quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A resistência indígena


1. Escreva uma síntese da reportagem

42 comentários:

  1. O vídeo mostra uma tribos indígenas.Contando seus direitos que muito pouco são valorizados, fazendeiros invadindo sua terras, os matando (não poupando nem criança), fala da insegurança que eles sentem e até mesmo o preconceito. Enfim o vídeo mostra a dura realidade indígena aqui no Brasil... Discriminação, desvalorização dos povos isso é cada vez mais frenquente no país;

    Marília de Souza Marian 2°̣I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mostra que os indiginas não são mais valorizados,eles tem os mesmos direitos que uma pessoa normal,eles são brasileiros também tem conhecimentos até andam no mundo atualizado nosso porque eles não podem ter as mesmas chances que um de nos podiamos ter.uma das indiginas comentou que por eles ter vários filhos ele acabam tendo preconceitos onde comentou q os indios só sevem para ter filhos
      carolaine bonikoski 2ano

      Excluir
  2. O vídeo mostra que não é valorizado os direitos dos índios.E por causa disso está ocorrendo muitas brigas e gerando até morte, nem as crianças escapam da crueldade dos fazendeiros.A discriminação,a desvalorização da população está cada vez mais frequente.
    ADRIANA EGER 2 ANO 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reportagem apresenta a discriminação que ocorre com os indígenas, e os conflitos que há sobre as suas terras.
      Lutam contra os fazendeiros para em viver suas terras de seus antepassados.
      Andresa 2ºII

      Excluir
  3. O video mostra que os direitos dos indios são poucos valorizados,e eles dizem que são descriminados pela sua cultura, e perderam as terras para fazendeiros que invadiram as terras indigenas.Os indios tem o mesmo direito que qualquer um ser humano mesmo sendo de cor e raça diferente.os indios são desvalorizados.. infelismente em algumas ocasioes as indias gravidas não são atendidas nos hospitais,e é a realidade deles, eles sofrem muito,o Brasil deve de mudar o jeito de pensar,só assim o Brasil cresce rico e sem pobreza
    CARLA ROBERTA MARIAN 2 ANO I

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que deve ser demarcado as areas dos indigenas pois é a unica coisa que eles tem de bems para a vida deles eles ajudam a preservarem a natureza já enquanto os brancos só destroem o bem da natureza e os indios cuidam e preservam


    LEANDRO MAY 2ANO

    ResponderExcluir
  5. O vídeo mostra que cada vez mais o homem esta invadindo as terras indígenas e acabando com as culturas dos índios que vem de gerações a gerações,então os índios estão se revoltando com as outras pessoa,pela devastação e também pelo racismo que eles sofrem.

    Itairã Rossi

    ResponderExcluir
  6. o video motras cada vez homens como sao indios passadao fome mais tem pessoal passadao fome nese mundo ou no brasil tambem cada vez de melhoras tao pioradao nesse mundo tao pequeno nesse lugar mais indio que pessoal difertes nesse lugar de fim do mundo ondes todos nois tamos
    nome leize kammers
    2ano
    24 02 14

    ResponderExcluir
  7. O vídeo mostra varias famílias indígenas de Mato Grosso do Sul tentando lutar pelos seus direitos.Fazendeiros invadindo áreas ocupadas, matando muitos deles inclusive crianças para retomar a posse de terras dos índios por direito para criação de gados e outros cultivos.

    Leandro Koenig

    ResponderExcluir
  8. O vídeo mostra que os índios não são vistos como uma pessoa normal mas sim eles estão sendo tratados como um bicho por que eles não estão ganhando os seus direitos, os fazendeiros tão matando os índios para ocupar as terras com a criação de gado e para a agricultura. Isso pode se dizer que os índios são discriminados .
    Guilherme Augusto Vermohlen

    ResponderExcluir
  9. índios reclamando por não serem respeitados pela sociedade , mulheres índias reclamando por não serem bem atendidas pela maternidade pelo fato de serem índias , a própia maternidade pedindo para as índias usarem preservativos , fazendeiros disputando território com os índios.
    Milena Jaqueline Kreusch

    ResponderExcluir
  10. O vídeo mostra uma tribo indígena e essa tribo fala de seus direitos que tão pouco são valorizado e os fazendeiros tomam posse dessas terras e querem que eles pagam o valor exato que vale as equitarias que os fazendeiros saem dali.
    Luana Aparecida Eger

    ResponderExcluir
  11. O vídeo mostra uma tribo indígena. Eles falam de que a maioria dos indíos ainda soferem muito preconceito que muitos direitos são pouco valorizados, a maiorian dos fazendeiros querem as terras só pra eles ou seja estão invadindo as terras dos povos e estão disputando terras com os indíos, também as mulheres estão reclamando que elas não são bem atendidas nos hospitais e etc . Assim se a sociedade continuar preconceituosa a tendencia é piorar.

    Natalia elias 2 ano I

    ResponderExcluir
  12. Não sou a favor deste vídeo pois eles tiram as terras de quem se sacrifica trabalhando para pagala, e os índios vem e tomam as terras de graça. Mas os índios defendem que aquelas terras eram de seus antecedentes e por isso são de direito deles e também querem um pouco de respeito pela cultura deles as índias reclamam que quando chegam nas maternidade não são bem atendidas e além disso diziam para elas usarem preservativo.

    ketlyn karolayne kreusch 2 ano I

    ResponderExcluir
  13. O vídeo mostra uma tribo indígena. Os índios falam dos seus direitos que muitas vezes são ignorados pelas autoridades, como por exemplo, índios nativos de uma comunidade terem que lutar contra fazendeiros para ficar lá, onde é o seu lugar, e nessas invasões de terras dos fazendeiros muitos índios morrem (inclusive crianças), falam da insegurança que sentem. Enfim, o vídeo fala da dura e fria realidade da vida dos indígenas no brasil. Temos quase 900 mil índios no brasil que muitos deles vivem em uma extrema miséria sem nenhuma condição de vida melhor. sendo que são muitas vezes descriminados nos hospitais.
    jéssica kraus!

    ResponderExcluir
  14. O vídeo mostra que os índios estão ficando sem suas terras ,e estão lutando por seus direitos.Os fazendeiros estão ocupando as terras dos nativos para o uso da criação de gado.E também mostra a discriminação que os índios sofrem,porque falam que índio não trabalha e só quer ter filhos.

    Paulo Henrique França . 2 ano 1

    ResponderExcluir
  15. O vídeo mostra uma aldeia indígena, no Mato Grosso do Sul. Fala que pouco é se importado com o povo indígena naquela região, mas vemos que não é só naquela região, o país todo sofre com isso, indígenas de todo país, por isso cada vez mais a cultura indígena é desvalorizada. Eles até tentam correr atras de seus direitos, mas muito pouco é feito. No fim do vídeo mostra, que o povo não se importa com os índios, foi-se feito um BO contra um fazendeiro que os ameaçava e dois dias depois do BO aconteceu a tragédia na qual os fazendeiros mataram os índios. Triste realidade deste país.

    Luiz Eduardo
    2 ano Noturno

    ResponderExcluir
  16. no vídeo mostra que os indígena, que sofrem muito preconceito, nao tem os mesmos direitos que os "homem bancos", muitos fazem muitas disputa com os fazendeiros sobre a terra de direto, onde eles nasceram e viveram a sua vida, seguindo sua cultura...

    João Laurindo

    ResponderExcluir
  17. o vídeo mostra a dura realidade indígena aqui no Brasil Discriminação, desvalorização dos povos isso é cada vez mais frequente no país,Os índios falam dos seus direitos que muitas vezes são ignorados pelas autoridades, como por exemplo, índios nativos de uma comunidade terem que lutar contra fazendeiros para ficar lá, onde é o seu lugar, e nessas invasões de terras dos fazendeiros

    mateus eduardo lohn

    ResponderExcluir
  18. Os índios lutam pelas terras que foram tiradas deles, também lutam para sair da situação de miséria em que estão. Então vários conflitos entre os indígenas e os receptores dessas terras vem acontecendo, um empece que deve ser resolvido pela Funai.

    ResponderExcluir
  19. os indígenas estão sendo excluídos da sociedade, vivendo muitas vezes na miséria, e sem direitos, sofrem preconceito. alem dos conflitos com os fazendeiros por causas de terras e eles estão lutando por o que e deles por seus direitos. Querem viver em uma sociedade sem discriminação e sem preconceito.
    Camila 2 II

    ResponderExcluir
  20. no video mostra os indios pedindo seus direitos, as violencias que estao acontecendo em suas aldeias e a cituaçao precaria que eles vivem e ainda a discrimenaçao do governo e fazendeiros...
    gabriel g. scheidt

    ResponderExcluir
  21. O vídeo relata a angustia dos índios por estarem perdendo aos poucos sua cultura. Eles também sofrem com os poucos cuidados que recebem, foram basicamente esquecidos por uma parte da população. E não podemos esquecer da moradia deles, querem retirar as terras que são deles por direito.

    Taya Cristina

    ResponderExcluir
  22. é que os índios sofrem muitos preconceitos pela cor da pele e porque não tao tendo os mesmos direitos do que nós eles estão precisando de mas terras e não tao conseguindo mas nem um pedaço de terras assim eles estão brigando com os fazendeiros por terras assim vai causar muitas mortes os índios estão sofrendo com isso.

    nome: Guilherme Luiz Theisges

    ResponderExcluir
  23. o video mostra a dura realidada enfrentada pelos indigenas no brasil. Índios nao tem quase nenhum direito hoje e os direitos que eles tem muitas vezes sao ignorados além de tudo sofrem com o preconceito e com perda de territorio que muitas vezes foram criados alí nesse local e tenham que sair porque fazendeiros compraram a propriedade e quando eles se recusam a sair do territorio muitas sao mortos.

    marques filipe henchel

    ResponderExcluir
  24. O vídeo nós mostra os índios Contando seus direitos que muito pouco são valorizados pelos brancos, fazendeiros invadindo sua terras, os matando e não poupando nem criança que não tem como se defender.Eles até tentam correr atrás dos seus direitos mas poucos eram escutados.Em fim o vídeo nós mostra a realidade do nosso pais a discriminação que eles recebem de nós .
    Ricardo Müller 2°ano2

    ResponderExcluir
  25. Os índios sofrem e entram em guerra com fazendeiros, os motivos todos nós soubemos, são tiradas deles as terras que as são de direito deixadas por seus antepassados, muitos são mortos, das tribos não são polpados nem adultos nem crianças, por fazendeiros que tomaram as terras e querem lhes expulsar, o Brasil só vai continuar tendo uma das melhores porcentagens em povos indígenas se essa situação melhorar muito..

    Fernanda Batista

    ResponderExcluir
  26. Os indigenas de todo o país sofrem com a desvalorização de suas culturas.Eles ate tentam correr atraz , em busca de seus direitos como cidadões normais , mas o esforço é em vão !
    O video também mostrou que o fazendeiro que era dono do terreno onde os indios habitavam , havia expulsado eles de la com o uso da violencia , nao poupando nem as crianças! também mostra a Discriminação, desvalorização dos povos isso é cada vez mais frenquente no país; e essa é a nossa triste realidade.
    Maiara Eger

    ResponderExcluir
  27. Os indios sofrem muito nna sociedade atual. Isso porque são impedidos de viver nas terras de seus antepassados, e consequentemente não conseguem manter suas tradições. E é apenas o que eles querem, continuar nas terras de seus antepassados e manter suas tradições. Er não seria dificil pra ninguém, liberar um pouco de espaço para os indios.
    Larissa Amabeli

    ResponderExcluir
  28. O video mostra um pouco da realidade indigena no brasil, a dicriminacao, a desvalorizacao da cultura dos povos, eles tentam correr atras de seus direitos, mas esta dificil a ajuda vir, sou contra o que eles tentam fazer contra os indios, pois eles sao pessoas normais iguais a qualquer ser humano, estao simplismente querendo preservar suas culturas, querem seus direitos atendidos, mais infelizmente essa é a realidade de nosso pais.

    Viviane Beppler

    ResponderExcluir
  29. a questão levantada no vídeo mostra que de 9oo mil tribos indígenas estão em apenas 505 locais espalhados em todo o território brasileiro sendo grande parte no norte do país, o vídeo mostra a eterna luta entre os fazendeiros e os índios, que grande demarcação no meio oeste foi passada legalmente para os fazendeiros, ocasionando uma revolta da parte indígena que provocou uma pequena guerra, resultando pessoas feridas inclusive crianças, aumentando ainda mais o descontentamento das tribos, como já foi dito ainda tentam procurar uma solução que sirva tanto para os índios, quanto para os fazendeiros que também não querem sair perdendo. Sabe-se que alem da guerra existente, um grande preconceito, com sua maneira e precariedade de vida, desde o modo de educação até a sua persistência com a cultura e jeito de se vestir.

    ResponderExcluir
  30. O vídeo mostra o quanto sofrem os primeiros habitantes do Brasil, os Índios, discriminação e falta de direitos. Verdadeiras guerras com donos de fazenda, resultam em mortes, pessoas machucadas, crianças feridas, tudo porque eles querem ficar nas terras de seus ancestrais, com o pedacinho para poder plantar e colher o necessário para sobreviverem e viverem em paz.
    Juliane Eduarda Scheidt - 2º ano 1

    ResponderExcluir
  31. O vídeo mostra a realidade dos povos indígenas em nosso pais e relata o preconceito,humilhação que estas pessoas estão sofrendo,além disso fala sofre conflitos que estão acontecendo entre índios e fazendeiros por causa de demarcações territórias que estão deixando várias pessoas feridas e até estão levando alguns índios a o suicídio por que eles preferem morrer do que não poder viver na terra de seus antepassados.

    Gustavo de Souza Gonçalves -2ª anos II

    ResponderExcluir
  32. Uma realidade que os povos indígenas do nosso pais mostrava era o preconceito com eles,a humilhação que essas pessoas estão tendo.Além disso havia muitos conflitos que esta acontecendo entre índigenas e fazendeiros por causa da demarcação de terras que deixa várias pessoas machucadas, e até os indios se suicídão-se por causa de seu territorio ser as terras de seus antepassados.E por isso eles querem morrer no que é deles e no que eles tem direitos.

    Aluno;Edilson M. Marian 2-Ano I.

    ResponderExcluir
  33. O vídeo mostra que os índios estão ficando sem suas terras ,e estão lutando por seus direitos que muitas vezes são ignorados pelas autoridades, fazendeiros querem por toda lei as terras que pertencem aos índios para criação de gado ou plantação, e quando negam sair muitas vezes acabam sendo martos por fazendeiros ou militares.

    jefersson vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir