sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Escândalo do Mensalão ou "Esquema de compra de votos de parlamentares" é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 no Brasil.

O julgamento do chamado "Mensalão" começou nesta quinta-feira com três ex-ministros e outros 35 políticos e empresários no banco dos réus pelos escândalos de corrupção que em 2005 puseram em xeque o governo Lula.
A primeira audiência do caso, que se refere a uma suposta rede de subornos no Parlamento e de financiamento ilegal de campanhas políticas, esteve marcada por uma derrota da defesa, que fracassou em uma tentativa de dividir o processo em 38 julgamentos diferentes.
Entre os acusados há membros do PT e de outras legendas da atual coalizão de governo: PMDB, PP, PTB e PR, este criado em 2006 após a extinção do PL, um dos mais envolvidos na trama.
Entre os processados também estão três ex-dirigentes do Banco Rural e outro do Banco do Brasil (público), três operadores do mercado financeiro, um ex-funcionário do Ministério do Trabalho e oito empresários do ramo da publicidade.
O primeiro que exporá sua defesa será o advogado de José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil e "homem forte" do governo Lula e foi apontado pela acusação como "chefe da quadrilha".
Lula, que não foi envolvido na trama apesar de que estaria entre os beneficiados se as acusações forem comprovadas, participou hoje de um ato público em São Paulo e foi consultado por jornalistas sobre a situação de seus antigos companheiros.
O ex-presidente, no entanto, se esquivou de fazer comentários e declarou que nem sequer pretende seguir o desenvolvimento do julgamento, porque tem, segundo disse, "mais coisas para fazer".
O Supremo calcula que o processo demandará pelo menos 15 sessões até chegar ao momento da sentença, previsto para meados de setembro próximo. EFE.

(http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI6045454-EI188,00-Julgamento+do+Mensalao+comeca+com+primeira+derrota+da+defesa.html)

1.  SINTETIZE O SEU ENTENDIMENTO.

34 comentários:

  1. E esse é apenasmais um dos exemplos de grande corrupção que virou o Brasil ondeexistem poucos politicos honestos e muitas vezes o culpado por isso é a propria população que voto sem conhecer o candidato o seu passado e isse é um bom motivo para era nesse tempo de politica as pessoas fazerem o voto consiente no prefeito e nos veriadores e principalmente não vender seu voto;

    Luana Prim 2ºII

    ResponderExcluir
  2. Houve um escnadalo de corrupção sobre dinheiro piblico que seria usado para campanha politica, isso teria ocorrido durante o governo lula, mais não seria julgado mesmo tbm sendo beneficiado por esse dinheiro. E também que tavam querendo dividir o proceso mais essa proposta não foi!
    Na minha opinião acho que deviriam julgar com bastante calma e consiencia este caso, pois é muito grave, o dinheiro q deveria ser pro bem do povo sendo usado para campanha politica, e deveiam ser condenanos mesmo e não só fazer de conta e pá!
    Aluna: Loiane Cristina 2ºII

    ResponderExcluir
  3. Mensalão mais uma de varias corrupçoes e fraudes envolvendo gorvernates e politicos brasilerios e que afeta toda a populaçao.
    espero que todos os envolvidos paguem por isso mas que o processo seje bastante avaliado antes da sentença mas que seje feito a lei e que todos cumpram pelo ato cometido o que invergonha muito o Brasil e decepciona a população.

    Julio scheidt

    ResponderExcluir
  4. Isso é apenas mais um exemplo de corrupção existente no brasil,onde na maioria das vezes o culpado é a população que vota sem analisar direito as propostas dos candidatos,que votam apenas por que tiveram algum lucro,e não prestaram atenção nas propostas desses candidatos e ainda se fizerão alguma proposta para melhorar algo,hoje existem poucos candidatos que visão melhorar a cidade,ou seja poucos políticos honestos,por isso pense bem antes de votar...
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
  5. A reportagem é mais uma vez sobre a corrupção. É caso de mais um desvio de dinheiro público, tendo como chefe José Dirceu, que desviou dinheiro nosso para fins de campanhas políticas. Tudo teria acontecido durante o mandato do presidente Lula, que segundo o texto não tve envolvimento. Também, como estratégia, tentaram dividir o processo, mas a proposta não foi aceitada.
    Penso que o processo deve ser bem avaliado, pois está envolvido o nosso dinheiro na história, e que, não deixe de condenar os culpados só por serem políticos ou pessoas importantes, pois a justiça e a igualdade é para todos.
    TAINARA 2º ANO 2

    ResponderExcluir
  6. A reportagem é mais uma vez sobre a corrupção. É caso de mais um desvio de dinheiro público, tendo como chefe José Dirceu, que desviou dinheiro nosso para fins de campanhas políticas. Tudo teria acontecido durante o mandato do presidente Lula, que segundo o texto não tve envolvimento. Também, como estratégia, tentaram dividir o processo, mas a proposta não foi aceitada.
    Penso que o processo deve ser bem avaliado, pois está envolvido o nosso dinheiro na história, e que, não deixe de condenar os culpados só por serem políticos ou pessoas importantes, pois a justiça e a igualdade é para todos.
    TAINARA 2º ANO 2

    ResponderExcluir
  7. Em 2005 e 2006 houve escandalos, envolvendo varios politicos e governantes sobre desvios de dinheiros para campanhas politicas, e agora é que estão julgando os acusados, José dirceu acusado como 'chefe da quadrilha'.
    Acho que deveria julgar e condenar os acudsadoa, pois desvio de dinheiro publico é algo grave e quem faz tem que pagar.
    Micheli Bourdot 2º noturno

    ResponderExcluir
  8. A reportagem fala da corrupção e desvio publico que acontesse ainda no mandato de LULA mas Jose Dirceu e dito como o chefe da quadrilha.O processo deve ser bem avaliado e revisto pois se trata de nosso dinheiro em que temos direito a ele e os politivos devem ser acusados por justa causa e com igualdade porque não é poruqe eles são politicos que podem ser aliviados TAISMARA 2ANOº2

    ResponderExcluir
  9. em dois anos houve muitos escandalos ,que envolviam muitos politicos e outros ,que julgavam o desvio de dinheiro para bens proprios como :luchuria e canpanhs politicas .que por sorte do povo estão sendo julgados e devem ser condenados para pagar por seus crimes .vimos tamben que José dirceu era o chefa da quadriliua .na minha opniao todos eles devem ser punidos para pagar pelos seus erros,iara guckert2ano2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrupçao e algo q acontece em nosso pais e os culpados muitas veses e a populasao por nao saber ter seus atoscom responsabilidade
      Aluna:ELENA PEREIRA

      Excluir
    2. bem esse mensalão é uma poca da vergonha é só briga,e a corrupçãoé que comanda tudo a pessoa tendo dinheiro ela conssegue tudo desvios de dinheiro etc...
      aluno;rodrigo fuck

      Excluir
    3. Esse é só mais um exemplo de corrupção existente no Brasil.E as vezes os culpados disso é a população,que vota no político sem conhecer seu passado se é uma pessoa honesta ou não.Eu acho que a população sempre deveria conhecer melhor os políticos em que vai votar,para não ter casos assim em seu país.ALUNA:CAROLINE FERNANDA GONÇALVES.2ano1.

      Excluir
    4. o Brasil deveria ser melhor para os cadeirants e deficientes visual.


      alexandre de oliveira

      Excluir
  10. O MENSALÃO E UMA CORRUPÇÃO QUE ENVOLVEU ESCANDALOS ENVOLVENDO varios politicos que desviaram dinheiros para a politica, eu penso que eles deviam de ser condenasdos pois cometeram um crime grave.

    Éliton Gabriel Hugen

    ResponderExcluir
  11. Acho que desvio de dinheiro é algo muito sério, pois esse dinheiro poderia ter sido investido em educação ou até mesmo em outras formas para melhorar o Brasil,acho que os culpados devem ser julgados e punidos pelo o que fizeram.
    Aluna: Isabella Paloma de Andrade 2º ano I

    ResponderExcluir
  12. Nessa história toda o inocente é o ex-presidente lula, pois segundo o texto ele não teve envolvimento com o desvio de dinheiro para a compra de votos que é popularmente como o MENSALÃO .
    depois disso que aconteceu, para a população esquecer deve-se ter uma boa punição para os corruptos para por ORDEM NA CASA.
    ALUNO= JEAN KNISS 2 ANO I

    ResponderExcluir
  13. A reportagem mostra um escandalo que surgio devido ao desviu de dinheiro publico para ser usados em campanhas particulares, por causa disso varios ministros e ex ministros que podem estar envolvidos seram julgados, porem o presidente da época, Lula, não sera julgado, pois diz não estar envolvido.
    E ai esta mais um exemplo de como a politica no Brasil deixa a desejar, como há politicos que se preocupam mais em enxer os proprios bolços do que investir esse dinheiro no bem estar da população, sendo que este é o seu objetivo primario. Na minha opnião este caso não merece tolerancia, deve ser julgado e os condenados deverao cumprir a pena designada a eles.
    Marina 2ºI

    ResponderExcluir
  14. Este é mais um dos exemplos de corrupção que ocorre no país, eles tentam roubar e desviar o dinheiro público de várias maneiras, sendo escondido ou muitas vezes sendo descobertos. E com isso devem é de avaliar bem esse processo porque é o nosso dinheiro que está envolvido, e devem serem julgados e se necessário prender os culpados, pois o direito é igual a todos.
    Aluna: Renata Beppler 2º ano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa reportagem está mostrando mais um exemplo de corrupção decorrentes no Brasil, eu acho que desviar e roubar dinheiro do povo é caso de polícia, pois o povo bota eles lá dentro para ajudar a população e não para roubar o dinheiro enviado para ajudar a quem necessita, e cedo ou tarde esses possíveis roubos acabam sendo descobertos independentemente da pessoa.
      Alçuna: Juliana Koenig
      Série: 2º ano I

      Excluir
    2. Isso que aconteceu é um exemplo das coisas que acontencem no BRASIL num pais tão grande mas a corrupção anda solta pelo pais todo.Essas pessoas que fazem isso devem ser punidas para que elas não fação mas isso.
      aluno: Leonardo scherer

      Excluir
  15. HOJE EM DIA TUDO O QUE ACONTECE O INOCENTE É O EX-PRESIDENTE LULA COMO SEGUNDO TEXTO FALA ELE NÃO TEVE ENVOLVIMENTO COM O DESVIO DE VERBASPARA A COMPRA DE VOTOS ACHO ISSO UM ABISURDO POIS AS PESSOAS ESTAM AI PARA VOTAR NAS PESSOAS QUE SABEM O QUE VAM FAZER PRARA MELHORAR O NOSSO BRASIL MAI NEM TODOS PENSAM ASSIM POIS MUITOS ACHAM QUE GANHANDO DINHEIRO PARA SAIR UM POUCO DA DIVIDA JA É O SUFICIENTE MAIS DEVEMOS DE PENSAR EM UM FUTURO MELHOR PRA SEUS NOSSOS FILHIOS E FAMILIARES.....

    MARIA HELENA 2ANO VV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brasil deveria melhora para os cadeirantes e deficientes fisico.
      E isso que aconteceu é um exemplo das coisas que acomtecem no Brasil num pais tão grande mas a corrupção anda solta pelo pais todo.
      Aluno: Léo romario linhares

      Excluir
  16. A reportagem fala da corrupção e desvio publico que acontesse ainda no mandato de LULA mas Jose Dirceu e dito como o chefe da quadrilha.O processo deve ser bem avaliado e revisto pois se trata de nosso dinheiro em que temos direito a ele e os politivos devem ser acusados por justa causa e com igualdade porque não é porque eles são politicos que podem ser aliviados.e as pessous emvolvidas devem ser punidas.aluno: Edilson 2ano1

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião espero que isso resulte em alguma coisa, que realmente sejam julgados é condenados por esses roubos que eu acho que de fato acnteceram, isso serve para mostra como é fragilizada a politica no Brasil que pensam so em encher os bolso e não no povo. Tomara que não acabe em pizza.
    Airton Scheidt Filho 2ºI

    ResponderExcluir
  18. Em um pais que se fala em terceiro mundo está nessa discução de corrupsão que cada vez mais aumenta no Brasil onde que sempre os politicos que são eleitos pelo povo,ganhan salários milionários,mas sempre querem roubar o dinheiro que seria usado na melhora da vida do povo, tomara que esses politicos que rouban sejam todos condenados.

    MAURICIO H.2anoI.

    ResponderExcluir
  19. Bem, mas uma vez reportagens,sobre escandalos, e desvio de dinheiro, agora é o escandalo do mensalão,desvio do nosso dinheiro para fins politicos, isso é uma vergonha para o nosso pais por isso a unica esperança é que os envolvidos paguem pelos seus atos sejam homens e não ratos e assumam as conseguencias de seus atos...Pois a lei é lei e é para todos sem excessões...
    Fabiana Martins 2°ano II

    ResponderExcluir
  20. O escândalo do mensalão é um assunto que esta gerando muita polemica entre a população, e esta servindo de exemplo para demonstrar o quanto a justiça é lenta em nosso pais, um escândalo de corrupção de 2005 só começou a ser julgado agora na metade de 2012, com sentença prevista para metade de setembro quase fim do ano. O ex-presidente Lula como é suspeito de ser um dos privilegiados não quis comentar o assunto para não se comprometer e nem comprometer amigos de seu partido ou de outro já que são vários que estão envolvidos.A nós população resta esperar para que a justiça seja feita, a defesa perca as outras seções e esses políticos corruptos sejam punidos adequadamente, como bandidos que são, sem privilégios por serem ricos.
    Aluna: Ivana Beppler 2anoI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reportagem nos mostra de como esta o nosso país hoje, gente tem muita corrupção o que é isso pessoal?Olhem que muitas vezes as coisas que acontece passam em branco e nada é feito tá na hora do povo começar a se mecher e ir em busca dos direitos.A corrupção não é algo para brincar é coisa séria e a justiça ta mito lenta para começar a resolver esse ato tão absurdo que acontece.
      VALESIA 2ano

      Excluir
    2. ESCANDALO DO MENSALÃO HOJE É UM DOS ASSUNTOS MAIS POLEMICOS E DEBATIDOS.QUAL SERA O PROCIMO ASSUNTO CADE A JUSTISA NESTES CASOS VIVEM ROUBANDO E NIMGUEM FAZ NADA CADE O POVO AQUELE QUE SE DIZ UM POVO BATALHADOR
      aluna;dauana

      Excluir
    3. ESCANDALO DO MENSALÃO HOJE É UM DOS ASSUNTOS MAIS POLEMICOS E DEBATIDOS.QUAL SERA O PROCIMO ASSUNTO CADE A JUSTISA NESTES CASOS VIVEM ROUBANDO E NIMGUEM FAZ NADA CADE O POVO AQUELE QUE SE DIZ UM POVO BATALHADOR
      aluna;dauana

      Excluir
  21. Mensalão mas uma de todas as outras corrupções, de politicos que em vez de entrar no poder para lutar pela sociedade, entram para roubar dinheiro, fraudar, até tapiar outros crimes. Realmente podemos ver que nossa justiça é lenta, um escandalo de polêmica de 2005 esta sendo julgado apenas agora.politicos que ja deviam de estar presos estão por ai soltos, até mesmo podem estar ainda roubando. Espero que a justiça seja feita e coloque os envolvidos araz das grades.
    Aluna: Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir
  22. O mensalão esta punindo todos os politicos corruptos que entraram para governar as cidades e acabam roubando,matando...
    Corrupçao nao é brincadeira esta na hora de comesarmos a acabar com essa corrupçao tao grande que esta tomando conta da nossa cidade e do nosso pais...que a justiça seja feita e que todos os corruptos paguem por seus erros de maneira certa e de acordo com a lei...
    Inadri Hillesheim 2ano2

    ResponderExcluir
  23. mensalao ms um dos escandalos de corrupcsao pois em vez dos politicos emtrarem no governo para melhorar as coisas estao indo la so pra roubar mais ainda e cometer mais erros .vimos q nossa justiça e lemta pois um acomtecimento de 2005 esta sendo colocado em questao so agora em 2012 isso e um absurdo .e agora espero q a justiça seja feita e q todos os errados sejam colocados atras das grades.iara 2 ano 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala da compra de votos, escandalos de corrupção pois sempre que acontece o ex-precidente lula nunca é culpado pois axo que ele esta por tras disso deviando dinheiro para comprar votos enfim.Cade a justisa eles passam anos roubando e o povo não faz nada, povo que dis em lutar por seus direitos.
      Esta na hora de agimos fazer algo que os levam atras das grades pois é nosso dever como cidadão cuidar de nosso país.

      Aluna:Adaiana Aparecida Shwiebuss

      Excluir