sábado, 3 de dezembro de 2011

150 ANOS DE CRUZ E SOUSA É COMEMORADO COM VIAGEM


Neste dia 24 de novembro o poeta catarinense Cruz e Sousa completou 150 anos de nascimento.
Filho dos negros alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição[1], João da Cruz desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa - de quem adotou o nome de família, Sousa.
Em 1881, dirigiu o jornal Tribuna Popular, no qual combateu a escravidão e o preconceito racial. Em 1883, foi recusado como promotor de Laguna por ser negro. Em 1885 lançou o primeiro livro, Tropos e Fantasias em parceria com Virgílio Várzea.  Em novembro desse mesmo ano casou-se com Gavita Gonçalves, também negra, com quem teve quatro filhos, todos mortos prematuramente por tuberculose, levando-a à loucura.
Faleceu a 19 de março de 1898 no município mineiro de Antônio Carlos, num povoado chamado Estação do Sítio, para onde fora transportado às pressas vencido pela tuberculose. Teve o seu corpo transportado para o Rio de Janeiro em um vagão destinado ao transporte de cavalos. Ao chegar, foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier por seus amigos, dentre eles José do Patrocínio, onde permaneceu até 2007, quando seus restos mortais foram então acolhidos no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis.
Cruz e Sousa é um dos patronos da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira número 15.

Para homenagear os 150 anos de Cruz e Souza, a Professora de Língua Portuguesa Fabrícia C.Guchert de Oliveira, organizou uma viagem com os alunos do 2º ano do Ensino Médio no dia 26 de novembro, para a terra natal do poeta, Florianópolis, onde visitaram o Museu, as fortalezas e outros pontos turísticos da cidade. Confira as fotos e poste o seu comentário.


































































27 comentários:

  1. Muito legal! Parabéns aos professores e aos alunos. Viagens assim devem ser mais frequentes.

    ResponderExcluir
  2. a viagem foi muito proveitosa tanto no museu quanto nas fortalezas.seria otímo outras viagens como essa..



    morgana conaco

    ResponderExcluir
  3. eu gostei.tomara que no ano que vem continue assim entre as duas turmas,valeu a pena ,vamo de novo?

    ResponderExcluir
  4. deviamos fazer mais viagens de estudo
    e principalmente por ser pontos turisticos catarinenses
    sonhamos em ir para outro pais ou outro estado e esquecemos muitas veses que as melhores belezas estao tao perto de nós.
    Autora: Taiz Carmisini

    ResponderExcluir
  5. eu gostei.tomara que no ano que vem ciontinue assim entre as duas turmas,valeu a pena,vamo de novo?
    DAYANE FARIAS

    ResponderExcluir
  6. A viagem foi maravilhosa....ate aprendi alguma coisa kkk.

    espero que no ano que vem outras viagens sejão feitas entre as turmas!

    jaine gonçalves

    ResponderExcluir
  7. NÃO SEI COMO FOI ESTA VIAGEM DEVE TERCIDO MUITO LEGAL COMO FALARAN...

    JOSÉ VILSON KNIES

    ResponderExcluir
  8. Adoorei a viagem, foi muito interessante, pois aprendemos um pouco mais sobre a historia das pessoas que moravam aqui em SC, e tbm' conhecemos lugares novos.... Fooi muuuuito divertido, epero que tenham proximas viagens...
    Amanda Kraus (:

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. A Viagem Foi Muito Massa, Muitos lugares bonitos que conhecemos, e também aprendendo a história de nosso estado de uma forma diferente saindo dos livros. Todos que foram gostaram! Valeeu...Ano que vem é nós 3 ano Noturno!

    Thiago Adolfo Scheidt- 2°ano

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI UITO DE TER FEITO ESSA VIAGEM TENHO CERTEZA QUE EU E TODOS QUE FORAM APRENDERAM MUITAS COISAS.VIAGENS ASSIM DEVERIAM SER FEITAS COM MAIS FREQUENCIA, POIS DESSE JEITO OS ALUNOS SE ENTERSSAM MAIS PELO ESTUDO.

    ADRIELI HEIDERSCHEIDT

    ResponderExcluir
  12. gostei muito da viagem,e tambem penso quem foi gostou por que foi muito divertida e espero que poderia fazer mais viagem com frequencia, e aprendi um monte de coisa que eu nao sabia soube cruz de souza, e com essa viagem os alunos se enteressavam e se dedicavam mais aos estudos.
    Andréia Sperber

    ResponderExcluir
  13. a viage deve ter sido muito legal pelo o que eles me contarem

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da viagem, a viagem foi um sosseço, aprendemos muitas coisas, conhecemos o palacio Cruz e souza e as ilhas de inhatomirim e as gatinhaas da tarde foram junto!

    ResponderExcluir
  15. A Viagem Foi Muito Legal, Conhecemos muitos lugares bonitos, e também apremos a história de nosso estado de uma maneira mais prazerosa. Garanto que todos que foram gostaram! Valeeu Galeera, Ano que vem é nóis 3 ano Noturno!

    ResponderExcluir
  16. A viagem foi muito, aprendi um monte de coisas lá no palacio e o passeio de barco foi mas do que legal. Excelente ideia da dos professora Fabrícia e do professorJoão Olivio e do 2 ano Notuno!

    ResponderExcluir
  17. Foi muito legal a viagem, nos divertimos muito,e tambem aprendemos sobre a historia das ilhas e do escritor cruz e souza

    Bruna Maria da Cunha

    ResponderExcluir
  18. muito bom!a gente aprende e se diverte ao mesmo tempo,foi inesquecivel,lugares maravilhosos.

    ResponderExcluir
  19. A viagem foi muito legal, adorei muito se tivesse mais eu ia é muito incrível.Me divertir muito, aprendi muita coisa.Conheci muitos lugares.Aprendi muito sobre o Cruz De Souza.Muitoooooooooo massa.
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    Aluno;Douglas Motta

    ResponderExcluir
  21. os alunos prescisam sair mais da escola a gente arende bem mais sentindo a verdadeira história.....ñ prescisa além do que uma viagem dessas ela resume quase um livro que ficamos quase o ano inteiro....foi uma viagem incrível e inesquecível.....aprendi muita coisa além de conhecer muitos lugares....Cruz de Souza é maravilhoso pois no livro ñ fala nem a metade do que vi com os verdadeiros olhoss..valeu a pena cada minuto que passemos.além de que cansa muito mas vale a pena.
    só não vai quem ñ quer viver inteiramente cada canto que está quase alí e não percebemos...nosso estado tem muitas maravilhas não vale apena ficar só ouvindo notícias de asalto roubo drogas vamos ver o que é prescioso quem trabalho de verdade pelo nosso estado..

    lucia

    ResponderExcluir
  22. deve ter sido muito boa eu não pude ir

    Savio Scheidt

    ResponderExcluir
  23. Show né mano, a melhor viagem que participei, com meus "irmãos" conheci muitas coisas e lugares incríveis que nunca esquecerei. O Pálacio Cruz e Souza me incinou muito. Adorei !!

    ResponderExcluir
  24. Essa viagem vai ficar na memoria de muitos pois foi muito boa, todo mundo adorou os lugares as paisagens, foi muito engraçado as rizadas que demos juntos.


    Juciara Ingintruin

    ResponderExcluir
  25. Como diz a Teacher Fabricia: "estamos prescisando sair mais da escola faser aulas mais dinamicas"! realmente foi maravilhosa a viagem, conhecemos muito mais sobre a vida e obra de Cruz e Sousa um grade escritor que enfrentou muitos preconceitos durante a sua vida, porém morreu ainda jovam vitima da tuberculose.
    Durante o dia ainda fomos até a ilha de Anhatomirim, onde muitas pessoas se refugiavam lá nas fortalezas!

    Foi uma ótima idéia ter feito uma aula mais dinamica!!!!! :D

    Taíze Kruschinski

    ResponderExcluir