domingo, 14 de julho de 2013

O Mito da Caverna de Platão




Assistir ao vídeo e interprete a alegoria do mito da caverna do filósofo Platão. Qual é a relação da alegoria com o conhecimento? Quais as lições que podemos aprender?

27 comentários:

  1. O video retraca que a vida vida por maria nao era fasilll


    ela era uma criansa que gostava de desenhar e teve uma mae que fazia ela trabalha desde criança...

    passou um tempo ela creseu teve 7 filhos Homens e uma filha mulher , que tinha seu mesmo costume desenhart na janela..

    e ela sem se tocar com, que sua mae tinha a feito para ela no passado , fez para sua filha tambemmm!


    Everton Becker

    ResponderExcluir
  2. o moral da historia e que na caverna avia pessoas dentro da caverna desde criança e ja eram acostumaram com aquilo é que eles não tinham conhecimento como era la fora na realidade é que ele tava preso no seu pensamento.E ele esqueçeu de seus amigos mas quando chegou la o lider dos acorrentado contrariou "seu bem mas velhos que voçe quer saber mais que eu" mas na verdade o novato que avia saido da caverna estava certo pois teria encontrado a realidade e o que ele pensava era ilusão

    Elielton 2 ano 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que as pessoas que nela viviam nao querian conhecer a realidade queriam viver so no cotidiano que viveram a vida toda e nao sair para a realidade
      lucas b marian

      Excluir
    2. Que as pessoas devem sair do comodismo devem querer alcançar a verdadeira realidade..buscar novos conhecimentos,não ter medo de errar,ter senso critico e nao ficar apenas na ignorância.
      Jaqueline de lima Truppel 2ano1

      Excluir
  3. Que devemos sair da ignorância e buscar cada vez mais conhecimento,e não ter medo de divulgar nossas buscas,ou ainda sim quando alguém fala algo não devemos duvidar da pessoa pois ela pode ter provas nos mostrar a verdade.

    Aluno:Rafael Weber 2º I

    ResponderExcluir
  4. mito da caverna retrata pessoas que nao se abriam para buscar o verdadeiro significado das coisas.isso acontece ainda hoje poucos procuram a verdade se tal coisa tem sentido e essas pessoas acabam se tornando ignorantes.
    aluna;camila bauer

    ResponderExcluir
  5. O MITO DA CAVERNA eram pessoas que nao iao atras da vardedade para descobrir se tudo era verdade o sgnificado das coisas;Ainda da hoje temos isso poucsa pessoas vao atras para descobrir a verdade pois nem tudo na vida e verdade.
    ASS.ANA PAULA MARIAN

    ResponderExcluir
  6. As liçoes que podemos tirar é que tinha varias pessoas presa na caverna mais nao era nada mai que ilusao. pensavam e viam e achavam que era readidade.


    bruner 2 ano 1







































    ResponderExcluir
  7. PODEMOS APRENDER QUE DEVEMOS SAIR DO NOSSO COMODISMO E SAIR DA IGNORÂNCIA.DEVEMOS PENSAR BEM COM OS NOSSO ERROS E ASSIM PODEMOS APRENDER COM ELES E FAZER DE SI MESMO UMA PESSOA MELHOR E APRENDER A PENSAR MELHOR ANTES DE FAZER ALGO CONTRA ALGUÉM.. OS PRISIONEIROS DA CAVERNA VIAM COISAS INEXISTENTES PARA ELES MAS REALIDADE ERAM AS PESSOAS QUE ESTAVAM FAZENDO COISAS NORMAIS E LHE FACILITANDO OS SEUS AFAZERES, SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O MUNDO LA FORA ERA TOTALMENTE FALSO
    aluna PAULA ELIANE DE SOUZA 2ºANO I

    ResponderExcluir
  8. Que as pessoas não tem noção do que era a luz porque viviam ensolada de todo mundo em um luga escuro numa caverna pressas sem ninguem junto,onde eles não viam nada somente a sombra do que retratava e ocorriam na rua ai quando viram a luz para eles aquilo era uma grande novidade.Onde eles so viam a sombra e a maioria das vezes davam nome as sombras ou imaginavam mas do que era. As liçoes são que sem contato com nada faz com que a gente vire um pessoas doente esquecida da vida e do mundo.
    Tainara 2 ano I

    ResponderExcluir
  9. Nós seres humanos temos uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
    Devemos sair do nosso mundinho, da nossa ignorancia e ir buscar novas ideais, novas opinioes, se libertarmos do nosso medo e buscar novos conhecimentos. como dis Bacon "Saber é poder".

    Larissa I. Scheidt

    ResponderExcluir
  10. esse video sobre o mito da caverna relata que temos que sair da ignorancia e buscar conhecer o conhecimento descobrir o que ele quer nos ensinar buscar a verdade sobre tal coisa sair do comodismo que a vida nos traz e procurar saber sempre mais e não criticar sem conhecer primeiro.e temos que buscar cada vez mais.
    aluna;Daiana leal 2 ano 1.

    ResponderExcluir
  11. as pessoas não tinha noção do que se refletia pela pequena flecha de luz do lado de fora da caverna até que um dia um homem foi souto e então conheceu o mundo lá fora, andou bastante e se lembrou de seus amigos chegando lá ele contou e o chefe do grupo só porque era mais velho desmentiu o garoto mas o garoto insistiu e fez eles ir ver o mundo do lado de fora e se depararão com tamanha beleza. Então nós não podemos julgar antes de ter a certeza do que estamos falando, e não só porque uma pessoa é mais velho quer diser que tem mais conhecimento, conhecimento tem mas é de vida os jóvens de hoje tem mais oportunidade de vida tem o conhecimento mas no geral.

    by:Vitória Caroline S. Kammer

    ResponderExcluir
  12. Devemos fazer uma comparação. As pessoas que estão presas na caverna podem ser qualquer um de nós, a caverna se pensarmos um pouco é o limite que temos ao conhecimento. A caverna é o nosso comodismo, é quando nos recusamos a aprender, esquecemos de valorizar o saber e simplesmente deduzimos as coisas a nossa volta sem um fundamento. É quando concordamos com algo sem termos uma razão, ou quando criticamos alguma coisa sem dizer o por quê. A caverna é o nosso limite, a nossa ignorância e o que nos leva ao comodismo. Nos seres racionais devemos buscar o saber e deixar mais de lado aquilo que não nos é certo!

    Aluna: Jéssica da Silva Kreusch 2° Ano I

    ResponderExcluir
  13. O mundo da caverna representa o mundo de ilusões que muitas pessoas vivem,pois estão sempre no comodismo e não buscam novos conhecimentos,a realidade, ficam talvez, aprisionadas a falsos conhecimentos,no qual nao avaliam,examinam os conhecimentos
    jaqueline de lima truppel 2ano1

    ResponderExcluir
  14. mito da caverna retrata pessoas que nao se abriam para buscar o verdadeiro significado das coisas.A caverna é o nosso comodismo, é quando nos recusamos a aprender, esquecemos de valorizar o saber e simplesmente deduzimos as coisas a nossa volta sem um fundamento
    jordano eger

    ResponderExcluir
  15. As pessoas daquela caverna não conheciam nada, elas eram acostumadas com aquela vida, elas não queriam aprender novas coisas, não queriam conhecer novas pessoas, assim é a gente muitas vezes não procuramos conhecer mais as coisas, ou conhecer mais pessoas, e a gente tem mais facil pra conhecer coisas, do que eles.

    Carla Knaul 2° II

    ResponderExcluir
  16. precisamos sair das nossas sombras de ideias aceitar coisas novas que vão nos tornar pessoa mais críticas.querendo ou não quando nos trancamos somente no nosso mundo estamos nos iludindo até sem saber deduzir é uma forma de comodismo se trancar na própria caverna!
    Talia Vermohlen

    ResponderExcluir
  17. Não devemos ficar apenas acomodados com as coisas, e com o modo como vivemos, devemos buscar além do que sabemos, devemos abrir nossos olhos e ir além do nosso conhecimento. Não devemos nos prender a apnioes concretas, mas sim buscar mais e mais conhecimento...

    Amábili 2º II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O víeo deu uma moral para todos nós que não devemos ficar achando que sabemos tudo, sempre há alguma coisa de diferente e melhor para agente aprender...No caso do vídeo as pessoas da caverna viviam acorreentadas e não sabiam o praíso que era fora dela e achavam que lá era o lugar deles..
      Aluno;Juliano Marian

      Excluir
  18. Que o nem só o que vemos é verdade temos que buscar e ir atrás da verdade e sim ter certeza de uma coisa.Aprendemos que nao devemos ficar no comodismo e sim sair da caverna ver novas coisas se libertar e encarar a realidade.
    Rafael Gonçalves 2anoII

    ResponderExcluir
  19. No vídeo, a caverna que nos mostrar que não devemos ficar quietos num canto e se conformar com qualquer coisa mas sim que devemos ir atrás do conhecimento sair do comodismo, devemos sair das mesmas coisas ouvir novas ideias e estar atualizados e sempre defendendo nossas opiniões mas e bom sempre saber a verdade, muitas vezes nem nos damos conta que a tecnologia está a nossa disposição e oportunidades estão cada vez melhor e mais fácil para nós é só querer, tudo depende de nós querer mudar ver as coisa de outro jeito, ver o melhor caminho e devemos fazer uma comparação de tudo que está a nossa volta e ver o que pode ser decidido. A caverna é o nosso comodismo, é quando nos recusamos a aprender, ignorância e o que nos leva ao comodismo se conformar com que as outras pessoas falam não ir atrás e se importar com as coisas, mais na verdade devemos procurar e lutar pelo se quer.

    Aluna: Kétlin L. de J. Elias. 2 ano II

    ResponderExcluir
  20. O mito mostra que devemos sair do nosso mundinho e descobrir novas coisas não só achar que vivemos todos os dias como deve ser podemos mudar e descobrir novas coisas todos os dias,olhar o mundo com novos olhares e sair do nosso comodismo e viver para conhecer não so para ocupar espaço no planeta.
    jamile Kruschinscki 2ano2

    ResponderExcluir
  21. As pessoas da caverna elas não tinham conhecimento nenhum, não saiam para nada, eram sempre trancadas dentro da cavernas. Não tinham interesse para sair, conhecer novas coisas, novas pessoas, eram acomodadas ali. E assim como o mito da caverna, a gente também somos acomodados muitas vezes, não temos interesse de sair da nossa rotina, fazer coisas novas, conhecer pessoas novas.

    Mari Kulkamp 2ºano II

    ResponderExcluir
  22. O video mostra que devemos sair de nosso mundinho e começar ter novas opinioes e ver coisas com novos olhares temos que nos libertar das coisas que nos prendem.
    renata pinheiro

    ResponderExcluir
  23. NÓS devemos sair de nossa propiá realidade, de nossas idéias, de nossas atitudes de nossa vidinha de nossas opiniões de nossas ignorância e devemos escutar opiniões de outras pessoas mais velhas ou mas novas negras ou brancas devemos escutá-los e procurar confirmar essas novas ideias para então ir na busca de novos caminhos novos horizontes...!!
    Simplesmente escute investigue e procure seja ousado(a) para se ariscar em acreditar que pode ter uma realidade diferente da sua !!

    ALUNO: JAIR ALVES
    2°ANO II

    ResponderExcluir