terça-feira, 15 de abril de 2014

O que é verdade?





“Conte uma grande mentira, simplifique-a, continue afirmando, e eventualmente todos acreditarão nela.” Adolf Hitler.
        
      Verdade para filosofia é aquilo em que se crê. A verdade é muito subjetiva, basta acreditar em algo para aquilo ser verdade para você. Por isso, a busca da verdade é tão complexa. O que é verdade?
       A observação é um dos melhores meios para se chegar numa verdade. Mas, tudo aquilo que vemos é real? Não poderíamos imaginar algo e tomar aquilo por verdade? Por isso, devemos questionar tudo, inclusive a nós mesmos. Algumas vezes é difícil questionar o que aprendemos de berço, ou questionar nosso melhor amigo, pois confiamos nele ou porque ele nos contou de tal forma que não há como negar; mas, lembre-se uma mentira bem contada torna-se uma verdade!
      Buscar a verdade é um trabalho infinito, estamos aprendendo coisas novas a todo momento, mas gratificante. Para não sermos ignorantes devemos estar abertos a novas ideias e opiniões, mas sempre devemos peneirar o que nos é dito. O questionamento é uma forma de verificar o que nos é ensinado e de formar nossas própria.
João Eduardo Alves Kreusch

1- Você acredita que uma mentira pode tornar-se "uma verdade" se acreditarmos nela? Justifique.

14 comentários:

  1. Acredito que uma mentira bem argumentada, falada de uma boa forma convence a quem escuta. Ela não pode ser tão fácil de ser acreditada mas, de tantas vezes dita as pessoas não prestam mais atenção no que a compõe, uma verdade não muito bem argumentada não chama tanta atenção do que uma mentira bem dita, geralmente pessoas ignorantes são as que mais fáceis acreditam, pois não estão abertas a novas opiniões, como mencionado no texto, as mais abertas , acabam prestando atenção e distinguindo uma verdade de uma mentira.

    ResponderExcluir
  2. na minha opinião se todos acreditarmos no que os outros dizem sem mesmo questionar, duvidar e ir contando para os outros todos irao acreditar nisso como se fosse verdade
    Camila 2ºII

    ResponderExcluir
  3. Acredito que sim , pois a verdade para filosofia é aquilo em que se crê, é aquilo em que nóz colocamos em nossa mente ..
    E muitas vezes de tanto o falar , de tanto voce ouvir alguma coisa , no final voce acaba se acostumando com isso e acreditando que possa realmente ser uma verdade, mesmo qe seja mentira , ou ilusaõ de nossas cabeças!

    Maiara Eger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim pois uma mentira contada por uma pessoa para outra pessoa que não ter conhecimento sobre o assunto vai se torna uma verdade para isso ele deve procurar saber mais sobre o assunto
      carolaine bomikoski 2 ano

      Excluir
    2. sim pois uma mentira contada por uma pessoa para outra pessoa que não ter conhecimento sobre o assunto vai se torna uma verdade para isso ele deve procurar saber mais sobre o assunto
      carolaine bomikoski 2 ano

      Excluir
  4. Depende se você tem conhecimento do assunto. Se você tiver conhecimento do assunto que está sendo debatido em determinada situação, você dificilmente será enganado. Porém, muitas vezes não temos conhecimento sobre o que é dito, mesmo tendo ainda somos enganados com uma grande mentira.
    Larissa 2ºanoII

    ResponderExcluir
  5. na minha opinião se todos acreditarmos no que os outros dizem sem mesmo questionar, duvidar e ir contando para os outros todos irao acreditar nisso como se fosse verdade
    Camila 2ºII

    ResponderExcluir
  6. Dentro da filosofia tudo que a gente crê se torna verdade,portanto se uma mentira tiver argumentos que conseguem nos persuadir automaticamente acreditaremos nesta mentira e para não sermos enganados facilmente devemos questionar e também analisar muito bem o que nos é dito

    Gustavo de Souza Gonçalves

    2ºanoII

    ResponderExcluir
  7. Acredito que uma mentira bem argumentada, falada de uma boa forma convence a quem escuta. Ela não pode ser tão fácil de ser acreditada mas, de tantas vezes dita as pessoas não prestam mais atenção no que a compõe, uma verdade não muito bem argumentada não chama tanta atenção do que uma mentira bem dita.

    mateus eduardo lohn

    ResponderExcluir
  8. Sim,uma mentira muito bem feita pode fazer muitas pessoas acretitar,e se não ir atráz para saber a verdade.

    Ana Luzia de A guiar.
    2 ano II

    ResponderExcluir
  9. acredito sim pois se a mentira for bem argumentada, e se transformar em nossa mente com uma verdade acreditamos e muitas vezes espalhamos para outras pessoas como se fosse verdade.

    jefersson vermohlen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pois toda verdade deve ser verificada, pois muitas veses não passa apenas de um mito, por isso q esistem os filosofos para irem em busca da verdadeira verdade.
      Bruno Marian

      Excluir
  10. Eu acredito sim ,que em uma mentira ela pode se tornar uma verdade bem contada ,argumentada .No fim ela sera bem verdadeira em nassa mente ,mas para não sermos em canados devemos persuadir, procurar profundamente imformações ,tambem devemos de analisar .Onde não devemos nos deixar de encanarmos nos mesmos questionar é querer saber mais .
    aluna;Angela 2 ano 2

    ResponderExcluir