segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ENQUETE: VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL?


(carlosescossia.com)

O artigo 228 da Constituição do Brasil define a maioridade penal aos 18 anos. A partir dessa idade, perante a lei, um jovem passa a responder inteiramente por seus atos, como cidadão adulto. Um menor é julgado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enquanto um adulto responde na justiça de acordo com o Código Penal. Segundo a Constituição um menor infrator não pode ficar mais de três anos internado em instituição de reeducação, como a "Febem".
De 12 a 17 anos, um jovem infrator será levado a julgamento numa Vara da Infância e da Juventude e poderá receber punições como advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade ou internação em estabelecimento educacional. Não poderá ser encaminhado ao sistema penitenciário.

Poste o seu comentário expondo a sua opinião sobre o assunto. A redução da maioridade penal resolveria alguma coisa?



45 comentários:

  1. Em minha pesquisa, entrevistei duas pessoas, e as duas disseram que são a favor da redução da maioridade penal. Eu também acho que deve ser reduzido a maioridade penal, pois hoje a maioria dos casos de assaltos e homicidios são causados por menores de idade. Então, se eles tem idade pra matar, porque não podem ter idade pra ir pra cadeia????

    Geovanne Gilberto Marian 2º ano Noturno

    ResponderExcluir
  2. 80.4% dos entrevistados foram a favor a redução da maioridade penal para 16 anos e 19.6% foram contra. Eu sou a favor, pois se uma pessoa com 16 anos pode votar, pode "encher a cara" em uma festa, deve pagar pelos seuas atos! Os jovens de hoje devem ser mais responsáveis pelos seus atos e devem pagar sim por seus erros para com eles aprender e não mais cometelos. Assim os adolescentes do nosso Brasil vão pensar antes de roubar, matar, etc. e assim serem mais responsáveis . Aluno: Bruno Alexandro Scheidt 2 Ano II .

    ResponderExcluir
  3. 80.4 % das pessoas são a favor e 19.6 % sao contra ou seja a maioria dos entrevistados são a favor da maioridade penal. A redução da maioridade penal, que nada mais é do que reduzir de 18 para 16 anos a idade para imputabilidade penal, ou seja, ao atingir essa idade mínima, o indivíduo que cometer um ilícito penal será responsabilizado pelo código penal e processo penal.com 16 anos os jovens ainda não estao preparados para receber punição assim cruel.]Não estou defendendo a inocência desses jovens; aliás, eu também fico profundamente revoltado com tudo o que escuto. No fundo, a vontade que dá é que eles sejam punidos de um modo bem cruel para pagar o que fizeram.

    ResponderExcluir
  4. 80.4% são a favor e 19.6% são contra, ou seja a maioria das pessoas são a favor da redução da maioridade penal e poucas pessoas são contra,isso fala que as pessoas querem que os jovens de 16 e 17 anos que cometam crimes e usam drogas fossem presos naum leva eles no julgamento de infância, por que sendo presos eles aprenderiam mas cedo a a não cometer crime e usar drogas!

    Aluno= Ian David Martins 2 ano noturno!"

    ResponderExcluir
  5. 80.4% das pessoas que foram entrevistadas são a favor a redução da maioridade penal.E 19.6% são contra.
    Na minha opinião a redução da maioridade penal deve haver sim,pois,o que se faz se paga,e se isso não acontecer a criminalidade ira aumentar cada vez mais.

    Bruna Maria da Cunha

    ResponderExcluir
  6. 80.4 % das pessoas são a favor e 19.6 % sao contra ou seja a maioria dos entrevistados são a favor da maioridade penal. A redução da maioridade penal, que nada mais é do que reduzir de 18 para 16 anos a idade para imputabilidade penal, ou seja, ao atingir essa idade mínima, o indivíduo que cometer um ilícito penal será responsabilizado pelo código penal e processo penal.com 16 anos os jovens ainda não estao preparados para receber punição assim cruel.]Não estou defendendo a inocência desses jovens; aliás, eu também fico profundamente revoltado com tudo o que escuto. No fundo, a vontade que dá é que eles sejam punidos de um modo bem cruel para pagar o que fizeram. Felipe Avelino Scheidt, Savio Leonardo Scheidt.

    ResponderExcluir
  7. Entrevistei 2 pessoas, e as duas concordaram com a questão da redução damaioridade penal. Eu concordo porque a maioria dos assaltos são os menores que causam. e ppor isso eu acho que eles tambem podem ser presos na cadeia. Em geral na classe, 80.4% são a favor da redução, já 19.6% saõ contra a redução o uqe é uma diferença muito grande.

    Ricardo Garcia, mais conhecido como MUQUIFA.

    ResponderExcluir
  8. Como vimos a mairia das pessoas são a favor da maioridade penal80%, e contra são 0,19% no total de 46 pessoas.
    E isso deve ser comprido pois se existise isso antes o mundo seria bem diferente e não estaria como esta hoje com muitas pessoas morrendo por causa de erros de pessoas que não se interesam com a vida e pensam que tudo é diversão e não pensam nos riscos que estão correndo,e que colocam as outras pessoas também.

    JUCIARA INGINTRUIN

    ResponderExcluir
  9. Foram 46 pessoas entrevistadas pelos alunos do segundo ano noturno, 80.4% foram a favor e apenas 19.6% contra, ou seja, a maioria é a favor. Essas pessoas estão sen a favor de algo que é o mais certo a fazer, se um jovem com 16 ou 17 anos pode votar, ir em uma festa e beber, por que não pode responder pelos seus atos?, com 16 anos certamente todos ja sabem o que fazem e o que seus atos vão fazer acontecer.

    ResponderExcluir
  10. Nos alunos do 2º ano Noturno fizemos uma pesquisa sobre esse assunto, e obtemos o seguindo resultado: 80,4% das pessoas concordam e 19,6% são contra.Então uma criança,um adolescente que tem coragem de matar,de roubar ou de fazer outras coisas erradas, ele pode ser presso siim. Se ele consegue fazer essas coisa, ele vai resistir a cadeia. Mais eu acho q nas cadeias deveria de ter uns trabalhos culturais, uma forma diferente de prender essas crianças, mostrando-os que existe coisa melhor que ficar pelas ruas fazendo coisas erradas.
    Amanda Kraus

    ResponderExcluir
  11. Com 16 anos já se pode dirigir e votar, por que não responder a crimes também?A maioridade deve ser reduzida, pois é uma forma de diminuir a violência ou pelo menos tentar ... o que não se pode admitir são ações que favoreçam a criminalidade ... entre elas os benefícios legais aproveitados pelos criminosos ... principalmente oriundos de monstruosidades .. os criminosos não ajudam a nada e sim destrói o nosso país que nos tem maravilhas para admirar
    Hoje não podemos mais sair sossegado com a família. E o pior é que na maioria dos crimes, ou quase todos, sempre tem menores envolvidos. Já que eles sabem fazer o mal, devem saber também se responsabilizar, e saber que deve pagar por ele. Não existe a igualdade no voto para eleição? Tem também que haver igualdade para se pagar por um crime.
    Sou plenamente a favor da redução da pena para 16 anos...
    lucia do 2 ano

    ResponderExcluir
  12. Dos entrevistados 80.4 % são a favor da reduçao da maioridade penal e 19.6 % são contra, ou seja a maioria dos entrevistados são a favor da redução da maioridade penal. Mas eu sou contra, porque o problema da criminalidade no Brasil está relacionado à má condução das políticas. Pois Não adianta diminuir a maioridade penal, se o governo não investir em educação, saúde, emprego, dentre outros. O sistema penitenciário brasileiro além de não permitir que o detento passe por uma reabilitação e preparo para seu "retorno" à vida em sociedade, não oferece vagas suficientes. Assim, diminuir a maioridade penal apenas contribuiria para "inchar" ainda mais os presídios e preparar os jovens infratores para o mundo do crime.

    Guilherme Roberto Gonçalves

    ResponderExcluir
  13. Sobre entrevistas que eu fiz, a maioria das pessoas são a favor a redução da maioridade penal.com 46 pessoas entrevistadas 37 pessoas são a favor,e somente 09 são contra.
    ENTÃO MAIS DE 80% SÃO A FAVOR.
    AS PESSOAS ESTÃO VENDO QUE O NOSSO BRASIL ESTA CADA VEZ MAIS TENDO ASSALTOS.


    MAURÍCIO MOTTA

    ResponderExcluir
  14. JEAN,80.4% DAS PESSOAS ENTREVISTADAS SÃO A FAVOR A MAIORIDADE PENAL,MUITOS FALARAM QUE TEM BASTANTE ADOLECENTES DE MENOR BEBENDO E DIRIGINDO E MATANDO PESSOAS POR AI, E SÓ NÃO VÃO PRESO POR QUE SÃO DE MENORES E QUE SÃO INOCENTES,E QUE TEM QUE SER PRESO COM 15 ANOS, SE PRATICAR ALGUM TIPO DE CRIME.

    ResponderExcluir
  15. Nos alunos do 2 ano pesquisamos sobre quem é a favor e quem é contra a maioridade penal e a maioria responderam que são a favor.E muitos falaram que a maioridade penal devia existir porque tem muitos adolescentes bebendo,usando dogra,robandoe até matando por ai a fora.Isso é quando um adolescente não tem nada pra fazer.E eles não vão preso porque eles sao de menor e que são inocentes.Mas se os adolescentes que cometese algum crime desse a partir dos 14 anos deveriam ser presos. ANA PAULA LINHARES.

    ResponderExcluir
  16. se 80,4% são a favor depois de uma pesquisa se sala de aula do segundo ano porque não apoiar a maioridade penal...
    lucia

    ResponderExcluir
  17. Bom eu pesqisei duas pessoas sobre a enquete e as duas pessoas responderam que são a favor.Pois quem comete algum crime merece ser punido não importa quem seja.Seja ela maior de idade ou não,quem comete o crime que for tem que ser preso e não estar solto pela rua cometendo mais crimes deixando ainda mais com medo a população,que não não aguenta mais violencia.
    A nossa turma entrevistou varias pessoas onde 80.4% são a favor e 19% são contra.
    Aluno;Douglas Motta

    ResponderExcluir
  18. Dos Intrevistados pela sala 80.4 % são a favor da redução da maioridade penal e 19.4 % são contra a redução.O problema é da sociedade que deve se mobilizar e exigir que o governo invista maciçamente em educação, em todo Brasil, e esse investimento não é só na abertura de novas escolas, salário digno e treinamento constante dos professores é fundamental. As cadeias não podem ser depósitos de presos, nelas deve haver trabalho para os detentos e condições dignas para que eles cumpram as penas.e saiam delas reabilitados. A Justiça deve ser rápida e não pode haver impunidade de jeito nenhum.

    Aluno : Thiago Adolfo Scheidt

    ResponderExcluir
  19. 80.4 % das pessoas são a favor e 19.6 % sao contra ou seja a maioria dos entrevistados são a favor da maioridade penal. A redução da maioridade penal, que nada mais é do que reduzir de 18 para 16 anos a idade para imputabilidade penal, ou seja, ao atingir essa idade mínima, o indivíduo que cometer um ilícito penal será responsabilizado pelo código penal e processo penal.com 16 anos os jovens ainda não estao preparados para receber punição assim cruel.]Não estou defendendo a inocência desses jovens; aliás, eu também fico profundamente revoltado com tudo o que escuto. No fundo, a vontade que dá é que eles sejam punidos de um modo bem cruel para pagar o que fizeram. Felipe Avelino Scheidt, Savio Leonardo Scheidt.

    ResponderExcluir
  20. numa pesquisa feita sobre a reducão da maior idade penal.84.4%foram a favor e 19% foram comtra.na minha opiniaõ eu sou a favor pois se um adolescente com 16 anos sabe beber ir a uma festa brigar etc.deve tanbém pagar pelos seus atos pois sabe muito bem o que esta fazendo é errado e sabe sobre as leis que estão em nosso pais.
    andreza aparecida sens.

    ResponderExcluir
  21. Nossa sala fez uma enquete sobre o assunto, maioridade penal,se é a favor ou contra na pesquisa mostrou que 80;4% é a favor e 19% é contra.
    Na minha opinião sou a favor, pois se tivesse essa lei existiria menas violência e ladroagem com os jovens de hoje.Porque se os menores comentem algum crime não são punidos,e não são eles que sofrem,mais sim os pais.Por isso que acho que deveria ter a maioridade penal.
    Geise Hugen

    ResponderExcluir
  22. Em minha pesquisa pesquisei 2 cidadaos onde todos foram a favor a reduçao da maioridade penal,pois se sao capazes de matar,asaltaretc.poe que nao podem responder pelo seus atos.A nosa turma revelou que 46 do total dos entrevistados 80% foram a favor e o restante 20% foram contra, tambem sou a favor pois se trabalhar com menor idade nao pode e por que nao fazer a reduçao da maioridade penal asim diminui o tempo da bandidagem
    Adelir da silva (kapeta)

    ResponderExcluir
  23. Dos Intrevistados pela sala 80.4 % são a favor da redução da maioridade penal e 19.4 % são contra a redução.O problema é da sociedade que deve se mobilizar e exigir que o governo invista maciçamente em educação, em todo Brasil, e esse investimento não é só na abertura de novas escolas, salário digno e treinamento constante dos professores é fundamental. As cadeias não podem ser depósitos de presos, nelas deve haver trabalho para os detentos e condições dignas para que eles cumpram as penas.e saiam delas reabilitados. A Justiça deve ser rápida e não pode haver impunidade de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  24. Em uma pesquisa realizada pelos alunos do 2º ano,com assunto refererente a redução da Maioridade Penal obtivemos os seguintes resultados: 80,4% dos entrevistados foram a favor da redução e 19,6% foram contra, como apresenta a maioria sou a fovor da redução da Maioridade. Hoje a maioria dos "criminosos" hoje são os adolecentes menores de idade,que podem assasinar, cometer roubos, que não são punidos, a volência esta incontrolavel, então se menores de idade podem votar ter a oportunidade de escolha, devem pagar pelos seus atos também.Esta seria uma maneira de reduzir a criminalidade e a violência que abrange todas as regiões.

    Aluna: Taíze Kruschinski

    ResponderExcluir
  25. Das pessoas entrevistadas pela turma, 80,4% são a favor da redução da maioridade penal, e 19,6% são contra. Penso que, se um adolescente tem coragem e é capaz de cometer um delito grave deve ser punido por isso. Os adolescentes dizem que podem matar, roubar e o que mais pretenderem, que nada irá acontecer. Se houvesse uma punição adequada, diminuiria essas "trakinagens"....
    Jaiana Koenig

    ResponderExcluir
  26. Eu sou a favor a da redução da maioridade penal, pois hoje muitos jovens agem sem pensar nas consequencias , e depois acabam não se responsabilizando pelos seus atos. Então se reduzir a maioridade penal os jovens vão pensar um pouco mais antes de agir pois conserteza terão que se responsabilizar pelos seus atos.
    Ana claudia de oliveira.

    ResponderExcluir
  27. sim porque os adolescentes menores de 18 anos podem vota acima de 16 anos pode ir pra festa enche a cara,rouba e entre outro pode ir para cadeia. E com isso eles aprende ser uma pessoa melho na vida e não vão mais pensa em rouba ou mata.
    Andréia Sperber

    ResponderExcluir
  28. eu sou a favor com a maioridade penal. Não teria tanta violencia ,e os jovens se responsabilizariam mais pelos seus atos ,pois conserteza sofreriam as consequencias.
    cristiane fabiana kreusch

    ResponderExcluir
  29. em minha pesquisa entrevistei 2 pessoas sendo que elas são a favor a redução da maioridade penal.Eu tambem sou a favor, porque se um adolescente tem coragem de cometer um crime deve ter a capacidade de responder por seus atos. Isso faria os jovens penssarem antes de agir, e terem conciência de que cada ato gera uma consequencia.
    Rozileni Alexandre.

    ResponderExcluir
  30. nao adianta criar lei e nao cumprir...o que vai adiantar a diminuiçao se ainda terao outros cometendo crimes.pra mim nao importa a idade se fez errado tem que pagar.e se a fiança resolvesse o crime, nao precisaria de lei.pois é isso que acontesse...e se pode ter carteira assinada,e votar com 16 anos ,por que nao pode pagar pelo errado?falta mais rigor nas leis,ficar dando colher de cha nao vai adiantar nada...

    ResponderExcluir
  31. APENAS SERVIÇOS COMUNITÁRIOS PARA UM JOVEM OU ADOLECENTE QUE ROUBA E ATÉ MATA? ACHO QUE NÃO ESTE JOVEM DEVERIA SIM RESPONDER POR UM PROCESSO E PODERIA SIM IR PARA A PRISÃO ESPECIFICA PARA JOVEMS E ADOLECENTES E FICAR POR UM TEMPO DETERMINADO. TALVEZ ASSIM APRENDAM O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA.
    AUTOR: JOSÉ VILSON KNIES

    ResponderExcluir
  32. Eu sou a favor da reduçao da maioridade penal,porque hoje em dia na sociedade sao os jovens menores de 18 anos que mais causam omicidios, eles devem ir presos para pagar pelo ato que cometeram.S e tiver o castigo certo para todos os bandidos iremos acabar com essa violencia que afeta nossa sociedade...
    IVONETE DE FRAYN

    ResponderExcluir
  33. nao adianta criar lei e nao cumprir...o que vai adiantar a diminuiçao se ainda terao outros cometendo crimes.pra mim nao importa a idade se fez errado tem que pagar.e se a fiança resolvesse o crime, nao precisaria de lei.pois é isso que acontesse...e se pode ter carteira assinada,e votar com 16 anos ,por que nao pode pagar pelo errado?falta mais rigor nas leis,ficar dando colher de cha nao vai adiantar nada...
    Dayane Farias

    ResponderExcluir
  34. Das três pessoas que eu entrevistei todas são a favor da maioridade penal, pois hoje muitos adolescentes fazem coisas erradas por que sabem que não serão punidos, passam três anos no Estatuto da Criança e do Adolescente e olhe lá ainda né, porque tem alguns que nem punidos não são. Eu também sou a favor pois quando é pra fazer coisas erradas eles já tem idade e na hora de arcar com a responsábilidade de assumir seus erros eles não tem, ai vem a disculpa que são de menor e que não podem pagar como qualquer outro criminoso. Se eles fossem punidos como merecem quem sabe acaba essa "idiotice"de ficar passando a mão na cabeça de adolescentes e até crianças por que são de menor, quem sabe então acaba um pouco com a violencia que nosso país esta enfrentando.

    Adriéli Heiderscheidt

    ResponderExcluir
  35. No Brasil a criminalidade esta cada vez mais aumentando, principalmente entre os menores.
    mas será que é certo disser que alguém não pode ser preso por causa de sua idade?
    não somos seres racionais, que pensamos antes de fazer algo?
    então porque nao podemos pagar pelos nossos atos?
    acho que se podemos roubar um carro, podemos tambem ir para a cadeia e pagar pelo crime, entao deveria sim ser reduzido a maioridade penal. na hora de fazer algo ninguém pessa nas concequencias e se desde já pagassemos pelos nossos atos pode ser que muitos aprenderiam que o mundo do crime nao leva a lugar nenhum.
    mas há otra coisa errada no nosso sistema judiciario, pois muitos fazem as coisas erradas e depois apenas com uma fiança, já consegue sair da cadeia.
    isso diminui ainda mais as pessoas e aumenta ainda mais a desigualdade social.
    acho que alem da redução da maioridade penal deveria melhorar todo o sistema judiciario.
    mas com essa mudança muito pode melhorar na sociedade educando desde cedo os nossos jovem e podendo dizer que eles são o futuro do nosso país.
    autora: Taiz Carmisini

    ResponderExcluir
  36. AS PESSOAS QUE ENTREVISTEI SÃO A FAVOR DA REDUÇÕA DA MAIORIDADE PENAL E EU NÃO PENSO DIFERENTE POIS O JOVEM QUE JÁ É MAIOR DE IDADE DEVE SE RESPONSABILIZAR PELOS SEUS ATOS E CONSEQUÊNCIAS...



    MORGANA CONACO

    ResponderExcluir
  37. Eu sou a favor da redução da maioridade penal, pois se um jovem tem a responsabilidade para sair com os amigos, porque ele não pode ser responsável o suficiente para assumir seus erros. Talvés isso acaba incentivando ainda mais aos erros, pois os jovens saberam que nada irá acontecer com eles...
    Sou a favor, se é capaz de cometer algo errado, tem sim que pagar...

    Jéssica Leal

    ResponderExcluir
  38. Eu sou a favor da redução da maioridade penal,pois se um jovem fez algo de errado ele sabe que não vai ser preso e continua fazendo, muitos jovens acham que tem responsabilidade, mas na hora de assimir seus erros onde esta aquela responsabilidade que eles tanto dizem. Quando fazem algo de errado eles sabem que não iram ser punidos.

    aluna:josimara da cunha

    ResponderExcluir
  39. Eu não sou contra nem a favor pelo simples motivo de que, as prisões de hoje não preparam os presos para viver em liberdade, para que esses presos convivam de maneira civilizada com outras pessoas, muitas vezes alguns presos saem piores do que entraram, as prisões de hoje estão servindo de escola, pois alguns presos que estão na cadeia porque roubou um pão ou dinhiero, sai da cadeia sabendo ate matar. Os menores infratores são levados para instituições para que sejam reeducados, mais isso também não esta obtendo muitos resultados, porque atualmente estão utilizando drogas cada vez mais cedo e quando isso acontece se tornam viciados e ai fica cada vez mais difícil de serem reeducados. Se as prisões reeducasse os presos para viverem em sociedade, valeria a pena diminuir a maioridade penal, porque um jovem de 15, 16 e 17 anos já sabe o que é certo ou errado e já pode responder por si mesmo pois sabe o que ta fazendo.

    ResponderExcluir