terça-feira, 21 de agosto de 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO SOBRE CIDADANIA

Nesta proposta de redação convido você, leitor, a refletir sobre a cidadania. Será que exercemos corretamente nosso papel na sociedade? Reclamamos quando devemos? Fazemos nossa parte? A partir das leituras abaixo, faça o seu texto dissertativo. Bons estudos, bons trabalhos e ótima semana a todos.

Instruções para A PROPOSTA DE redação

Redija uma dissertação (em prosa, de aproximadamente 25 linhas) sobre o tema:

Nós, brasileiros, cidadãos.

O conjunto dos excertos deverá servir de subsídio para a elaboração de sua redação. Espero que você se posicione criticamente frente aos argumentos expostos nos excertos. Não os copie. (Dê um título ao seu texto. A redação final deve ser feita com caneta azul ou preta.)

1. "(...) [Cidadania] é uma palavra usada todos os dias e tem vários senti­dos. Mas hoje significa, em essência, o direito de viver decentemente.
Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta. É o direito de ser ne­gro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.
Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidada­nia: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir tele­fones públicos. Por trás desse comportamento, está o respeito à coisa pública.
O direito de ter direitos é uma conquista da humanidade. (...)"
(Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel. São Paulo: Ática, 1993.)

2. "(...) Grandes desigualdades, numa sociedade aberta, democrática e com meios de comunicação modernos, serão inevitavelmente fonte de violência e de cri­minalidade. A reação dos grandes centros urbanos brasileiros tem sido a pior pos­sível: no lugar da reflexão e da ação pública, multiplicam-se as iniciativas privadas de defesa e segregação.

Os condomínios murados e fechados, as casas com guaritas que são verda­deiras casamatas, as polícias privadas, as portarias que exigem dos visitantes identi­ficação como se fossem criminosos, o uso de canos blindados, são exemplos de uma perigosa atitude que se dissemina. Uma atitude que combina o conformismo con­servador com um profundo descrédito pela iniciativa pública.
Não se confia mais no Estado nem mesmo para o desempenho de suas fun­ções básicas e essenciais. Não é assim que se desenvolve a cidadania, não é assim que se cria um mínimo de solidariedade.”
(André Lara Resende. Folha de S. Paulo, 19/11/1996.)

3. "(...) O Brasil tem potencial para dar um salto qualitativo no seu desen­volvimento interno e na sua inserção internacional. Para isso, teremos de respon­der a dois imperativos: a consolidação da cidadania, base fundamental da sobera­nia no mundo moderno e fonte de legitimidade e poder do Estado; e o aproveitamen­to da inexorabilidade da nossa inserção internacional para dela extrair o máximo de benefícios concretos em geração de riqueza, empregos e desenvolvimento eco­nómico e social o menor custo possível. (...)"
(Luiz Felipe Lampreia. Folha de S. Paulo, 20/10/1996.)

4. "(...) A sociedade civil sabe que não dá mais para esperar o governo que tenta, mas não consegue atender a demanda. Nesse vácuo nasceu o chamado "ter­ceiro setor". Um conceito que nasceu na Europa e nos Estados Unidos nos anos 80 e que chegou ao Brasil na década de 90, e hoje emprega perto de um milhão e meio de pessoas. São instituições, associações, organizações que partem da inicia­tiva privada para desempenhar um papel de caráter público. (...)"
(Reportagem de um programa televisivo produzido pela TV Cultura, levado ao ar em 1/10/1999.)

5. "(...) A longa tradição brasileira de intervenção estatal é em larga medida responsável pelo fortalecimento da crença de que o Estado deve atender a todas as demandas sociais. A promoção da cidadania ainda parece ser para muitos uma ta­refa exclusiva dos governos, embora já se registrem iniciativas esporádicas do cha­mado Terceiro Setor que procuram romper hábitos paternalistas.(...)"
(Folha de S. Paulo, Editorial, 17/12/1996.)

A partir da análise dessas ideias, você pode concordar ou não. Espera-se que seu texto demonstre um posicionamento crítico.

OBS. ESCREVER A REDAÇÃO NO CADERNO E DEPOIS POSTE NO BLOG.

42 comentários:

  1. CIDADNIA
    Eu acho que nos cidadaos, não estamos fazendo as coisas certas, porque muitas vezes nos vemos as pessoas fazerem as coisas erradas e não fazemos nada , nos apenas fingimos que não vimos nada, e esse simples ato de nos não ter visto nada pode essta prejudicando outra pessoa.Quando nos ver alguma coisa errada, nos devemos denunciar para que essa pessoa não comtinui fazendo as coisas erradas.aluno leonardo scherer

    ResponderExcluir
  2. Cidadania
    Nois que se achamos cidadão as vezes nem sabemos direitos o que é ser cidadão, nao colaboramos com nossa sociedade. Até mesmo não sabemos os nossos direitos como cidadão, as vezes estamos certos, mais não buscamos o nosso direito. aluno: Éliton Gabriel Hugen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidadania para mim e nois termos direitos na sociedade, ter direito de opinar de dar sua opinião no que pensa que é certo, ter direito de ser ouvido, e principalmente de ser respeitado pelo resto da sociedade, mais o cidadão não tem só direitos. Para uma sociedade ir bem todos os cidadãos devem de cumprir seus deveres com a socidade, seus deveres de cidadão. Cidadania é direito de ter uma idéia e poder se expresar, é poder votar em quem quiser sem ser constrangido. O pior é que isso em muitos lugares não esta sendo cumprido, o politico querem obrigar a gente a votar se não depois da politica não é mais nosso amigo, e se ser eleito não ajuda aquela pessoa pois não voto nela. Eu penso que o politico deveria de ajudar na sociedade todos iguais, pois todos somos cidadãos.
      Aluno: Éliton Gabriel Hugen

      Excluir
    2. Nascemos num pais democrático onde quem governa é o povo.Mas devemos ver a questão que deverimos refletir precisamos conhecer nossos direitos e deveres para que podemos execer nossa cidadania.
      È pela nossa educação e informação que nos-tonamos cidadões ,e não podemos deixar outra pessoa decidir e pensar por nós ou escolher o melhor caminho de nossa vida.
      Temos direito de exigir nossos direitos , mas devemos respeitar nossos deveres.
      Não podemos considerar cidadões responsaaveis pois não exigimos realmente o que precisamos e muitas vezes não cumprimos o nosso dever devemos pensar em relação a isso.
      Aluna:Adaiana Aoarecida Schwiebuss

      Excluir
  3. cidadãos consientes
    todo cidadão deve pensar bem antes de poluir o meio ambiente,Aluna:Caroline.2ano1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidadania é o que nóis faiz e o que somos se demos bons exemplos de nao poluir o meio ambiente nao estregar coisas publicas.etc
      talvez fizemos coisas erradas ou vimos coisas erradas e nao fizemos nada..todos os cidadaos só pensam em direitos enao nos seus deveres com a sociedade......
      aluno;Rodrigo fuck

      Excluir
    2. Ser cidadão
      todos devemos ter os mesmos direitos
      e deveres.


      FELIPE

      Excluir
    3. Bom, cidadania é uma palavra que usamos em todo o nosso dia a dia independentemente do lugar,da hora e do momento. Cidadania é vc poder dar suas opiniões sobre determinados assuntos e também expressá-las a qualquer momento, sendo que nem sempre isso ocorre, poias muita gente pensa somente em si sem nem se preocupar com as ideias e opiniões dos outros. Todos somos brasileiros, cidadãos, pessoas que merecem ser ouvidos e respeitados por tudo e por todos indiferentemente da cor, raça, desigualdade social, religião, sexualidade etc...
      Eu acho que no brasil estão faltando oportunidades a pessoas que merecem e que precisam, já caso em outros casos ainda há muitas pessoas vivenciando e sofrendo com as discriminações e com o racismo, enquanto isso a bandidagem continua a solta... roubando, matando, assaltando pessoas inoscentes, honestas, trabalhadorasetc...
      Para isso mudar precisamos pôr em prática nossos direitos sem é claro esquecer de nossos deveres, por exemplo sabendo escolher melhor quem irá comandar o país, o estado e o município sem esquecer de que para mudar precisamos ajudar, pois em pouco em pouco no fim se tornará muito.
      FAÇA SUA PARTE!
      Aluna: Juliana Koenig C
      Série: 2º ano I

      Excluir















































































































































































































































































































































































































































    4. cidadãos consientes
      nós cidadãos devemos pensar bem antes de poluir o meio ambiente,não jogar lixo no rio nem na rua.Ou até mesmo quando nós virmos alguém poluir o meio ambiente nós devemos falar para essa pessoa ter conciência do ato que ela está praticando.Porque nós que somos cidadãos não vamos querer viver num lugar todo poluido.As pessoas devem pensar bem antes de praticar atos que vai prejudicar toda a população que vive naquele lugar.
      então eu deixo aqui o meu recado, para as pessos pensarem bem antes de fazer as coisas que vão prejudicar todas as pessoas.Aluna:Caroline Fernanda Gonçalves.2ano1.













































      cidadãos consientes
      nós cidadãos devemos ter conciência dos nossos atos,nós não devemos jogar lixo no rio nem na rua.E mesmo quando nós vimos alguém poluindo o meio ambiente nós devemos falar para essa pessoa não fazer mais isso, porque nós que somos cidadãos não vamos querer viver num lugar todo poluido.Nós devemos pensar bem o que nós vamos fazer com a nossa cidade














      Cidadãosconsientes nós cidadãos devemos ser cidadáos de verdade,porque nós não devemos poluir o meio ambiente.Ou simplesmente quando nós vimos allguém jogando lixo no chão ou no rio nós devemos falar para essa pessoa parar de poluir.Porque nós que somos cidadãos não vamos querer viver num lugar que tem tudo poluido.

      Excluir
    5. As vezes nos perguntamos se sabemos todos os nossos direitos de cidadão se tambem sabemos nossos deveres,porque se temos o direitos temos deveres que tem de serem cumpridos.E você sabe o que é cidadania?
      Cidadania é a participação ativa e conciente entre a sociedade ou seja é participar,opinar,dar sujestões,fiscalizar,e reclamar do que está havendo em sua cidade,mas tambem saber a hora de falar as coisas certas,não falar bobagens, mas sim falar coisas que ajudem a sociedade.
      Aluna;CLAUDIA VILL 2 ANO 1

      Excluir
  4. CIDADANIA.
    Cidadania é nós que participamos disso nos cidadãos,que participam ou não.Homem ou mulher todos temos direitos,direitos a opinar,a participar,mas isso não acomtece em nossa região.
    Nem um de nós se enterressa em participar dos assuntos da nossa comunidade,debates,reuniões,etc..ser cidadão é saber e se enterar dos assuntos da comunidade.
    Cidadania é a participação de todos homens,mulheres,negros,deficientes,pobres,ricos etc...todos em busca da felicidade,e do que é melhor para o nosso futuro e da nossa cidade.
    MAURICIO H.2anoI

    ResponderExcluir
  5. CIDADNIA
    Eu acho que nos cidadaos, não estamos fazendo as coisas certas, porque muitas vezes nos vemos as pessoas fazerem as coisas erradas e não fazemos nada , nos apenas fingimos que não vimos nada, e esse simples ato de nos não ter visto nada pode essta prejudicando outra pessoa.Quando nos ver alguma coisa errada, nos devemos denunciar para que essa pessoa não comtinui fazendo as coisas erradas.
    Eu acho que os cidadãos devem reclamar em algumas coisas como na saude pois muitas vezes, as pessos que devem ser ajudadas não são e as outras que não nessecitan tanto são ajudadas mas do que as pessoas nessecitadas.
    Como em época de eleição muitos politicos dão dinheiro para as pessoas votarem nele , isso é uma coisa errada quando acontece isso as pessoas devem denuciar e não pegar o dinheiro em troca do seu voto. Pois se deixar isso acontecer, cada vez mas vai ter politicos corrupetos e a sociedade só vai colocar pessoas erradas para comandar a cidade por quatro anos, então quando alquem oferecer dinheiro pra covê não aceite, e denuncie.
    ALUNO:LEONARDO SCHERER

    ResponderExcluir
  6. CIDADANIA E OS DIREITOS E DEVERES DA POPULAÇÃO

    Cidadania para mim e a pessoa ter direitos que nos temos de ser cidadões. direito de ir evir de livre opinião de decidir oque você vai querer da sua vida. a pessoa ser respeitada onde vive e não ser discriminado pelo que ela e sua orientação sexual ou pela sua cor se é nogro pardo ou branco, ou tambêm por uma deficienci fisica, tambem muitas pessoas são discriminadas por seu passado se fez algo de errado maz se ela ja pagou pelo seu erro ela não merece ser dicriminada, tambêm hà a discriminação de ordem de religião, de etnias, de raças, de todos os tipos.
    ser cidadão tembem é respeitar as regras que temos de respeitar, é a não estar fazendo o mau uso dos orgão publicos e tambêm respeitar as autoridades maiores, ser cidadão é faser a sua parte no lugar onde vive.
    ALUNO: EDILSON 2 ANO1

    ResponderExcluir
  7. Cidadania
    Cidadania é o direito de nos espresar nossas ideias para a sociedade. Todos nos temos direitos e deveres como cidadões, só não basta agente querer nossos direitos e não querer comprir com nossos deveres.Temos sim o direito de falar nossas ideias, mas tambem temos o dever de respeitar a ideia do nosso proximo.
    E nas nossas comunidades hoje em dia existe muita violência e discriminação, nos como cidadões devemos ajudar acabar com isso para que nossa sociedade viva mais em harmonia e felisidades com seus amigos,parentes, vizinhos etc.
    Aluna:MAIARA HOFFMANN HEINZ
    SÉRIE:2 ANO VESPERTINO

    ResponderExcluir
  8. CIDADANIA
    Cidadania pra mim a pessoa tenque ter conciencia do que esta fazendo as coisas sem saber, e os cidadões tem direito de dar sua opinião sobre as coisas que estaõ pasando na cidadania por que todos os cidadoes tem direitos mas tambem tem deveres de obedecer os mais velhos.
    Noi que se achamos cidadão as vezes nem sabemos direitos o que é ser cidadão, nao colaboramos com a sociedade até mesmo não sabemos os nossos diritos como cidadão, as vezes estamos certos, mais não buscamoss o nosso direito não sei se é por que os cidadões não sabem ou eles não procuran seu direitodo cidadão.
    Aluno:léo romario linhares 2° ano I

    ResponderExcluir
  9. ser cidadão

    direto de exigir as coisas; que mais agente precisa.


    Alexandre oliveira

    ResponderExcluir
  10. Cidadania para mim é o modo como vivemos em nossa sociedade onde temos o direito de expor nossas opiões e opinar em certas atitudes.Muitas vezes nós cidadães não estamos correndo atrás dos nossos direitos e deveres por medo e falta de conhecimento.Hoje muitas pessoas são descriminadas por não viver corretamente em sua sociedade e por não ter estudo sufisiente para se expressar.Devemos pensar que muitos jovens estão parando de estudar e muitos vão em camihos errados,um exemplo no mundo das drogas,que muitas vezes acaba acabando com sua adolescencia em poucas horas,dias ou até mesmo poucos segundos.Nem sempre reclamemos por nossos direitos por medo de perder e ser prejudicado,por isso,fiquemos em silêncio e deixemos q falem para não arumar conflitos e intrigas.
    ALUNA:ELENA PEREIRA 2 ANO I.

    ResponderExcluir
  11. Cidadania
    Bom acho que a cidadania está presente no nosso dia a dia, pois temos que viver em uma sociedade onde temos que tentar viver de forma correta e tentando sempre fazer o bem a todos que vivem nela, mas não são todas as pessoas que pensam dessa forma. Vivemos em uma sociedade onde tudo esta avançando, e evoluindo de forma muito rápida, de uma forma isso é bom mas nem todos conseguem se encachar, sempre havera alguém cometendo as coisa erradas.
    Cidadania é o direito de ter uma opinião e poder expressar, é o direito de escolher o candidato em que votar, é o direito de punir quem fez alguma coisa errada. Na cidadania também não existi apenas os direitos de cada cidadão mas também os deveres dos cidadãos, de cuidar dos patrimônios publicos , de preservar a natureza, e acima de tudo respeitar uns aos outros de forma correta, sabendo onde é o seu lugar, e a sua participação na sociedade.
    Aluna: Isabella 2ºano I

    ResponderExcluir
  12. CIDADANIA
    Cidadania para mim é o direito que todo povo ou seja todos nós devemos ter, pois cidadão tem direitos e deveres ou seja todos nós temos que cumprir regras como asvese devemos falar o que esta faltando o que não esta sendo cumprido.Todos os cidadões tem direitos de espressar suas ideias seja na sociedade ou em qualquer lugar onde possa espressar de uma maneira naõ tão acressiva talvez conversando de uma maneira que possam entender e compriender do esta falando.
    ALUNA;MAIARA KAMMER

    ResponderExcluir
  13. Cidadania é o direito de todos nós. Sermos cidadãos é ter o direito primeiramente á vida, á liberdade de expressar sua opinião sobre tais assuntos, e principalmente igualdade perante as leis.
    E falando em leis você conhece as leis ?
    Poisé você tem muitos direitos, como no destino da nossa sociedade, votar e ser votado, enfim tendo seus direitos políticos. E com eles vem nossos direitos sociais, onde garantem a nossa participação na riqueza coletiva tais como: á educação, ao trabalho, á saúde, á um salário justo, e assim uma velhice feliz...
    Conhecendo nossos direitos viveremos em uma sociedade justa, livre de preconceitos... Devemos sempre exercer nosso papel na sociedade e ir em busca do que é certo.
    "Devemos lutar para que nossos direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter a conciência de nossos deveres e cumpri-los."
    Renata Beppler 2º ano I

    ResponderExcluir
  14. Cidadania

    Cidadania uma palavra de vários sentidos, também de "poderes".
    Vivemos hoje em dia em um mundo onde temos regras que nós precisamos obedecer e deveres que devem ser cumpridos(respeitar o próximo, zelar pelo patrimônio publico publico etc).
    Mas antes de ficarmos reclamando e só reivindicarmos nossos direitos devemos refletir e nos perguntar, nos estamos realmente exercendo nosso papel na sociedade? Reclamando quando devemos? Pois nada adianta nos reclamarmos se não ajudarmos a melhorar, opinando, dando sugestões etc.
    Então devemos deixar de sermos "relaxados" e fazer os dois lados cumprindo nossos deveres e ajudarmos a melhorar, resumindo fazermos cidadania.

    Airton Scheidt Filho 2ºI

    ResponderExcluir
  15. Cidadania atualmente

    Nosso país hoje vive uma democracia, uma cidadania, onde a população tem direito de se expressar, de escolher seu governante, de fiscalizar, reclamar quando necessário, dar sugestões ou seja o povo é quem manda.Todos temos o conhecimento de que uma democracia, uma cidadania funciona assim, mas será que estamos exercendo nosso papel de cidadãos?
    Como cidadãos possuímos vários direitos e juntamente com esses vários deveres correspondentes.Também possuímos a liberdade de escolha e expressão. Mas atualmente a população vive conturbadamente, com muito trabalho, transito difícil, vários problemas, muito stress e acabou tornando-se acomodada, deixando seu papel de cidadão de lado, até ajuda a escolher o governante mais não fiscaliza,não reclama e nem sugere, como esta ta bom. Ficou egoísta, como diz a frase ”cada um por si e Deus por todos”. Esqueceu dos valores morais e sociais, o respeito, o amor ao próximo, a igualdade, as coisas simples da vida.Tudo isso acabou retornando em violência, desigualdade, corrupção, preconceito, problemas enfrentados atualmente.
    Em pleno século XXI, infelizmente a população mesmo estudando e possuindo acesso a muitas informações, continua deixando tudo assim, como esta ta bom! Apesar de termos consciência que existem vários problemas, não se revoltamos, se expressamos ”deixamos quieto”. Mas esta na última hora de nós percebermos que estes problemas, são talvez consequência do nosso comodismo . E que precisamos mudar, pois então se você esta ai pensando, não fique apenas no pensamento, aja, fiscalize, opine, de sugestões, ajude, só assim você será um cidadão de verdade e ajudara a mudar a realidade.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
  16. Cidadania atualmente

    Nosso país hoje vive uma democracia, uma cidadania, onde a população tem direito de se expressar, de escolher seu governante, de fiscalizar, reclamar quando necessário, dar sugestões ou seja o povo é quem manda.Todos temos o conhecimento de que uma democracia, uma cidadania funciona assim, mas será que estamos exercendo nosso papel de cidadãos?
    Como cidadãos possuímos vários direitos e juntamente com esses vários deveres correspondentes.Também possuímos a liberdade de escolha e expressão. Mas atualmente a população vive conturbadamente, com muito trabalho, transito difícil, vários problemas, muito stress e acabou tornando-se acomodada, deixando seu papel de cidadão de lado, até ajuda a escolher o governante mais não fiscaliza,não reclama e nem sugere, como esta ta bom. Ficou egoísta, como diz a frase ”cada um por si e Deus por todos”. Esqueceu dos valores morais e sociais, o respeito, o amor ao próximo, a igualdade, as coisas simples da vida.Tudo isso acabou retornando em violência, desigualdade, corrupção, preconceito, problemas enfrentados atualmente.
    Em pleno século XXI, infelizmente a população mesmo estudando e possuindo acesso a muitas informações, continua deixando tudo assim, como esta ta bom! Apesar de termos consciência que existem vários problemas, não se revoltamos, se expressamos ”deixamos quieto”. Mas esta na última hora de nós percebermos que estes problemas, são talvez consequência do nosso comodismo . E que precisamos mudar, pois então se você esta ai pensando, não fique apenas no pensamento, aja, fiscalize, opine, de sugestões, ajude, só assim você será um cidadão de verdade e ajudara a mudar a realidade.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
  17. CIDADANIA
    vivemos num pais democratico, mas para ser um pais democratico tem que ter cidadania, mas o que é cidadania?
    para mim cidadania é a propria democracia, a cidadania se resume em conhecer seus direitos e deveres como cidadão perante a sua democracia, assim pode-se concluir que numa democracia tem cidadania, pois numa democracia a pessoa tem seus direitos e deveres como cidadão e a cidadania não nada além disso. com todo esse enredo conclui-se também que cidadania foi conquistada pois ela está ligada a democracia.
    então já que a ciadadania e a democracia foram conquistadas com o longo do tempo vamos nos concientizar em procurar conhecer mais sobre democracia e cidadania assim seremos pessoas mais informadas sobre os nossos direitos e deveres. só falta você fazer sua pate eu fiz a minha e avhei bem bacana pois fiquei informado sobre varios assuntos.
    ALUNO: JEAN KNISS 2ª ANO I

    ResponderExcluir
  18. Cidadania hoje
    Vivemos em um país onde todos temos direitos e obrigações, temos leis que nos defendem, mais para garanti-las precisamos arcar com nossas responsabilidades. Umas das leis que nos defende e que raramente é cumprida é a que garante que todos somos iguais perante a lei. Mas isso realmente acontece no Brasil?
    A resposta é clara, não, estamos esquecendo de agir como cidadãos e alem disso sermos racionais, se a lei diz que somos iguais, porque ainda hoje em pleno século XXI ainda há tanta discriminação e preconceito? Certamente as pessoas estão esquecendo que vivemos em sociedade, e para que esta seja harmônica, precisamos respeitar uns aos outros, do contrario nunca exerceremos uma cidadania, nunca seremos cidadãos em um papel ativo. Penso que o problema de muitas leis não estarem sendo cumpridas é devido a nossa falta de cobranças, vemos o erro, mas não fazemos absolutamente nada, temos o habito de nos fazermos de cegos e surdos para não encarar o problema de frente. E ainda enchemos a boca pra falar “eu sou um cidadão ativo” mais participar quando é preciso nem pensar.
    Em minha opinião está passando da hora de nós acordarmos e começarmos a apontar os defeitos da nossa sociedade e alem desse ato devemos mostrar idéias para mudar. E começar de uma vez por todas a exercer o nosso papel de cidadãos.
    Aluna: Marina Engel França 2º I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidadania...
      Vivemos em um pais onde todos temos direitos e deveres podemos reclamar sobre os investimentos do estado, falhas medicas, processar por qualquer tipo de preconceito enfim.. porem todos tambem temos deveres precisamos respeitar os outros cuidar de meio ambiente...
      Então pensando nisso, sera que realmente somos bons cidadãos ou somente queremos nossos direitos respeitados? Somos uma sociade ativa? Que participa das decisões excerce seu papel no meio em que vive?
      Temos que cuidar para não sermos troxas acreditar em qualquer coisa e não se importar se as leis não forem cumpridas, porque diante de um mundo onde todos pensam somente em seu lucro proprio que faz o certo é o louco e o errado o justo então vamos todos juntos exrecer nosso papel de cidadão e não deixarmos levar por quelquer coisa, pois somos pessoas do seculo XXI então não podemos agir como se fossemos de XVII onde não podiamos manisfestar nossa opinião.
      Luana Prim 2º II

      Excluir
    2. Cidadania: tema só para contos de fadas
      Atualmente, vivemos em um país democrático, onde o povo é quem governa. Mas será que os nossos "governantes" estão pelo menos exercendo a cidadania? Estão agindo com ética e cumprindo suas responsabiliades?
      Em pleno século XXI, a população ainda não se adaptou as normas de um cidadão. Somos seres racionais, porém, estamos agindo muito além do esperado como cidadãos. Na Constituição está: "todos somos iguais, nos direitos e nos deveres", mas essa infelizmente não é a nossa realidade. Vivemos juntos ao preconceito, a discriminação, tudo se tornou comum para as pessoas. Poderíamos ter uma sociedade em paz, onde o mínimo que poderíamos oferecer é a cidadania, mas ocorre só o oposto, todo mundo é cidadão no papel, mas na vida real isso é conto de fadas.
      Acredito que a falta de vontade de ser ético é problema nosso, e não do mundo, pois é nós que construímos a sociedade e é nós que devemos mudá-la. Nos acostumamos em ver o erro, as atitudes anti-èticas, porém não fazemos nada. É preciso mudançaas, e já, pois o mundo não pode parar para nos esperar. Está na hora de levantar a bandeira e exercermos a cidadania.
      TAINARA 2º ANO II

      Excluir
    3. CIDADANIA HOJE É DAR MAIS ATENÇAO PARA AS COISAS MAIS SIMPLES COMO EDUCAÇAO CULTURA.VIVEMOS HOJE NUM MUNDO ONDE TODOS TEMOS OS MESMOS DIREITOS E DEVERES SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE AS LEIS MAS NEM SEMPRE AS PESSOAS LEVAM ISSO COMO UMA COISA CERTA.ESTAMOS NUM MUNDO ONDE CADA UM FAZ O QUE QUER SEM PREOCUPAÇAO COM NADA,AS PESSOAS PARAM MAS O MUNDO NAO PARA ELE COMTINUA.VAMOS PARAR E PENSAR SOBRE NOSSOS ATOS E COMESAR A EXERCEMOS O NOSSO PAPEL DE CIDADAO...
      ALUNA;DAUANA SAMIRA SCHAFER

      Excluir
    4. Nosso pais ainda nao é hoje um pais que podemos dizer cidadão porque ser cidadão é ter garantia de nossos direitos e de poder reclamar quando algo esta errado ou não esta como gostariamos que estace,ser cidadão é não só reclamar como também respeitar o que é publico não sair por ai quebrando coisas, pixando muros destruindo o patrimonio publico o espaço que é das pessos, nosso.
      Ser cidadão é participar mais, se interessar pela nossa cidade porque nós somos o futuro dela.Eu como cidadã gosto de participar da sociedade esta na hora de começarmos a enxergar as coisas e começar a ser cidadão,começar a reclamar,olharmos os erros da nossa cidade o que podemos fazer para melhorar,olhar as leis se estao sendo cumpridas ou não para que mais pra frente podems ter um Brasil cidadão.Cidadania foi algo conquistada pelas pessoas como o voto portanto,devemos participar mais para fazer valer este direito conquistado
      Aluna:Taismara Laurindo 2ano noturno

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. Cidadania no brasil
    A cidadania é um conceito que tem muitas amplitudes, e hoje é dela que pode depender o futuro do país,cada pessoa, cada cidadã deve ter noção de cidadania, ou seja de seus direitos e deveres. Muitos sabem desses direitos, mais não cumprem seus deveres! temos o direito de ser tratado igualmente, mais temos o dever de tratar o outro igualmente. mais mesmo assim hoje na nossa sociedade não é isso que esta acontecendo.
    O povo em parte ainda é um pouco ignorante a questão de cidadania, o nosso país igual para todos, assim é qu fala na lei, não o que é posto em pratica. Para mudar vai de cada um exercer sua parte, para de enxergar só para si, e perceber que a sociedade vai além do seu mundinho.
    O governo também não consegue atender a todos, são muitas pessoas, muitas coisas a serem feitas, nosso país ainda é carente em algumas áreas, o que não deveria de acontecer, um país tão rico, mais com tanta diferença social. Agora cada um deve fazer sua parte, conhecer e colocar ela em pratica, se todos agirem junto a diferença pode ser feita, mais isso não depende só de uma pessoa!
    Aluna:Loiane Cristina de Souza 2ºII

    ResponderExcluir
  20. Cidadania de hoje

    Cidadania é uma palavra com muitos conceitos, todos nós deveriamos ter uma noção de cidadania, saber o que é, se esta sendo cumprida, cidadania são nossos direitos e deveres, vivemos em uma democracia, onde todos são iguais, mas isso esta se cumprindo? estamos fazendo o que um 'cidadão' deve fazer?
    o povo hoje em dia não da muita bola pra isso, talvez por estar acomodado demai para se 'estressar' com isso. se perante a lei somos todos iguais, por que isso não é posto em pratica? ser cidadão também é cobrar os nossos direitos, direitos do cidadão, do aluno, do consumodor e do trabalhador, ser cidadão é cobrar as coisas, e fazer acontecer. Claro que devemos cumprir o que nos é ordenado, pois cidadoes também tem direitos a ser cumpridos. acho que aqui no Brasil as coisas estão muito longe de serem como devem, o governo não consegue suprir com todas as exigencias da população, mas de cobrança em cobrança as coisas vão mudando.
    Micheli Bourdot 2º2

    ResponderExcluir
  21. A cidadania esta presente em nosso dia a dia temos direitos mais tambem temos nossos deveres que nem sempre são respeitados,queremos apenas saber de nossos direitos mais não prestamos atenção se estamos cumprindo nosso papel na siciedade.Nossa sociedade hoje esta crescendo de forma rapida mesmo assim tem pessos que cometem erros e acabam prejudicando pessoas ao seu redor,sidadania é ter uma opinião propria mais tambem respeitar as opiniões copntrarias á sua,é ter o direito de escolher o partido em que quer votar,temos o direito de punir alguem se fez alguma coisa errada,mais tambem temos nossos deveres como cidadãos perante a siciedade em que vivemos,temos o dever de cuidar dos patrimonios publicos,dever de cumprir regras que na sociedaede esxiste,para dasi sim sermos um "cidadão ativo"pois cumpro meus deveres e tenho meus direitos a serem respeitados,
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
  22. Cidadania nos tempos atuais

    Atualmente vivemos em uma país democratico e temos leis e obrigações a seguir, onde podemos nos expressar, ou seja temos a nossa liberdade de expressão, mas será que soubemos usa-la a nossa favor quando a quetão é cidadania?
    No nosso tempo atual esta tudo muito corrido e as pessoas quase não tem mais o tempo de pensar e refletir sobre a sociedade e sua cidadania em um geral, mas se fazer o que esta em seu alcance já podemos começar a mudar o nosso país e quem sabe começar a m,udar o mundo, começar a escolher politicos que realmente façam para a nossa sociedade, começar a respeitar o proximo, não tendo descriminação e nem preconceito com as demais pessoas do nosso convivio que é a sociedade num geral, o que é um dos principais papeis para viver e ter uma sociedade harmonica e viver em cidadania.
    As pessoas não estão muito acostumadas em criticar a "cidadania", mas acho que ja esta na hora de começar a mudar e explorar nossas idéas para tentar fazer uma sociedade mais justa para todos, uma sociedade com cidadania.

    Julio Scheidt

    ResponderExcluir
  23. Bom nóis comos cidadões muitas vezes agimos errado, e não fazemos as coisas certas e que a maioria das vezes podiamos ajudar muitas pessoas se pararmos para pensar e realmente ver qual é a coisa certa de fazermos antes de tomarmos uma decisão incorreta.Para termos um mundo mais justo e correto tabém devemos mudar não só apenas fazer as coisas por pensar que estamos agindo dfe uma forma correta, por isso pensar e começar a ver as coisas de um lado mais real ajuda a entender o que realmente acontece no nosso mundo e de como devemos agir de um modo correto em que todos possom a ajudar.
    Também não podemos nos esquecer dos nossos direitos como cidadões e em busca de que realmente vai fazer a pena mudar e jamais podemos esperar que algém faça a nossa parte nóis como cidadãos devemos começar a agir e não ficar parado esperando que alguém faça por nóis!!!!
    ALUNA:Valésia Linhares Michahki2ano noturno

    ResponderExcluir
  24. Tenho direitos mas devo também cumprir meus deveres
    Nos dias de hoje muitos nem se quer conhece seus direitos ou deveres, saem fazendo coisas erradas, ou até mesmo nem buscam seus direitos até pela questão de ñ conhece-los. Na maioria das vezes tem discriminação em vários locais de trabalho, na rua ou até mesmo em sua comunidade, as pessoas querem ter direito e esquecem que todos nós somos seres humanos iguais, negros tem os mesmos direitos e ainda assim sofrem a dicriminação. Cade a sua cidadania? Temos de respeitar a todos, se quero ser respeitado tenho que respeitar também. Cidadania é eu poder expressar o que penso, minha opinião, é eu respeitar as coisas publicas, os sinais de trânsito, ter o direito de votar.
    Temos de agir como cidadãos cumprir todos nossos deveres, e ir em busca de nosso direitos. Precisamos começar a olhar também para toda a sociedade, respeita-la fazendo que se torne um lugar bom para todos os cidadãos. Não é só eu ou vc q temos direitos mas sim todos os cidadões.Muitas leis não são cobradas pela questão de eu e você não estarmos lutando por ela.
    Na minha opinião precisamos de melhoras em nossa cidadania, (na saude, educação), precisamos também igualar ela a todos não apenas para os brancos mas também para negros. Temos de lutar por aquilo que queremos e exercer nosso papel de cidadão.
    Aluna: Gisele Vermohlen 2 º ano 2

    ResponderExcluir
  25. Cidadania é o modo de se pensar,agir,expressar é como vivemos em sociedade como participamos na sociedade...Mas nao basta apenas ser um cidadao se nao participamos e ajudamos a sociedade.Devemos corrigir os erros da sociedade e nao deixar que eles voltem a acontecer...
    Todos nos temos direitos e deveres pois somos todos cidadaos,devemos cumprim todos eles para que tenhamos uma sociedade muito melhor...Ser cidadao é ter direito a vida,liberdade de expressao,opiniao...Poder votar e escolher alguem que administre nossa sociedade de modo correto alguem que trabalha a serviço do povo exercendo seus direitos e mostrando a nós brasileiros que tambem temos deveres e que devemos cumpri-la...
    Cidadania é viver em sociedade sem descriminaçao...
    Inadri Hillesheim 2ano2

    ResponderExcluir


  26. A cidadania é algo que nos dá direitos, mas também temos de ter alguns deveres, um exemplo é o direito da segurança pública, assim como temos o direito de ter também temos o dever de não destruir órgãos públicos. Por isso tem uma lei que diz que todos são iguais perante a lei, temso direitos e deveres.
    Para todos nós ser um bom cidadão precisamos uns respeitar os outros e sempre estar ativo na cidadani dando as suas próprias opiniões, criticar o que está errado sempre querendo ajudar a cidadania. As vezes eu acho que algumas leis não são cumpridas por falta de cobranças, mesmo quando vimos algo de erra fingimos que não vimos para que não precisamos nos encomodar com isso.
    Eu acho somos nós, os jovens que devemos mudar a sociedade, ecercendo o nosso papel de cidadão.
    ROBSON MARIAN 2 ANO 2.

    ResponderExcluir
  27. A cidadania é a principau função da sociedade,porque se você não estiver sabendo o que esta acomtecendo na sociedade você não é um cidadão,porque se você não sabe das normas das leis,dos seus direitos e deveres que é o principal objetivo de um cidadão,você não é um cidadão.
    Como você vai ajudar a sociedade,e saber o que esta sendo cobrado o que esta tendo de inportante,talveis alguma coisa que posa te ajudar ou melhorar algo que você esta precisando que vai te ajudar,ou você ve algo de errado que esta tendo na sociedade mas você não sabe do dever de denunciar.
    Então vamos todos tentar ser um cidadão bem informado,porque se nós sabermos dos nossos direitos e deveres nós ja podemos mudar muitas coissas na sociedade,mas para isso acontecer todos devem de fazer a sua parte, porque se não a nossa sociedade não vai mudar.
    Aluno:Carlos Pinheiro 2

    ResponderExcluir
  28. A cidadania é a principau função da sociedade,porque se você não estiver sabendo o que esta acomtecendo na sociedade você não é um cidadão,porque se você não sabe das normas das leis,dos seus direitos e deveres que é o principal objetivo de um cidadão,você não é um cidadão.
    Como você vai ajudar a sociedade,e saber o que esta sendo cobrado o que esta tendo de inportante,talveis alguma coisa que posa te ajudar ou melhorar algo que você esta precisando que vai te ajudar,ou você ve algo de errado que esta tendo na sociedade mas você não sabe do dever de denunciar.
    Então vamos todos tentar ser um cidadão bem informado,porque se nós sabermos dos nossos direitos e deveres nós ja podemos mudar muitas coissas na sociedade,mas para isso acontecer todos devem de fazer a sua parte, porque se não a nossa sociedade não vai mudar.
    Aluno:Carlos Pinheiro 2

    ResponderExcluir
  29. Cidadania é um direito de todos nós. Mas o que é ser cidadão??? Ser cidadãos é ter nossos direito garantidos o nosso primeiro deireito é á vida..Temos direito liberdade de expressar nossas opiniões sobre qualquer assunto, temos o direito de ser tratado com igualdade independentemente de cor, raça, religião, classe social...
    Para todos nós ser um bom cidadão precisamos uns respeitar os outros e sempre estar ativo na cidadania dando as suas próprias opiniões, criticar o que está errado sempre querendo ajudar a cidadania.
    Eu acho somos nós, somos o futuro da sociedade, não devemos ver as irregularidades e fingir que nada é nada...
    temos que prticipar, reclamar, mmanter-se ativo, protestar mesmo... Se a gente não lutar pelo que é nosso de direito quem vai lutar??????????
    evemos ir a luta mesmo mostrar que vivemos numa democracia onde todos temos os mesmo direitos, mas que muitas vezes sao desrespeitados e não cumpridos!!
    E isso nem precisa sair de nosso municipio ou estado para ver, as desigualdes estão ai, e muitas vezes nos mostramos indiferentes nao é com a gente mesmo nem do bola, mas estamos errados vamos tornar nosso Brasil um pais mais justo e solidario... Mas para isso precisamos a ajuda de cada um de vcs pensem bemm O nosso futuro está na suas mãos!!!!!!

    Fabiana Martins
    2º ano II

    ResponderExcluir