domingo, 14 de julho de 2013

Vida Maria



Assistir este vídeo e responda: O que aprendemos com este filme? O que nos faz pensar? O que ele apresenta?

32 comentários:

  1. O vídeo mostra as dificuldades que as pessoas passam na região nordeste, por via da seca. também mostra , uma mãe que passa pra filha a educação que ela própria recebeu. Muitas pessoas reclamam por pouca coisa, não percebem que tem mais gente na pior.

    Renato Rengel, Segundo Ano II

    ResponderExcluir
  2. que quando se aprende alguma coisa de bom ou de ruim se leva para a vida inteira.
    faz pensar que tudo o que a gente tem vale ouro nem que seja so um pouco mais oque temos na vida e fruto do nosso trabalho
    uma familia pobre mais ensinando seus filhos a trabalhar.
    aluno;lucas b marian

    ResponderExcluir
  3. O filme ele nos faz aprender que se as pessoa que estão no nosso convivio elas nos ensinam assim depois seremos como elas;e nos mostra que devemos pensar em mudar essa "rotina" e fazer as pessoas ver o bom do outro lado da história.Como a história de Maria se ela não pode ter uma infância como seria o certo no futuro seus filhos também mudar a realidade para melhor isso é o importante.
    Jamile Maria Kruschinscki

    ResponderExcluir
  4. podemos aprender que os filhos agem como os pais agem e que naum adianta os pais dizerem para os filhos fazerem alguma coisa certa se eles fazem errado
    que devemos educar nossos filhos de um jeito que naum interfira na infância deles porque tudo tem a sua hora
    ele nos mostra que agimos comforme as pessoas que estaum oa nosso redor
    jordano eger2°2

    ResponderExcluir
  5. O filme ele nos faz aprender que se as pessoa que estão no nosso convivio elas nos ensinam assim depois seremos como elas;e nos mostra que devemos pensar em mudar essa "rotina" e fazer as pessoas ver o bom do outro lado da história.Como a história de Maria se ela não pode ter uma infância como seria o certo no futuro seus filhos também mudar a realidade para melhor isso é o importante.
    Jamile Maria Kruschinscki

    ResponderExcluir
  6. Aprendemos que a gente muitas vezes aprende as coisas de forma errada...Nos faz pensar a dificuldade da vida destas pessoas....Ela apresenta que Maria herdou o q a mãe ensinou e seguiu o caminho dela....
    aluno;Juliano Marian

    ResponderExcluir
  7. O filme mostra a história de uma família que com o passar dos anos se repete sempre do mesmo modo. Tudo é passado de mãe para filha e as histórias de vida sempre são as mesmas.
    Uma garota que segue tudo conforme seu passado.
    Este filme nos mostra que se nada for mudado, se não reagimos diferente, ficaremos como nossos pais, levaremos todos os ensinamentos e passaremos para nossos filhos, etc.
    Como já dizia o filósofo John Locke, nós mudamos, nada fica como está, isso é algo natural e deve seguir sempre em mudanças...

    Amábili Knaul 2º II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme nos mostram a realidade de muitas pessoas,que passam de geraçao em geraçao a mesma coisa,e nimguem muda isso.No video a garota passa para os filhos dela o que ela aprendeu e o que ela passou na sua infancia.
      Este filme mostra que devemos sempre ser pessoas melhores,sim levar as coisas boas de nossos pais junto,mas o que não achamos bom devemos mudar.E nos faz pensar no que muitas familias vivem ate hoje um belo exemplo disso é o sertão nordestino onde tudo se mantem igual a muitos anos.
      Por:MARIA MADALENA

      Excluir
  8. Que oque não queremos para nós não devemos fazer para os outros, não devemos repetir os mesmos erros pois ali representa um erro que vem de varias gerações, e se alguém não mudar vai continuar por muitas e muitas décadas essa vida sofrida de Marias.
    Renata Pinheiro 2ano 2

    ResponderExcluir
  9. As vezes na vida mesmo sem perceber cometemos o mesmo erro o mesmo engano o mesmo isso o mesmo aquilo que nos fez sofrer não podemos deixar nos levar por isso precisamos mudar realidades sem esperar que mudem pela gente!
    pena que a maior parte das pessoas não optam pelas acontecimentos futuros(consequencias)e cometem erros por gerações!
    Talia Vermohlen!

    ResponderExcluir
  10. O file nos apresenta muitas coisa boas e ruins que nos faz pensar pois ali todas as Marias não tiveram nenhuma oportunidade de vida nada pois elas queriam estudar e seus pais não deixaram por que era pra elas trabalhar,e assim foi passando de filha pra filha,cresceram sem estudar,unica coisa que sabiam fazer era trabalhar,depois de grandes casaram e tiveram seus filhos e assim foi a mesma coisa.aprendemos que temos que correr atras do que queremos principalmente dos estudos pois o nosso futuro depende disso,temos muits vezes ate desafiar nossos pais por que eles querem que os ajudemos mas lugar de criança é na escola.Temos que pensar no que queremos para o nosso futuro.
    maikelli seidler 2ºano 2

    ResponderExcluir
  11. este vídeo apresenta uma certa ironia por que fala de uma menina que esta desenhando e sua mãe chega e diz para ela:
    mãe - para de ficar desenhando e vai dar água a os bichos ou barrer o terreiro vai me ajudar um pouco vai !!
    e amenina cresse se torna mãe e faz o mesmo com sua filha sem lembrar que ela ñ gostou quando sua mãe fez o mesmo com ela !
    ENTÃO : ela segui-o o exemplo da mãe dela. mesmo ela ñ tendo gostado da atitude da mãe ela repetiu com sua filha !!
    ALUNO :JAIR ALVES

    ResponderExcluir
  12. O vídeo mostra a história de uma família que mesmo depois de muito tempos ainda tinha um convívio igual, trabalhavam muito e nem podiam reclamar, passava de mãe para filha. Mostra que esses ensinamentos ficarão de geração em geração!

    Scheila Karina 2ºII

    ResponderExcluir
  13. Com o filme aprendi, que devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece se não o tempo passa depressa e não fazemos nada que queremos só o que os outros querem que a gente faça, o que aprendemos na infância com nossos pais e pessoas que nos cercam levamos para o resto de nossas vidas, e por talvez não conhecer a nossa própria vida ou que está a nossa volta cometemos os mesmos erros que outras pessoas já haviam cometido antes e aprendemos com isso e acabamos passado ao os demais, foi o que o filme " vida maria" falou, que toda maria, ou seja toda pessoa se comporta como as outras não tenta mudar e nem lutar pelo que é seu, todos devemos aproveitar o que está a nossa disposição e agora o estudo é a oportunidades que temos de sermos alguém e de ter mais oportunidades no mundo, não devemos ficarmos quietos devemos correr atrás dos nossos objetivos que com esforço e dedicação consegueremos, no filme mostra várias marias com o sonho de estudar, de ter conhecimento mais por outras pessoas acabaram desistindo e tiveram que aprender com a vida a se virarem por não saberem aproveitar as oportunidades.

    Aluna: Kétlin L. De J. Elias. 2 ano II

    ResponderExcluir
  14. no video mostra uma vida sofrida na região nordestina, com poucas oportunidades de estudo,e também mostra que varias gerações que passam de geração em geração errada

    elielton 2 ano 1

    ResponderExcluir
  15. Que varias gerações cometem o mesmo erro por influencias e que passou de geração em geração de "Maria pra Maria". A vida sofrida no Nordeste Brasileiro, a miséria o analfabetismo,as mortes.e que hoje ainda acontece isso,ao nosso redor a desvalorização do estudo,das varias escolhas.E que nós devemos iniciar a mudança,não deixar com que outras pessoas façam isso por nós!
    Daniela 2 I

    ResponderExcluir
  16. Que não devemos pressionar nossos filhos a fazer o que nós queremos mas sim orientá-los quando eles mais necessitarem de ajuda para fazer suas escolhas.

    Aluno:Rafael Weber 2º I

    ResponderExcluir
  17. o filme mostra uma vida sofrida que tem muita pobreza miséria e sem opurtunidades de vida melhores.
    bruner.2ano1

    ResponderExcluir
  18. o video representa que os nordestinos tem muita dificuldade apesar que nessa região ser muito seca. representa a pobreza exiistente naquele lugar, as mulheres tinham muitos filhos para cuidar, apesar deles não terem dinheiro para poder alimentar seus filhos. as veze s eles morriam pelo caso deles passarem fome e mesmo assim eles não tinham oportunidades de estudo, as maẽs achavam uma perda de tempo se seus filhos estavam escrevendo seus nomes em um pequeno caderno, e mesmo assim eles passavam isso em geraçaõ e geração paras seus proximos filhos..

    aluna:Paula Eliane de Souza 2 anoI

    ResponderExcluir
  19. O vídeo nos faz refletir e conhecer um pouco sobre a realidade de muitos brasileiros, nordestinos. Brasileiros são estes que vivem uma vida difícil, sem estudo e com pouco conhecimento. Vivem uma história repetida, não progridem e fazem apenas o que aprenderam em casa com a família. Uma cultura simples, muitos filhos e uma realidade vivida ainda nos dias de hoje. O que aprendem passa de mãe pra filha e não mesmo querendo a realidade não muda.

    Aluna: Jéssica da Silva Kreusch 2° Ano I

    ResponderExcluir
  20. O filme me mostro que era uma familia pobre,pessoas desnutridas.sem estudo,muitas dificuldades na cidade nordestina.Ali mostrou que maria gostava de desenhar mais sua mae sempre a mandava ir trabalhar falava que isso nao valia a pena.,isso passou geração para geraçao.
    ASS;ANA PAULA MARIAN 2 ANO 1

    ResponderExcluir
  21. o video mostra uma familia com muitas dificuldades,crianças sem estudo,tendo que trabalhar muito e nunca os pais deram oportunidades para eles estudarem e terem uma vida melhor.e isso era passado de geraçao para geraçao.
    Aluna;camila bauer

    ResponderExcluir
  22. A realidade do nordeste,que a mãe envés de evoluir ela fica com a educação que a mãe passou a ela,mostra as dificuldades que as pessoas passam por via da seca. também mostra , uma mãe que passa pra filha a educação que ela própria recebeu, sem dar conta que esta cometendo o mesmo erro que sua mãe cometia,e que infelizmente passa de geração para geração.
    Jaqueline de lima truppel.2 ano1

    ResponderExcluir
  23. como o video mostra a realidade de alguns lugares do nosso pais vidas sofridas com miséria se nenhuma educação a assim as vidas vai se repetindo e como sem nenhuma forma de se previnir tinha vários filhos e isso pesava porque não tinha condição de dar uma boa vida para os seus filhos mas se comparar com hoje em dia é bem diferente ma ainda acontece com quem tem pouco estudo e vida boa e vendo isso devemos nos concientizar.

    by:Vitória Caroline S. Kammer 2ºI

    ResponderExcluir
  24. Que os erros acontecem 1,2,3 vezes ,que la não tinha oportunidades de estudo e hoje nóis temos e não sabemos aproveita nada,que sem mesmo notar o tempo passa rápido diante dos nossos olhos,que tudo que aṕrendemos com nossos pais faremos no futuro que fica marcado para sempre,que muitas vezes se comportamos errados e de formas que nem mesmo notamos que muitas vezes as pessoas tem sonhos de crescer ser alguem com estudo e educação na vida mas a maioria das vezes é destruido por outras pessoas que so querem o nosso mal.Que muitas vezes erramos e aprendemos mas tem sempre vezes que erramos e nem se quer notamos nossos erros.

    aluna:tainara 2 ano I

    ResponderExcluir
  25. o filme nos mostra uma realidade que até hoje acontece nas regiões do nordeste , de gente sofrida e sem muitas oportunidades de estudo ,onde se tem muitos filhos e dificuldades e com este filme aprendi que devemos aproveitar cada oportunidade que temos e ir atras de nossos sonhos por que como mostra o filme as varias gerações de Marias se repetindo cada vez mais que tiveram seu sonho interrompido pela influencia de suas mães

    Mileide Merte

    ResponderExcluir
  26. o video nos mostra que a na historia dessa familia as gerações repetem o mesmo erro que não deixar as crianças estudarem porque achavam que era uma perda de tempo que ela tinha outras tarefas mais importantes para fazer.tinham uma vida dura,mais os afazeres sempre eram os mesmos que era passada de geração em geração.elas não tinham oportunidade de estudo e é assim ate hoje,não se mudou quase nada.as pessoas talvez continuam pobres ate hoje por não terem oportunidade de estudar e conhecer coisas novas e isso pode se considerar um erro,falta de conhecimento.Aluna;Daiana leal 2 ano 1.

    ResponderExcluir
  27. No filme mostra que naquela família a mãe passou os ensinamentos para a filha e assim foi indo, mais eles não deixavam elas estudarem só ensinavam a trabalhar e só podiam fazer isso, e quando grande casaram e continuarão dando essa educação para seus filhos também, ensinavam apenas a trabalhar. E isso passa de geração a geração pois tudo que aprendemos com os nossos pais hoje, um dia vamos ensinar o mesmo para nossos filhos.

    Mari Kulkamp

    ResponderExcluir
  28. O filme mostra que sempre é a mesma coisa, a menina queria aprender, mais a mãe não deixou, e no futuro, aquela menina cresceu e teve sua família, e não deixou a filha dela estudar, o que a gente é sem os estudos? Um nada, as pessoas que não tem estudo tão na pior, isso acontece, porque elas não tem conhecimento das coisas, elas não correm atras, e a gente também, eu confesso, que muitas vezes quando estou fazendo alguma coisa, e não da certo, eu desisto, mais isso é errado, se a gente continuar, não desistir, a gente acaba aprendendo, que mesmo sendo difícil, se a gente batalhar, vai dar certo, a gente chega no nosso destino.

    Carla Knaul 2º II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme mostra que as coisas tem que sempre a mesma coisa e se a mãe fez a filha e a mãe fez a mesma coisa quando tinha a idade dela e ela tinha que fazer igual que nao adiantava estudar que nao adiantava

      Rafael Gonçalves 2Ano II

      Excluir
  29. O video nos mostra que a na historia dessa familia as gerações repetem o mesmo erro que não deixar as crianças estudarem porque achavam que era uma perda de tempo que ela tinha outras tarefas mais importantes para fazer.tinham uma vida dura,mais os afazeres sempre eram os mesmos que era passada de geração em geração.elas não tinham oportunidade de estudo e é assim ate hoje,não se mudou quase nada.as pessoas talvez continuam pobres ate hoje por não terem oportunidade de estudar e conhecer coisas novas e isso pode se considerar um erro,falta de conhecimento.

    Everton Becker

    ResponderExcluir
  30. O video Vida Maria, nos mostra o que acontecia antigamente e ainda acontece. a falta de estudos, onde temos uma vida dura, falta de conhecimento o que leva a passar de geração a geração, todos cometendo os mesmos erros uns dos outros. eu digo escola, educação é fundamental para que possamos a sermos pessoas importantes diante a sociedade, uma pessoa tendo mais conhecimento não sera tao enganada facilmente.

    Larissa I.Scheidt
    2ºI

    ResponderExcluir