcluir
  13. A verdade é seu bem, sua propriedade,A humildade filosófica consiste em dizer que a verdade não pertence mais a mim que a ti, mas que ela está diante de nós e que Ela é uma consciência inquieta, insatisfeita insiste na idéia de que a essência da filosofia é a procura do saber e não a sua posse
    aluna:Renata Pinheiro 2 ano2

    ResponderExcluir
  14. A filosofia leva a gente a pensar sobre as questões, fazer perguntas.Que devemos procurar a verdade, temos que esclarecer nossas dúvidas e procurar sempre pesquisar. Vivemos esperando saber da verdade.

    Scheila Karina Bratfisch (:

    ResponderExcluir
  15. fala sobre a pessoa que cometeu dogmatismo,acha que tudo o que ela fala e verdade ,esta sendo ignorante pois se voce quer voce consegue e so lutar e batalhar.
    lucas b mariam

    ResponderExcluir
  16. O texto fala sobre uma pessoa que cometeu dogmatismo,ou seja, tudo o que ela fala e verdade,mas essa pessoa esta se tornando ignorante.
    Na minha opiniao devemos correr atras dos nossos objetivos porque nada acontesse sozinho.
    Nome;CAMILA BAUER

    ResponderExcluir
  17. Nós não podemos ficar com nossas próprias conclusões da verdade,pois pensando você irá ter uma conclusão exata...


    Aluno:Rafael Weber

    ResponderExcluir
  18. A filosofia é feita para as pessoas pensar,mais muitas pessoa as vezes querem ser mais q todo mundo e acaba fazendo papel de otário para os outros pq acaba sendo um grande ignorante
    aluna:Tainara

    ResponderExcluir
  19. as vezes pensamos que estamos falando somente a verdade mas na verdade estamos sendo ignorantes.devemos buscar a verdade ,nunca ficar satisfeito com opinioes que temos
    Jaqueline de Lima Truppel

    ResponderExcluir
  20. a minha conclesão é que devemos ser onestos não so conosco mas tambem com os outros ao nosso redor, e se posivel disermos sempre a verdade porque com isso ganhãmos creditos com nossa sociedade.

    Aluna:Vitoria C. S. Kammer

    ResponderExcluir
  21. A filosofia é um conjunto de perguntas e respostas, ou seja, procuram, duvidam, criticao, desconfiam entre outros, mais no texto nos quer dizer, que devemos procurar o que somos de verdade, procurar o que a em nos, sermos verdadeiros consigo mesmo, porque assim, seremos pessoas bem vistas, bem faladas, no sentido bom. Mostrar o nosso verdadeiro EU.

    Larissa I. Scheidt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A filosofia faz com que as pessoas pensem sobre um assunto,se enteresem que correm atraz para saber mais,fazem perguntas,conversem,dialogam mais.
      tainara 2º ano 1

      Excluir
  22. Fala que não devemos ficar com nossas próprias opnioes mais sim buscar a verdade.
    Que pensamos estar sempre correto mais as vezes com isso podemos estar sendo ignorantes.
    Jacó 2º Ano 1

    ResponderExcluir
  23. a filosofia nos leva a pensar, pois pesando você irá ter uma conclusão exata,fala também que os filósofos nunca estavam satisfeito pois sempre ficavam quietos e sim questionando

    aluno:Elielton schaffer

    ResponderExcluir
  24. O texto refere-se a uma pessoa que acha que é dona da verdade.
    a filosofia é perguntar questionar criticar a fim de nos tornarmos pessoas melhores.pensar estar sempre certos e no fim das contas estamos sendo ignorantes.
    Daniela 2ano1

    ResponderExcluir
  25. Para min a filosofia é importante para nós pensarmos se algo que ouvimos é verdade pois ela nos ensina que antes de tudo nós temos que pensar
    Bruner sens.

    ResponderExcluir
  26. A filosofia é algo que nos faz pensar, refletir, analisar de todos os lados. É muito importante 'duvidarmos' das coisas. Não devemos sair por ai acreditando em tudo o que nos falam, devemos duvidar, criticar, até termos certeza.

    Amábili 2º II

    ResponderExcluir
  27. A filosofia é a ciência que estuda um conjunto de ideias formadas apos uma ideia mal explicada ou seja uma ideia sem a certeza de veridicidade!
    ALUNO:JAIR J J ALVES
    2 ANO II

    ResponderExcluir