terça-feira, 12 de junho de 2012

A PARADA GAY E O FIM DO PRECONCEITO

10/06/2012
Para pedir o fim do preconceito e a criminalização da homofobia, 14 trios elétricos fecharam neste domingo a Avenida Paulista, na região central da capital. Participam da festa jovens, velhos, crianças, famílias, drag queens, fantasiados ou não, apoiando a causa da diversidade.

A 16ª edição Parada do Orgulho LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) vem com o lema 'Homofobia tem cura: educação e criminalização!'. A citação faz alusão ao Projeto de Lei 122, de 2006, que tipifica a homofobia como crime.

O manifesto da parada lembra ainda o caso do Projeto Escola Sem Homofobia, do governo federal, que foi duramente criticado por alguns setores da sociedade e acabou suspenso. 'O ambiente escolar deve ser um espaço inclusivo, de vanguarda, que quebre paradigmas e seja ponto de reflexão sobre novas concepções morais', ressalta o manifesto.

Indiferente à música alta, a modelista Rosângela Gamella observava a passagem dos trios sentada fora da multidão. Ela contou que nos últimos dias está emocionada lembrando de um amigo que foi morto a pedradas por 'dois homofóbicos', há dois anos.
Com uma expectativa de público de até 3 milhões de pessoas, 16ª Parada  do Orgulho LGBT lotou os hotéis das categorias econômica e supereconômica da região da Avenida Paulista.

Pesquisa feita pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da prefeitura, revela que 16,2% do público da Parada LGBT do ano passado não moravam na capital paulista, sendo que 11,3% eram da região metropolitana de São Paulo e 4,9% eram turistas vindos de cidades do interior, de outros estados e estrangeiros. O estudo apontou, ainda, que os visitantes permanecem, em média, 5,8 dias na cidade.

ESCREVA A SUA OPINIÃO SOBRE ESTAS MANIFESTAÇÕES. VOCÊ ACHA QUE O HOMOSEXUALISMO DEVE SER MAIS TRABALHADO NA ESCOLA?

41 comentários:

  1. acho q sim pois asim averia menos preconceito e talvez iria mudar o conhecimento das pessoas...
    Maria Helena 2 ano 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que o homessexualismo deveria ser trabalhado em sala de aula pois assim diminuiria o preconceito....dizem que o futuro do nosso pais somos nos entao trabalhando o homossexualismo em sala de aula nos faria conhecer melhor as pessoas de opçao sexual diferente......
      vivemos em um pais democratico onde todos tem direito entao é direito do gay ser feliz como nos....
      alexandre .s

      Excluir
  2. eu acho que a parada gay deve ser mais estudado em sala de aula porque assim as pessoas vão se imformando mais sobre o assunto e pode ser que acabe pelo menos um pouco com o preconceito existente no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rio +20 muto ipotate cadau deve cudado
      melo devemos





      alexandre de oliveira

      Excluir
    2. EU ACHO QUE OS PROFESSORES DEVEM ESTUDAR MAIS NA SALA DE AULA COM OS ALUNOS PORQUE PODE SER QUE TENHA MENOS PRECONCEITO.CAROLINE FERNANDA GONÇALVES 2 ANO 1

      Excluir
    3. deve-se falar mais sobre esse assunto na escola,porque só assim teremos menos preconceito. So o conhecimento faz com que as pessoas se concientizem de que todos tem liberdade
      e direito de suas escolhas.

      Excluir
    4. deve-se sim discutir mais na escola ai as pessoas se acostumam com os seres diferentes
      rodrigo fuck

      Excluir
    5. Eu sou a favor da parada GAY, pois isso é uma coisa normal no mundo de hoje. Isso deveria ser discutido mais nas salas de aulas pois muitos alunos(a)podem sim obeter a ser heterosexual.
      Aluna:Maiara Hoffmann Heinz
      Série:2 ano 1

      Excluir
  3. A parada gay deveria ser um tema esudado em sala de aula e com temas bem avansados,pois é uma das coisas que tem maior preconceito.Muitos tem vergonha de assumir que tem preconseito contra os gay

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo é igual. basta cada um aceitar como o outro é. Hoje em dia agente encontra muito o preconceito na nossa sociedade. Seria uma boa ideia se esse tema fosse trabalhado em sala de aula sim para que os alunos tivesem um melhor conhecimento sobre oque realmente é o homosexualismo.
    Renata Beppler 2° ano 1

    ResponderExcluir
  5. Eu acho certo de serem feitas estas manifestações pois cada deve defender a sua raça cor e opinião sexual, deveria ser mais trabalhado nas sala de aula para que os alunos não pensem que os GAYS são excluídos da sociedade mas sim para verem que é só uma questão de opinião própria e que deve ser aceita por nós, do mesmo jeito como a nossa opinião é aceita por eles.
    aluno: JEAN KNISS 2ªI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ACHO QUE SIM PORQUE SÓ ESTUDANDO SOBRE ISTO , VENDO OS PONTOS DE VISTA ,PODEREMOS TIRAR NOSSAS CONCLUSÕES.E POSSIVELMENTE ACABAR COM O PRECONCEITO.
      MAURICIO H.
      2ano1

      Excluir
  6. cada um deve e sou afavo da parada guei
    e sou afafo




    alexandre de oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que eles estão certos, pois vivemos em um país com direito de liberdade de expressão, pensamento, protestos e manifestações. Por isso eles devem aproveitar, e demonstrar sem vergonha quem eles são de verdade. Esse assunto deveria ser mais tratado na escola, pois assim, o homossexualismo se tornaria algo mis normal, mais comum, diminuindo o preconceito.
      Tainara 2º ano 2

      Excluir
    2. 1.Não
      2.Sim,pois nos traz maior conhecimento e aprendizagem.
      3.Sim,pois cada vez nos apresenta novos temas e novas noticias...
      4.Nao,pois so venho a sala de imformatica em aula...
      5.Talvez alguns videos e mais imagens sobre o assunto comentado entre outros...
      Inádri Hillesheim
      2ano2

      Excluir
  7. seria um ótimo tema á ser abordado em sala de aula pois a maioria dos casos de preconceito ocorre na escola e se os alunos tivesse mais imformação sobre o homosexualismo talvez poderia diminuir o preconceito.E todos temos o direito de ter nossas proprias escolhas do que queremos ser de verdade,mais todos que estão a nossa volta devem aceitar o nosso geito de ser.
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
  8. todos temos direito de ter nossas proprias escolhas mais todos que estão a nossa volta devem aceitar o gento de viver sem preconceito.e acho que esse seria um ótimo tema a ser debatido em sala de aula porque se os jovens tivesses mais conhecimento do que é de verdade o homosexualismo talvez diminuiria o preconceito.
    claudiana 2 noturno

    ResponderExcluir
  9. Sim eu acho que essas manifestações são validas porque cada um tem sua preferencia sexual e os outros não tem nada haver com as preferencias dos outros. E também deve ser falado sobre homossexualidade nas escolas porque assim as crianças cressem conscientizadas e sem medo de se "revelarem" e sem terem medos da opinião dos outros, e sem se importarem..

    Airton 2ºI

    ResponderExcluir
  10. Acho,muito bom fazer manifestação,para mostrar,direitos iguais independente do sexo atravez de relacionamentos do mesmo sexo (gays).
    Nós seres humanos devemos aceitar a opinião,dessas pessoas,pois agente,não saber quem serão os nossos filhos e ate nossos netos,pense antes de fazer alguna atitude que eses,gays não goste vc não sabera o futuro de sua vida!!!!!1
    Vão em frente(gays lesbicas),etc...Pois vc esta fazendo,o que vc seta achondo ,que e o melhor para vcs.FERNANDA REGINA BRUCH 2II

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que essas manifestaçoes sao muito importantes sim, pois mostram a diferença, e que mesmo que alguns não concordem com essa ideia devem respeita-la, pois vivemos em um mundo que cada um descide a sua vida, e com a opçao sexual não é diferente, cada um escolhe a sua e o resto da sociedade pode ate não entender ou concordar, mais sempre serao obrigados a respeitar. Eu acho que esse tema deve ser abordado na sala de aula sim, e isso é ate importante, pois assim os alunos aprenderam que ser diferente ou ter uma opçao sexual diferente é normal e levaram isso para suas vidas repassando essas ideias adiante, assim aos poucos teremos uma sociedade menos preconceituosa.
    Marina.

    ResponderExcluir
  12. A parada gay é uma manifestação para acabarmos com o preconceito e aceitarmos as pessoas do jeito que são, pois eles não tem culpa nenhuma de nascer assim, o mesmo seria com nós... se algum de nós nascece diferente das outras pessoas, principalmente se fosse nosso amigo não iríamos gostar que fosse chamados de gay, viado , entre muitas outras coisas ainda piores.Então quem tem o dever de mudar isso somos nós e para isso só precisamos considerar as outras pessoas iguais a nós, mesmo sendo diferentes.
    Alunas(o): Juliana, Claudia e Alexandre S
    Série: 2º ano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse asunto deve de ser estudado mais nas escolas, pois é muito importamte para os alunos verem por este lado, ficar por dentro desse assunto, isso poderia ajudar a diminuir o preconceito.

      Eliton Gabriel Hugen

      Excluir
    2. EU ACHO QUE ESTE ASSUNTO DEVE SER LEVADO EM FRENTE PORQUE É ALGO QUE PODERA MUDAR A NOSSA HISTÓRIA.CADA UM TEM SUA ESCOLHA E SUA OPINIAO E CADA UM DEVE RESPEITAR A OPINIAO DO OUTRO SEM OFENSAS.UMA IDEIA DE SE COMPREENDER ESTE ASSUNTO E ESTUDAR NAS ESCOLAS DAUANA.

      Excluir
  13. Eu acho que todas as pessoas deveriam ter vergonha na cara e aceitar todos com a sua opção sexual pios todos temos a nossa opção e somos livres para escolher mais infelismente a nossa sociedade atual não permite as pessoas não podem ser como realmente querem elas tem que seguir o que as pessoas julgam ser o certo caso contrario são discriminadas e nos piores casos ate mortas, por o simples fato de ser como a sociedade queria não ser o perfil que estamos acostumados a ver, mais uma sociedade totalmente sem preconceito ainda falta muito para termos, porem ela esta mudando graças a manisfestação como estas e quem sabe no futuro todos sejam livres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que esse assunto deve ser mais discutido em casa na escola e outros lugares, para que as pessoas saibam como agir com essa pessoas
      aluno:leonardo scherer

      Excluir
    2. eu acho que depende muito da pessoa porquausa dessa parada gei e isso tenque se descutir em casa com afamilia.

      Excluir
    3. Eu acho que a para gay ela deve ser descutida nas salas de aulas, pois mesmo que cada ser humano tem sua opçâo varias pessoas não aceitam.
      ALUNA;MAIARA KAMMER

      Excluir
  14. homosexualidade é sempre um assunto polemico, querendo ou não sempre tem alguem com algum tipo de preconceito, mas isso deve sem mais estudado na sala de aula pois faz com que os alunos se acostumem, o que faz disso algo normal, alias ninguem deveria achar anormal, pois cada um tem a sua opção sexual e ninguem te nada a ver com a vida de outra pessoa.

    Micheli Bourdot 2º2

    ResponderExcluir
  15. Penso que eles tem os mesmos direitos que nós, são pessoas normais apenas gostam de pessoas do mesmo sexo.Acho que a questão dos homosexuais deve sim ser mais trabalhado nas escolas, pois assim os alunos ja vão se acostumando com esse tipo de coisas que fazem parte da realidade e são normais. Mesmo tendo pessoas que não acham isso normal, com o esnsino nas escolas talvez diminuice a homofobia. Penso que todos somos iguais e temos os mesmos direitos.
    Aluna: Gisele Vermohlen 2º ano 2

    ResponderExcluir
  16. Achei a manifestação bem interessante, é uma boa forma de chamar a atenção da população.Acho que não tem nada haver ,pois não podemos julgar alguma pessoa pela sua cor ou opção sexual, cada um é cada um e não é porque uma pessoa é gay ou é travesti que ela é uma criminosa ou as outras pessoas tem direito de “dar uma surra” nela, ou matá-la como cita na reportagem.Acho que esse tema deveria sim ser mais trabalhado nas escolas, para que mostrássemos para as crianças e jovens que possuir uma opção sexual diferente não é um crime,não é motivo para matar essa pessoa, talvez assim elas se conscientizariam que preconceito não leva a nada, que estas são cidadãos como nós e merecem ser respeitadas.Acho que se esse assunto fosse mais trabalhado não só nas escolas mas também em jornais, revistas e na televisão conseguiríamos diminuir o preconceito em nosso país, possibilitando assim uma vida melhor para essas pessoas sem medo e vergonha de declarar sua opção sexual.
    ASS: Ivana Beppler 2ano I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que eles estão sertos pois eles tem o direito de espressão como os outros ,por um lado se esse assunto fose mais tratado nas escolas ,o preconceito não estaria tão avansado ,eu sou a favor deles fazerem protestos ,manifestações ,o povo é muito precomceituoso e se esse assunto fose mais comentado as passoas ja estarian mais ocostumados com ese estilo Iara guckert 2II.

      Excluir
    2. Pra min eu digo que eles estão totalmente certos pois eles estão se demonstrando realmente oque eles são sem ter vergonha de exibir, eu acho que ninguém deveria mostrar vergonha na hora de se apresentar o que você realmente é.Eu tambem acho que esse é um bom asunto para os alunos discutirem nais com seus professores dentro deuma sala se aula, pois é ali que iremos aprender mais sobre o asunto.
      Aluna.Valésia Linhares Michahki

      Excluir
    3. eu acho que eles estão sertos pois eles tem o direito de espressão como os outros ,por um lado se esse assunto fose mais tratado nas escolas ,o preconceito não estaria tão avansado ,eu sou a favor deles fazerem protestos ,manifestações ,o povo é muito precomceituoso e se esse assunto fose mais comentado as passoas ja estarian mais ocostumados com ese estilo Iara guckert 2II.

      Excluir
    4. POis eles estao certo pois tem o mesmo direito que nós . São pessoas nomais apenas de sexo oposto .A manifestação e interesante para mostra as pessoas que cada um escolhe sua vida sexual apesar de alguns serem egoista contra isto. Fazerem entenderem que cada um tem direito de ser livre para escolher. Se fose mais trabalhado o assunto talves nao teria tanto PRECONCEITO en nossa cidade, tendo uma vida melhor para os GAY sem medo e vergonha de declarar sua vida sexual.
      Aluna:ADAIANA APARECIDA SCHWIEBUSS

      Excluir
    5. Eu acho que todas as pessoas devem aceitar a opção sexual dos homosexuais, pois cada um tem a sua opção para ser feliz, mais infelismente nem todas as pessoas não aceitam essa opção sexual.Tem pessoas que além de não aceitar ainda atacam os homosexuais as vezes até matam, isso é um absurdo.
      Aluno:Robson Marian.2ano2.

      Excluir
  17. Todos nó somos iguais idependentemente, de cor raça, religião, classe social...Todos temos nossas proprias escolhas e opções, somos livres para pensar e ser o que quisermos, cada um tem suas escolhas, e eu acho que é muito importante tratar esse assunto em sala de aula, pois muitas pessoas ignoram fazem piadinhas, tem preconceito, enfim o que a gente não que para gente não devemos fazer para os outos...Cadaum tem sua opção é deve ser respeitada, e trabalhar nas escolas é uma forma de diminuir o preconceito, pois quando conhecemos e aceitamos passamos a respeitar!!!
    Fabiana Apª Martins
    2º ano II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com o texto,hoje em dia todos nos temos liberdade de expressão,de pensamento tanto nós como os homossexuais,eles tem liberdade para excolhrem e decidiram o que querem ser.Otema da homossexualidade deve ser trabalhado ja na escola assim as pessoas vão se acostumando com o pensamento de que isso existe e temos de um jeito ou de outro aceitar isto para mim e uma coisa normal eles são como nós Taismara Laurindo 2ano

      Excluir
  18. Eu acho que isso deve de ser estudado em sala de aula porque assim nos conhemos melhor como isso é,e podemos passar isso para outras pessoas que não concordam com isso,e talves assim pode diminuir preconceito contra a homosexualidade.
    Aluno:Carlos Pinheiro.

    ResponderExcluir
  19. A questão da homossexualidade esta cada vez mais presente em nosso dia a dia, e então por que não à trata-la como algo de nosso cotidiano? Esse assunto deve ser tratado em todos os locais mais principalmente em ambientes escolares pois ali esta localizado o futuro de um país, isso ajudara a minimizar pouco do preconceito que ainda existe em pleno século 21.

    Julio Scheidt

    ResponderExcluir
  20. eu acho que cada um tem o direito de escolher sua opsão sexual.
    aluno:edilson 2ºano1

    ResponderExcluir