terça-feira, 29 de abril de 2014

Atletas reagem ao racismo e fim de semana marca luta contra preconceito

 
Mais uma vez, o mundo do esporte teve atos de racismo. Na Espanha e nos Estados Unidos, o preconceito em competições esportivas geraram manifestações pelo mundo todo. Revoltados com as situações, os atletas inovaram nos protestos.
O protesto feito pelo brasileiro Daniel Alves foi o qual mais chamou a atenção da imprensa internacional. Após um torcedor jogar uma banana no gramado, o lateral pegou a fruta, comeu e seguiu atuando normalmente.
Depois do jogo, Daniel disse que isso já faz parte de sua "rotina". "Estou há onze anos na Espanha, e há onze anos é igual... tem que rir desses atrasados", falou.
Mesmo antes de Daniel Alves ser vítima do ato racista, o Botafogo entrou no gramado do Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, com as cores pretas e brancas de seu uniforme invertidas. Em uma faixa, eles explicaram a campanha #somosumsó.
"Se você não percebeu a camisa invertida, é porque a cor não faz a menor diferença", dizia a faixa levada pelos atletas.
A ironia de Daniel Alves em comer banana no gramado gerou uma onda de manifestações de celebridades nas redes sociais. A atriz Fabiana Karla, o apresentador Luciano Huck e o jogador Neymar foram algumas dos que deram força para a campanha #somostodosmacacos em que aparecem em fotos com bananas nas mãos.
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/04/28/atletas-reagem-ao-racismo-e-fim-de-semana-marca-luta-contra-preconceito.htm
RESPONDA:
1. Qual a sua opinião da atitude do jogador Daniel Alves, vítima de racismo?
2.É possível acabar com o  preconceito e o racismo no Brasil? Justifique.
3.Quais as causas do preconceito e do racismo?
4. Comente a frase do Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando uma pessoa por sua cor de pele ou religião. Pessoas são ensinadas a odiar. E se elas aprendem a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

5. A campanha das redes sociais "somos todos macacos" não reafirma ainda mais o racismo? Justifique.

13 comentários:

  1. 1--Uma opinião correta, pois a atitude dele mostra o quanto os inferiores são as pessoas racistas.
    2--O racismo no Brasil já é uma questão histórica, e a maneira correta, não seria punir adultos que não tiveram um processo de educação correta, mas sim educar, conscientizar crianças, jovens.
    3-- Crianças que foram ensinadas a ter preconceito, pois ninguém nasce sabendo o que é racismo e como se pratica, aprendem aos poucos.
    4--Pois ninguém nasce aprendendo qualquer coisa, ela só aprende algo se for ensinada, e ela pode então ser ensinada a odiar, a ter preconceito.
    5--Não, pois realmente somos todos macacos, somos uma única raça. O único erro é o conceito, a diferenciação que as pessoas fazem umas das outras.
    Larissa 2ºanoII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-foi certa a atitude do jogador pois ele comeu a banana e mostrou para a pessoa que jogou que ele não tem preconceito e que mesmo com este ato de desrespeito ao jogador ele não se atinge leva na brincadeira.
      2-não porque as pessoas já muitas vezes são ensinadas a ter o preconceito cm os negros,falam que ele por ser negro é ladrão e coisas assim
      3-tem pessoas por ser mais do que as outras elas acabam ignorando as outras tendo preconceitos pois ninguém sabe o que é o preconceito é convivendo com pessoas preconceituosas que elas aprendem
      4- deveria ser ensinado desde criança como elas devem lidar cm pessoas diferentes.em vez de ensinar a ter respeito ela mesmo na frente de crianças comete esses erros e as crianças aprendes fácil
      5-n poque todos nos somos desentendes de macacos.

      carolaine bonikoski 2ano

      Excluir










  2. 1- na minha opinião ele fez o certo pois foi um jeito de ignorar o racismo naquele momento, mas não deve deixar por isso mesmo, as pessoas que cometeram isso tem que pagar pelo que fizeram pois isso é um tipo de crime
    2- sim; mas todas as pessoas tem que ter a consciência que isso não leva a nada mas pode acabar com a vida de pessoas inocentes
    3- pessoas que acham que são diferentes dos outros são melhores que os outros e ouvem outras pessoas falando e por isso podem falar o que querem dos outros, mas, não é bem assim somos todos iguais independente da cor, do jeito e da religião
    4- que se elas escutam alguém chamando alguém de macaco por exemplo ela vai chamar de macaco também, por isso se ela aprendeu a chamar de macaco pode aprender que isso não é certo
    5- não pois diz que somos iguais mesmo sendo macacos
    Camila 2 II


    ResponderExcluir
  3. 1- Na minha opinião a atitude do jogador Daniel Alves foi certa, pois mostrou que isso não intimidava ele,se mostrou superior ao racismo.Mostrou que o racismo seria coisa de fracos,querendo intimidar,ofender no seu ponto fraco,para que a vítima se sinta inferior a ele,mas o que não aconteceu com o jogador.
    2-Sim, todos tomarem consciência por si mesmo, poderá acabar com o preconceito,pois todos somos iguais,independentemente de raça,cor entre outros.
    3-Pessoas que acham que são superior a todos,melhores que todos,seja em religião,raça,cor,jeito,entre outros.
    4-A frase diz que não nascemos odiando e sim aprendemos a odiar,por exemplo se certas pessoas dizem que tem certo tipo de preconceito com negros não gostam,as outras pessoas também vão se influenciarem pelas outras...
    5-Essa campanha não reafirma o preconceito,mostra ainda mais que somos todos iguais,e não há por que tratar elas de forma diferentes.
    ANDRESA 2 ºll

    ResponderExcluir
  4. 1- Ele fez muito bem em comer a banana jogada ao campo, pois ele nem se preucupou com o ato de racismo do torcedor.
    2- Se cada um agice de forma correta não averia rasismo, se muitas pessoas se colocasem no lugar de um negro elas iriam parar e pençar, hoje em dia as pessoas julgam pela capa, não pelo conteudo.
    3- Eu acho no meu ponto de vista que as causas do racismo é porque o negro no Brasil ficou famoso com roubos, fumar drogas, etc, então se uma pessoa (BRANCA) ver um negro éla ja vai ficar desconfiada.
    4- Nelson Mandela quis diser que as pessoas são ensinadas a odiar pois a educalção vem de casa, EX: Se um pai e um filho saem para pasear e o pai age de forma racional com uma pessoa negra, amanhã ou depois o seu filho vai ser igual.
    5- Não prq todo mundo sabe q nóssos desendentes eram macacos, então eu acho q quem comete racismo é de forma inusitada.
    Bruno Marian

    ResponderExcluir
  5. 1- eu acho que ele fez a coisa certa pois com isso comoveu o mundo com a sua atitude fazendo as pessoas verem que todos sao iguais....
    2-sim..pois se todos pensa sem igual poderíamos acabar com o preconceito..
    3-pessoas q n se enxergam e começam a falar essa besteiras e elas n se colocam no lugar deles...
    4-é que a pessoa q comete racismo ela n nasceu sabemdo fazer isso foi outras pessoas q o ensinam a fazer isto...
    5-nao..pois isso mostra q todos somos iguais..
    gabriel gustavo scheidt

    ResponderExcluir
  6. 1- Foi uma atitude otima do jogador, pois mostrou quanto sao ignorantes essas pessoas que cometem o racismo e o preconceito, mostrou que nao se importa com a atitude "tola" do torcedor.

    2- E possivel sim, mas tem que partir da atitude de cada um, pois temos que ter em mente que somos todos iguais, indiferentes de racas, ou cores.

    3- pessoas que acham que vao ser melhor, vao ser diferentes, por cometerem racismo, mas nao é bem assim, mas sao essas mesmas que acabam se envergonhando por essa atitude que nao leva a nada.

    4- O preconceito e o racismo foram criados, e como essas pessoas aprenderam ser preconceituosos, elas podem aprender a amar, é algo simples, mas que vale a pena aprender.

    5- Nao, pois somos todos macacos, somos de uma so raca, indiferente de raca ou cor.

    Viviane Beppler 2° II

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 1)Foi uma atitude muito inusitada e surpreendente já que o jogador Daniel Alves não se intimidou com a ação do torcedor, comeu a banana como um gesto de resposta e ironia e depois disso continuou a partida normalmente sem se abalar com situação.

    2)No Brasil o racismo e o preconceito acontecem desde a descoberta de nosso país, então para acabar com eles devemos começar a educar nossas crianças e jovens ensinando além de tudo que somos seres humanos iguais independente da cor da pela,classe social,religião entre outro fatores que nos levam a formar um conceito antes de conhecer realmente as pessoas.

    3)O racismo e o preconceito são causados por pessoas ignorantes que querem se sentir superiores as outras.A palavra"preconceito" já explica as pessoas formam um conceito,opinião mesmo antes de conhecer realmente uma pessoa.

    4)Ninguém nasce odiando alguém são as pessoas com que ela convivem que fazem ela odiar,então devemos começar a educar nossos jovens para quando eles tiverem filhos eles ensinarem a seus filhos a amar ao invés de descriminar ou odiar alguém pela cor de sua pela ou religião.
    5)A frase "somos todos macacos"quer dizer que somos todos iguais,da mesma raça.

    Gustavo de Souza Gonçalves 2°II

    ResponderExcluir
  9. 1: foi uma atitude inusitada, pois o jogador não se intimidou com o racismo que havia sofrido, e comeu a banana pra mostrar que não liga o que os outros pensam sobre ele.
    2:É sim possível, mais todas as pessoas precisão se respeitar, mas também o racismo já é uma coisa de tempos atrás quando o brasil era colonizado pelos portugueses havia racismo contra os negros e os índios.
    3:as principais causas são a cor da pele, idioma, religião, jeito de vestir, deficiência etc.
    4: Ninguém nasce odiando uma pessoa, mas que vai aprendendo durante a vida, escutando os outros etc.
    5:não, na minha opinião quer dizer que somos todos iguais.
    Ricardo Miller

    ResponderExcluir