O governo catarinense implantou a defensoria pública, que é um órgão jurídico que está a serviço da população gratuitamente e é implantado para pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado.
A iniciativa de criar o órgão foi baseada na própria constituição. Segundo as leis, todo cidadão deve ter acesso ao judiciário. Então aos que tem renda de até três salários mínimos, é garantido o atendimento público e gratuito.
Para Durkheim o Estado atende interesses coletivos da população, e está sempre à serviço dela. Ele acredita na coesão social, ou seja, o povo e o Estado andam juntos, têm laços de união e o mais importante, precisam um do outro. É isso que se observa na reportagem, o Estado nesse caso está trabalhando para ajudar a população.
Em outras palavras Durkheim diz que o grupo de funcionários representantes no Estado são os representantes da população, como na defensoria pública, onde o Estado está representado a população e reforçando um direito que já é dela. Durkheim também acreditava que o Estado e o governo devem manter relações com a população, como o diálogo. O Estado deve divulgar seu trabalho, como por meio de jornais e da televisão, para que a população tome conhecimento do que acontece entre o governo e possa também participar dos debates. A reportagem sobre a defensoria já é um exemplo da divulgação de um órgão promovido pelo Estado, exatamente como Émile Durkheim pensava.
Para o filósofo e sociólogo o Estado deve estar acima de qualquer organização comunitária e é fundamental na sociedade que fica cada vez maior e mais complexa.
As ideias de Durkheim sobre o Estado, foram associados à época que ele viveu, por volta do século XIX, mas hoje ainda podem ser comparadas ou servirem de base para muitas decisões do governo. Até mesmo alguns programas a favor da população são exemplos das ideias do filósofo, como também a defensoria pública, que muito se assemelha ao seu pensamento.
Por Jéssica da Silva Kreusch
a defensoria publica é um orgão muito importante pois existem pessoas inocentes que são presas pois não tem dinheiro para contratar um advogado, e assim a defensoria publica da a eles o direito de se defender.
ResponderExcluirJORDANO-07
2°2
É que a defensoria publica defende nossos direitos e Durkhein acha isso muito importante pois o povo e o governo precisam um do outro.
ResponderExcluirMAIKELLI SEIDLER 2 ANO 2
A defensoria publica defende o direito das pessoas que mas nessecitam,e para Durkhein o estado depende da população e a população nessecita do estado.E isso é bom por que dai toda a população tem direitos iguais.
ExcluirPor:Maria Madalena
a defensória publica é um órgão que ajuda pessoas sem condições financeiras para pagar um advogado ela foi uma boa solução pra quem precisava assim fazendo com que as pessoas tenha direitos iguais na sociedade e não tendo mais injustiças.Durkhein acredita que a população e o governo tenha uma boa relação porque um precisa do outro para crescer bem juntos.
Excluiraluna;Daiana leal 2 ano 1.
É um órgão jurídico que está a serviço da população gratuitamente e é implantado para pessoas que não podem pagar. Durkheim acredita na coesão social nesse caso está trabalhando para ajudar a população,a defensoria pública, que muito se assemelha ao seu pensamento.
ResponderExcluiraluna:Renata Pinheiro
Muito bom a ideia de ajudar a nossa sociedade na questão juridica pois a maioria não tem contiçoẽs para se devender judicialmente em seus problemas então porisso que associando as ideias de Durkheim a nossa talvez podera dar certo.
ResponderExcluirJamile kruschinscki
Essa ideia e outras que são importantes para as pessoas, para a convivência as necessidades delas, devem ser atendidas pelos governantes ou representantes que devem achar um meio de ajudar essas pessoas que precisam de ajuda, muitas vezes essas pessoas não tem condições de se defender ou de resolver seus problemas. Prova de necessidade que as pessoas tem de ter direitos de se defender já vem sendo observada a tempo, como Émile e outras que buscam um meio de se comunicar com os superiores representantes maiores dos nossos objetivos, deve ter uma relação bem estabelecida entre a população e o governo e devemos cada vez mais saber dos nossos direitos, e nossos deveres e saber valorizar o que está a nosso dispor, e devera ser assim daqui a alguns anos melhor, gostei dessas ideias que foram e continuam sendo praticadas!
ResponderExcluirAluna:Kétlin Luzia de Jesus Elias. 2 II
É um órgão jurídico que está a serviço da população gratuitamente e é implantado para pessoas que não podem pagar. Durkheim acredita na coesão social nesse caso está trabalhando para ajudar a população,a defensoria pública, que muito se assemelha ao seu pensamento.
ResponderExcluirTodas idéias sao boas e O BRASIL deveria tomar uma delas de exemplo e por esta mesma em pratica...
Everton Becker
esse orgao e implantado en uma cidade para os mais nessecitados os que nao tem como pagar,a defenssoria se assemelha com o pensamento pois as pessoas dao a sua opniao e a defensoria faz oque pode
ResponderExcluirlucas bauer marian
A defensoria nos da o direito de todos nós se defendermos mesmo cometendo um grande erro,isso porque se você e inocente você pode se defender.
ResponderExcluirJuliano Marian
É um órgão jurídico que serve a população e ás pessoas que não tem condições de pagar. Isso dá o direito pras pessoas se defender, quando são inocentes é claro.
ResponderExcluirScheila Karina 2º ano II
Todos merecem o direito de ter como se defender. Culpados, Inocentes, precisam de uma defensoria. O o papel governo é ajudar a população, e assim dão para as pessoas que não tem condições de pagar,os mesmos direitos de alguém que tem condição de pagar. Se não houvesse essa defensoria, os bem sucedidos estariam soltos e os "mal sucedidos" estariam presos por causa das condições financeiras.
ResponderExcluirAmábili 2º II
Isso é muito bom pra todas as pessoas, porque nem todas tem condições. E esse orgão jurídico as pessoas tem muito mais condições de lagamento.
ResponderExcluirMariane Kulkamp 2º II
É um jeito de ajudar as populações mais pobres,se as pessoas são acusadas de praticar algo muitas vezes sendo inocente porque elas não tem o direito de ter ajuda jurídica,com certeza vai ajudar muitas pessoas de uma sociedade
ResponderExcluirTainara 2º ano I
A defensoria publica e muito bom,porque tem pessoas que nao tem como pagar pelo que fez.E isso faz com que as pessoas consigam pagar.
ResponderExcluirNome;CAMILA BAUER
Penso que esse órgão está ajudando muito a população e talvez diminua com a ideia de que os mais ricos são melhores. A defensoria pública é um órgão excelente para as pessoas de baixa renda. Isso prova o que Durkheim dizia, que o estado está a serviço da população, seja ela de alta ou baixa renda.
ResponderExcluirBy: Jéssica
O povo e o Governo tem que trabalhar unidos,Durkhein acha isso muito importante pois o povo e o governo precisam um do outro.
ResponderExcluirAluno:Rafael weber 2ºI
Diante de tantas opiniões uns criticam e outros defendem a criação desse órgão.A defensoria trabalha a serviço de pessoas que necessitam de defesa e não tem condições de bancar sua defesa.Em ótimas ocasiões assim se criar um órgão, sendo que todos precisam se defender e tem todo direito. Para que não aconteça injustiças a população.
ResponderExcluirDaniela Vermohlen 2 ano
Com certeza esse órgão é muito bom para a sociedade, pois como ja disse no texto, os pobres não tem condições algumas para pagar advogados ou algo assim. E alem de tudo, os ricos vão começando a perceber que eles não são tudo para uma sociedade, nada a mais numa população, ai entra a igualdade.
ResponderExcluirLarissa I. Scheidt
deveria ter tudo a ver por que como o próprio nome diz " defensoria publica"ou seja defender o publico,o povo em tudo que ele precisa e como Durkhein apoiava e achava muito importante
ResponderExcluirmileide
Defenssoria publica o nome já diz orgão onde o seu trabalho é defender as pessoas e o Durkhein dizia que os dois andão juntos!
ResponderExcluirOnde um ajuda o outro sendo pobre ou rico tendo seus direitos.E isso ajuda para um estado/pais ir pra frente.
by:Vitoria C.Kammer
A ideia de ajudar a população entroca de serem queridos e elegidos pela população para representá-los é munto boa ideia eu aprovo e acho que se não ouve-se tanta coru picão!
ResponderExcluirALUNO:JAIR J J ALVES
2 ANO II